Percorrer por data de Publicação, começado por "2023-05-22"
A mostrar 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de ordenação
- Bioética e medicina narrativa em contexto dos cuidados intensivos neonatais : o lugar das narrativas de pais e profissionais de saúdePublication . Carvalho, Carmen Dolores Moreira de; Magalhães, Susana; Silva, Lincoln Justo daAs últimas décadas ficaram marcadas por extraordinários progressos tecnológicos e terapêuticos, na área dos cuidados intensivos neonatais, que contribuíram para uma enorme diminuição da mortalidade e morbilidade. Estes avanços tiveram repercussão, não só na melhoria dos cuidados, como nas exigências em termos de decisões éticas. O envolvimento dos pais nas tomadas de decisão constitui uma prioridade, numa época também caracterizada por progressos significativos no diagnóstico e nas possibilidades terapêuticas de doenças raras e de grande complexidade. A medicina narrativa surgiu em resposta às dificuldades sentidas pelos profissionais de saúde face às questões éticas e de dificuldades na relação entre quem cuida e quem é cuidado. Dada a escassez de estudos específicos sobre a abordagem da medicina narrativa em Neonatologia propusemo-nos estudar o contributo das narrativas de pais e profissionais de saúde nesta especialidade, nomeadamente em duas dimensões essenciais: a comunicação e a tomada de decisão em cuidados intensivos neonatais. Fizemos um estudo de investigação qualitativo, uma investigação narrativa, a partir da perspetiva bioética aliada aos conceitos e ferramentas da medicina narrativa. Os conteúdos das narrativas dos pais mostram riqueza e diversidade em termos de sentimentos e emoções, evidenciando como esta dimensão subjetiva pode interferir com a comunicação e a tomada de decisão. As narrativas dos profissionais de saúde evidenciam questionamentos éticos de forma muito significativa. Das categorias emergentes do nosso estudo salientamos as metáforas, o sofrimento moral e a espiritualidade. Embora a representatividade deste estudo seja limitada, sublinhamos a necessidade de promover e desenvolver estratégias de melhoria da comunicação e tomada de decisão, formação e aprofundamento de conhecimentos nas áreas da bioética, ética médica e medicina narrativa. Para além disso, enfatizamos a importância da evidência baseada na prática e das narrativas neste campo dos cuidados de saúde. Mais estudos serão necessários.
- Prevenir a infeção em estruturas residenciais : intervenção de enfermagem de saúde públicaPublication . Santos, Sandra Simão dos; Garcia, Elisa Maria BernardoO envelhecimento demográfico é um fenómeno atual e, o crescente aumento do número de idosos conduz ao incremento da dependência de cuidados de saúde (Anderson & Durstine, 2019). A pessoa com dependência recorre a diversas respostas sociais, ocorrendo em muitas situações a sua institucionalização em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) (Instituto de Segurança Social, 2007). Estas instituições, são um local propício para a transmissão de Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde (IACS), as quais constituem um problema de saúde pública em crescimento (DGS, 2017). Este projeto de intervenção foi desenvolvido numa ERPI e a população alvo selecionada foram as Ajudantes de Ação Direta (AAD). Foi suportado pela metodologia do planeamento da saúde de Imperatori e Giraldes (1993) e pelo modelo de promoção de saúde de Nola Pender (2019). Para o diagnóstico de situação realizaram-se reuniões com peritos, pesquisou-se evidência científica atual e recorreu-se à utilização do questionário “Perceção e conhecimento dos profissionais de saúde sobre a higiene das mãos e suas implicações na IACS”, o qual permitiu recolher dados, sendo estes analisados e interpretados através da estatística descritiva. Os diagnósticos de enfermagem identificados direcionaram-se para o conhecimento e a perceção comprometida das AAD relativamente à prevenção e controlo das IACS, favorecendo o risco de infeção cruzada nas pessoas institucionalizadas. Os problemas foram priorizados de acordo com a grelha de análise, sendo estabelecidos objetivos, metas e indicadores de impacto e atividades. Definiu-se como objetivo geral “contribuir para a diminuição das IACS na ERPI X através da capacitação das AAD” quanto à prevenção das infeções, promovendo a saúde e prevenindo a doença e, a estratégia de intervenção foi principalmente, a educacional. As atividades planeadas foram executadas e os indicadores de atividade foram atingidos. Devido ao critério temporal, não foi possível avaliar os indicadores de resultado do projeto, propondo-se a avaliação posterior pela equipa de enfermagem da ERPI X, a qual permitirá avaliar o seu impacto, analisar modificações na intervenção assistencial das AAD e, observar a existência de alterações na incidência de diagnósticos de IACS na ERPI X, após um ano. Foram adquiridas e desenvolvidas as competências de mestre e especialista em enfermagem comunitária e de saúde pública.
- Desenvolvimento de competências especializadas na assistência à pessoa em situação críticaPublication . Mota, Sara Daniela Teixeira da; Ferreira, Maria Amélia DiasO presente relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, e pretende relatar o percurso académico realizado nos dois contextos de estágio da unidade curricular “Estágio Final e Relatório”, evidenciando o processo de aquisição das competências definidas pela Ordem dos Enfermeiros para o Enfermeiro Especialista, tendo em conta os quatro domínios das Competências Comuns do Enfermeiro Especialista e as Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. Os contextos de estágio consistiram num Serviço de Urgência e num Serviço de Medicina Intensiva, nos quais foi possível refletir e adquirir conhecimentos e prática em Enfermagem Médico-Cirúrgica face à Pessoa em Situação Crítica. Relativamente às competências comuns do Enfermeiro Especialista, no domínio da prática profissional, ética e legal, desenvolvi estratégias de tomadas de decisões tendo em conta os princípios, valores e normas deontológicas. No domínio da qualidade, criou-se estratégias de forma a consolidar e promover a segurança e qualidade na prestação dos cuidados. Na gestão de cuidados de enfermagem, refleti sobre a importância do enfermeiro especialista e da gestão dos cuidados de saúde perante os recursos existentes. No domínio do desenvolvimento das aprendizagens profissionais, procurei refletir sobre a necessidade do Enfermeiro Especialista ter que adquirir a capacidade de aplicar e demonstrar conhecimentos específicos de forma contínua e baseados em fundamentação científica. Ao longo desta unidade curricular foi realizado uma revisão integrativa da literatura sobre as intervenções de enfermagem na prevenção da pneumonia associada ao ventilador, tendo por base a norma 021/2015 da Direção Geral de Saúde relativamente ao Feixes de Intervenções para a Prevenção da Pneumonia associada à Intubação.
