Browsing by Issue Date, starting with "2023-05-15"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Non-transferrin-bound iron determination in blood serum using microsequential injection solid phase spectrometry – proof of conceptPublication . Miranda, Joana L. A.; Mesquita, Raquel B. R.; Leite, Andreia; Silva, André M. N.; Rangel, Maria; Rangel, António O.S. S.Non-transferrin-bound iron (NTBI) is a group of circulating toxic iron forms, which occur in iron overload or health conditions with dysregulation of iron metabolism. NTBI is responsible for increased oxidative stress and tissue iron loading. Despite its relevance as a biochemical marker in several diseases, a standardized assay is still lacking. Several methods were developed to quantify NTBI, but results show high inter-method and even inter-laboratory variability. Thus, the development of a consistent NTBI assay is a major goal in the management of iron overload and related clinical conditions. In this work, a micro sequential injection lab-on-valve (μSI-LOV) method in a solid phase spectrophotometry (SPS) mode was developed for the quantification of NTBI, using a bidentate 3,4–hydroxypyridinone (3,4-HPO) ligand anchored to sepharose beads as a chromogenic reagent. To attain SPS, the functionalized beads were packed into a column in the flow cell, and the analyte, NTBI retained as iron (III), formed a colored complex at the beads while eliminating the sample matrix. The dynamic concentration range was 1.62–7.16 μmol L−1 of iron (III), with a limit of detection of 0.49 μmol L−1 and a limit of quantification of 1.62 μmol L−1. The proposed μSI-LOV-SPS method is a contribution to the development of an automatic method for the quantification of the NTBI in serum samples.
- No caminho pela valorização da enfermagem : percurso de aquisição de competênciasPublication . Azevedo, Mariana Luísa Vieira; Neves, Vasco Manuel da SilvaO presente relatório surge no âmbito do 15º curso de mestrado em Enfermagem com especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa no Porto. As atividades em ensino clínico correspondem a duas unidades curriculares distintas que decorreram entre 02 de maio a 25 de junho e 05 de setembro a 17 de dezembro de 2022. Os estágios foram desenvolvidos no serviço de nefrologia, (unidade de diálise); - no serviço de urgência e numa unidade de cuidados intensivos polivalente de um hospital central na cidade do Porto. Durante o período desenvolvido em ensino clínico foram desenvolvidas atividades com vista ao alcance dos objetivos, previamente delineados no projeto de estágio, para a aquisição das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, tendo por base os quatro domínios estabelecidos pela Ordem dos Enfermeiros. O contributo para cada contexto, foi ao encontro da identificação de problemáticas, sendo cada uma posteriormente estudada e após a análise da evidência selecionada, foram apresentadas propostas, constituídas por estratégias, com o objetivo de melhoria e da promoção da prestação de cuidados de qualidade.
- Identificação e manutenção do potencial dador de órgãos em morte cerebral : intervenções de enfermagemPublication . Luís, Soraia Monteiro Campos; Fernandes, Sérgio Joaquim DeodatoO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) Estágio Final e Relatório, inserido no curso de Mestrado Em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, do Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Católica Portuguesa. A sua realização encontra-se orientada de acordo com os objetivos da Unidade Curricular: A Pessoa em Situação Crítica e Família - Vigilância e Decisão Clínica, sujeita a uma carga horária de 180h, e que decorreu de 19 de Abril a 4 de Junho de 2021, sob a orientação pedagógica do Professor Sérgio Deodato e a tutoria clínica do Enfermeiro Mário Clemente na Unidade de Cuidados Intensivos Médico-cirúrgicos do Hospital de Santa Maria, Aborda ainda a UC: Estágio e Relatório, decorrida no Serviço de Urgência Central (SUC) do Hospital de Santa Maria sob a tutoria clínica do Enfermeiro Especialista André Martins (entre 06 de Setembro a 27 de Outubro de 2021) e no Gabinete Coordenador de Colheita e Transplantação do Hospital de São José sob a tutoria clínica do Enfermeiro Especialista Fernando Rodrigues (entre 27 de Outubro de 2021 a 18 de Dezembro de 2021) num total de 360h. A transplantação de órgãos constitui-se como uma opção terapêutica eficaz (na maioria das situações como última) para o controlo e tratamento da falência de órgãos ou tecidos (Lucas,2017). É uma temática envolta de grande complexidade ético-legal e logística, verificando-se que o seu maior desafio se prende com uma contínua disparidade entre o elevado número de órgãos necessários e a quantidade de enxertos disponíveis (Lucas, 2017). A transplantação de órgãos com dadores em morte cerebral, tem tido um crescimento exponencial em Portugal, verificando-se um aumento da taxa de utilização de órgãos, de78% para 84% face ao ano de 2018 (IPST, 2021), sendo o seu sucesso, um direto resultado da qualidade assistencial prestada aos potenciais dadores. Torna-se assim essencial, que os profissionais de saúde, e especificamente os enfermeiros que ocupam uma posição privilegiada para a identificação precoce de potenciais dadores de órgãos, se encontrem consciencializados para esta problemática. O enfermeiro, particularmente o enfermeiro especialista nos cuidados à pessoa em situação crítica reúne um conjunto de competências técnicas, científicas e humanistas que o posiciona como elemento fundamental para a identificação e manutenção de um potencia ldador de órgãos. O Enfermeiro Especialista necessita de mobilizar conhecimentos e competências comuns e específicas na procura de uma resposta holística perante a complexidade das situações de saúde e as necessidades da pessoa em situação de doença crítica, onde o tempo é determinante para o outcome final, do qual a área da transplantação é uma boa ilustração.