- Um percurso para aquisição de competências na área da pessoa em situação críticaPublication . Guerra, Alcina Maria Costeira; Ferreira, Maria Amélia DiasEste relatório tem como objetivo evidenciar o processo de aprendizagem obtido ao longo de todo o percurso do 15º Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Pessoa em Situação Crítica da Escola de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa, mais precisamente o desenvolvimento de competências adquiridas através dos estágios da Unidade Curricular Estágio Final e Relatório. Estruturalmente, o relatório divide-se em três partes, introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução pretendeu-se enquadrar e contextualizar os estágios realizados, referindo os objetivos deste trabalho e metodologia utilizada. O desenvolvimento foi dividido em quatro capítulos, sendo o primeiro referente ao estágio realizado no âmbito da Unidade Curricular Estágio Vigilância e Decisão clínica realizado no 2º semestre do 1ºano, tendo este sido exercido no Serviço de Urgência de um hospital do norte e, sendo feita uma breve apresentação e análise deste período. No segundo capítulo é feita referência e contextualização dos locais de estágio no âmbito da Unidade Curricular Estágio Final e Relatório, em que o primeiro foi realizado numa Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente de um centro hospitalar do norte e o segundo numa Unidade de Cuidados Intensivos Monovalente do mesmo centro hospitalar. No terceiro capítulo pretendeu-se refletir sobre as atividades mais significativas desenvolvidas nestes contextos de prática clínica que visaram dar resposta aos objetivos anteriormente delineados, cujo enquadramento tinha sido organizado com o foco nas competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. Esta análise foi reflexiva e devidamente fundamentada na evidência para contribuir para a consolidação do perfil de Mestre em Enfermagem na área previamente supracitada. Em cada contexto clínico foram realizados trabalhos baseados na melhor evidência científica e pretendeu-se especificar e enquadrar as competências desenvolvidas através da elaboração destes trabalhos. O quarto e último capítulo foi desenvolvido para apresentar uma revisão da literatura realizada no âmbito de uma inquietação emergida da prática, contextualizando a sua realização e as conclusões que daí surgiram. Com a conclusão pretendeu-se realizar uma síntese com análise crítica e reflexiva dos itens abordados no desenvolvimento, assim como os principais contributos realizados para a melhoria dos cuidados na prática clínica e considerações finais sobre este processo de aprendizagem. A metodologia utilizada foi essencialmente descritiva e reflexiva, de forma a descrever o pensamento e processo de tomada de decisão desenvolvidos enquanto futura enfermeira especialista durante este percurso de aquisição e desenvolvimento das competências nos contextos de prática clínica.
- Sophocles in 16th-century Portugal: Aires Vitoria's Tragedia del Rei AgaménomPublication . Resende, Maria LuísaPublished in 1555, Aires Vitoria's Tragedia del Rei Agamenom is the only translation of a Greek tragedy produced in Portugal during the 16th century. The strong resemblance to Perez de Oliva's Spanish version La venganza de Agamenon reveals that Vitoria did not render it from the original; his version is instead a moralised adaptation of Sophocles' Electra. The analysis of both Aires Vitoria's and Perez de Oliva's translations highlights the main differences between the two works and discloses the singularity of Aires Vitoria's version, anchored in a deep understanding of classical texts as vehicles of Christian morality.
- Remote work, career strategies and organisational challenges by the European countries in the post-2019 pandemic scenario: preliminary results of the EURECA projectPublication . Piteira, Margarida; Pinto, Joana Carneiro; Cervai, Sara; Hildred, Kiall; Corte, Catarina; Duarte, Rosana; Martinis, MartinaCurrent work intends to present the preliminary results of an international project (EURECA) developed by a team from Católica Research Centre for Psychological, Family and Social Wellbeing of Faculdade de Ciências Humanas/Universidade Católica Portuguesa (UCP), SOCIUS/CSG/Instituto Superior de Economia e Gestão, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL)/Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), and Università degli Studi di Trieste (UniTs, Italy). The EURECA Project, still in progress, seeks to understand the career management strategies and remote work design in response to the Covid-19 pandemic lockdown. Quantitative and qualitative studies have resulted from the project. Data collection took place between 2022/2023 in several European countries. The quantitative studies (4 in total) were based on a questionnaire assessing career dimensions, and a total of 739 European hybrid workers have participated in it. These 4 studies have highlighted: (1) perceived (objective and subjective) career success; (2) strategic career behaviours among European remote workers; (3) country-Level Individualism vs Collectivism comparisons; and, (4) a comparative study between Poland and Portugal on remote working and career management. Regarding the qualitative data, two case studies were generated (Italy and Portugal), and 17 organisations were observed. The main objective of the latter was to understand the role of remote work for career management and the resulting organisational challenges. Theoretical, methodological, and practical implications are further discussed and avenues for future research advanced.