- Cuidados humanizados à pessoa em situação críticaPublication . Lopes, Ana Luísa Maia; Ferreira, Maria Amélia DiasCom objetivo de um cuidado especializado e holístico, com foco na pessoa e família que vivenciam uma situação crítica surge: “Cuidados Humanizados à Pessoa em Situação Crítica”. O relatório apresentado é um documento com o propósito de demonstrar o meu percurso pessoal e profissional com as aprendizagens que concretizei durante o estágio, na descoberta de um saber especializado. Os contextos de estágio, inseridos no âmbito do Mestrado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área da pessoa em situação crítica, desenrolaram-se na mesma instituição hospitalar do distrito do Porto, nos serviços de urgência e de cuidados intensivos. A evolução científica e tecnológica em prol da pessoa em situação crítica, tem vindo a desenvolver-se de forma tão rápida e eficaz, que desafia a prática clínica e aumenta a possibilidade de sobrevivência da pessoa. Os cuidados de enfermagem humanizados, vistos como a essência do cuidar têm de acompanhar esta evolução para que a pessoa tenha o melhor outcome possível. O enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica tem um olhar especializado para detetar as necessidades da pessoa, família e da equipa, mobilizando as suas competências para melhorar a qualidade dos cuidados através de ações específicas nas várias vertentes do conceito da humanização: pessoa, família e equipa. Todo o percurso de aprendizagem foi exposto com a utilização de metodologia descritiva e reflexiva no sentido de expor as vivências ao longo de cada contexto. São descritas as várias atividades executadas assim, como se efetuou uma reflexão sobre a aprendizagem, evidenciando as competências adquiridas para o grau de Mestre e Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, nomeadamente competências de pesquisa e investigação, controlo de infeção, melhoria da qualidade e gestão de recursos, baseando a prática na evidência. O caminho percorrido, foi de extrema importância para alcançar os objetivos a que me propus e desenvolver competências para a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem e Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, assumindo que é uma ferramenta para o futuro profissional.
- Engaging age-diverse workers with autonomy and feedback: the role of task varietyPublication . Marques, Tatiana; Sousa, Inês Carneiro e; Ramos, SaraPurpose: The aging of the population is changing the composition of the workforce in most developed countries. With increasingly older and age-diverse workforces, organizations need to redesign jobs to keep their workers healthy, happy and productive across the lifespan. In the current research, the authors integrate socioemotional selectivity theory and selection, optimization and compensation theory with job design to investigate how certain job characteristics influence the work engagement of older and younger workers. Design/methodology/approach: In a two-wave survey with age-diverse employees from multiple organizations (N = 372), the authors explore how autonomy and feedback contribute to the engagement of older and younger workers, depending on levels of task variety. Findings: In the case of older workers the relationships between autonomy and engagement, and feedback and engagement are positive when task variety is low but non-significant when task variety is high. Conversely, in the case of younger workers the relationships between autonomy and engagement, and feedback and engagement are positive when task variety is high but non-significant when task variety is low. Research limitations/implications: The research contributes to the growing body of knowledge on aging and work, particularly the lifespan perspective on job design. Nonetheless, the correlational design warrants caution about drawing causal inferences. Practical implications: The findings inform managers on how to combine autonomy, feedback and task variety to design jobs that can engage the multi-age workforce. Originality/value: The research is among the first to investigate the combined effects of different job characteristics on age-diverse employees' engagement at work.
- Acidogenic fermentation of brewers’ spent grain monitored through two-dimensional fluorescence spectroscopyPublication . Guarda, Eliana C.; Costa, Eunice; Gil, Cátia; Amorim, Catarina L.; Galinha, Claudia F.; Duque, Anouk F.; Castro, Paula M. L.; Reis, Maria A. M.Biological systems are commonly controlled and monitored through offline and time-consuming tools, which often impairs an effective and real-time response to counteract system disturbances. The feasibility of using two-dimensional (2D) fluorescence spectroscopy as a non-invasive, non-destructive, and real-time procedure to monitor the acidogenic fermentation of brewer’s spent grain (BSG) in a granular sludge reactor was evaluated. For that, the effect of pH fluctuations on the system response was used as a model to ascertain the 2D fluorescence spectroscopy applicability to monitor the process performance, namely, to predict the fermentation products (FP) and the soluble protein (SProt) concentrations in the effluent stream through mathematical analysis. The pH fluctuations over the course of the reactor’s operation altered the granules’ microbiome composition, leading to different effluent FP profiles. Fluorescence excitation–emission matrices (EEMs) were used with projection to latent structures (PLS) modeling to predict the FP and SProt concentrations in the effluent with average errors below 0.75 and 0.43 g L–1, respectively. Both models were able to capture the tendency of the data even when the accuracy of prediction was not so high. The combined approach of using 2D fluorescence spectroscopy and mathematical analysis seemed promising for real-time monitoring of the acidogenic fermentation of complex substrates.
