Browsing by Issue Date, starting with "2023-03-02"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Os millennials e a indústria da beleza : o impacto das marcas socialmente responsáveis na decisão de compraPublication . Couto, Catarina Lourenço; Oliveira, Ana Filipa Santos deOs Millennials são, nos dias de hoje, percecionados como dos consumidores mais conscientes a vários níveis, trazendo consigo um grande desejo de salvar o mundo. É uma geração que possui uma mentalidade cívica elevada com altas expectativas de responsabilidade social e comportamento ético, considerando que é, não só, sua responsabilidade tornar o mundo um lugar melhor, como também das empresas. A consciência social e ambiental dos consumidores da geração Millennial e o seu compromisso com a responsabilidade social vai muito além das palavras, chegando mesmo a influenciar os seus comportamentos e critérios de consumo. À medida que os Millennials crescem, entram no mercado de trabalho e formam famílias, os seus padrões de consumo vão impactando cada vez mais as empresas multinacionais; fazendo com que estas se adaptem a estes hábitos de consumo, que incluem uma grande tendência para produtos sustentáveis e ecologicamente responsáveis, designados produtos verdes. Neste sentido, a presente investigação tem como principal objetivo estudar o impacto da responsabilidade social de uma marca de produtos de beleza, na decisão de compra da geração Millennial. Tentando, primeiramente, perceber se determinadas características individuais, tais como altruísmo, prudência económica, orientação para o futuro e aversão ao risco, influenciam comportamentos pró-ambientais. Para, de seguida, estudar se a responsabilidade social das marcas impacta de facto o comportamento pró-ambiental, nomeadamente o da compra de produtos de beleza. Foi utilizada uma metodologia mista, que incluiu o método quantitativo – aplicação de um inquérito por questionário aos consumidores da geração Millennial; e o método qualitativo – realização de seis entrevistas complementares. Os principais resultados obtidos revelam que efetivamente, a responsabilidade social de uma marca de produtos de beleza é algo que impacta os consumidores desta geração, que revelam estar dispostos a pagar mais por este tipo de produtos. No entanto, esta pode não ser a principal preocupação destes consumidores na hora de decidir. Ademais, observou-se que as características pessoais acima descritas estão presentes nos Millennials e influenciam a força com que estes se envolvem em comportamentos pró-ambientais.
- Compatibilidade das normas que combatem as assimetrias híbridas com o sistema tributário portuguêsPublication . Neves, Pedro José Albuquerque; Silva, Bruno Farinha Aniceto daA presente teste, intitulada por “[c]ompatibilidade das normas que combatem as assimetrias híbridas com o sistema tributário português” propõe-se a analisar a compatibilidade das normas que combatem a exploração de assimetrias híbridas com o sistema tributário português. Em termos estruturais a introdução ao tema será efetuado pela explicitação do conceito de assimetria híbrida, identificando-se as diferentes modalidades e os diferentes tipos de efeitos que a ocorrem com a exploração destas. No seguimento lógico da investigação será explicitada a origem das normas adotadas no seguimento das recomendações da Ação 2 do Plano BEPS e a forma como estas deram origem à Diretiva (UE) 2016/1164 do Conselho de 12 de julho de 2016, que estabelece as regras contra as práticas de elisão fiscal que tenham incidência direta no funcionamento do Mercado Interno, denominada na prática como ATAD I. Neste âmbito iremos proceder a análise também da Diretiva (UE) 2017/952 do Conselho de 29 de maio de 2017, que alterou a Diretiva (UE) 2016/1164 no que diz respeito à interação e combate à exploração de assimetrias híbridas com países terceiros, ATAD II. Por sua vez irá proceder-se à qualificação e análise breve do sistema tributário português, com especial enfâse nos princípios constitucionais da igualdade e capacidade contributiva. Tratando-se de normas que ingerem na esfera do contribuinte, impossibilitando a dedução de um determinado gasto ou incluindo um determinado rendimento que, sem a aplicação destas normas, estaria isento ou excluído da base tributável, é imprescindível a confrontação com aqueles que são os princípios constitucionais core do sistema tributário português. Por fim será apresentada uma conclusão que irá conjugar tudo o que foi exposto durante a realização e exposição desta investigação.
- O papel da religiosidade nos idosos institucionalizadosPublication . Madureira, Sara Gomes; Duque, Eduardo Jorge Gomes da CostaA presente investigação sobre a importância da religiosidade no envelhecimento surge da necessidade de refletir a forma como pensamos a velhice. Por conseguinte, faz alusão à possibilidade de envelhecermos com qualidade de vida e felicidade considerando os aspetos religiosos/espirituais do idoso. Dada a escassez de pesquisas científicas, em Portugal, sobre a religiosidade/espiritualidade em idosos, esperamos poder contribuir para aumentar o conhecimento sobre esta temática. O objetivo do presente estudo é analisar a relação que se estabelece entre a religiosidade e o processo do envelhecimento. Metodologia: Aplicação de um inquérito por questionário de elaboração própria. Inquiriram-se 35 idosos com idades compreendidas entre os 65 e mais anos, de ambos os sexos, utentes de lares do Município de Braga, em particular, do Asilo de S. José e do Centro Social de São Lázaro. Das conclusões do estudo depreende-se que os idosos institucionalizados procuram atividades de índole religiosa, tais como rezar e participar na eucaristia. Quanto à sua dimensão religiosa e valorativa verificou-se que os idosos têm uma ligação forte à religião perante os momentos mais difíceis da sua vida. Constatamos que a institucionalização não teve, até ao momento, qualquer influência na prática religiosa dos idosos, apesar destes terem consciência da importância que a religião ocupa nas suas vidas, pois, segundo os próprios, a institucionalização proporciona momentos para a vivência religiosa. Concluímos, por isso, que o envelhecimento assume um papel importante na forma como o idoso institucionalizado lida com as adversidades próprias das circunstâncias do envelhecimento e da sua própria condição de institucionalizado.
- Tannic acid tailored-made microsystems for wound infectionPublication . Guimarães, Inês; Costa, Raquel; Madureira, Sara; Borges, Sandra; Oliveira, Ana L.; Pintado, Manuela; Baptista-Silva, SaraDifficult-to-treat infections make complex wounds a problem of great clinical and socio-economic impact. Moreover, model therapies of wound care are increasing antibiotic resistance and becoming a critical problem, beyond healing. Therefore, phytochemicals are promising alternatives, with both antimicrobial and antioxidant activities to heal, strike infection, and the inherent microbial resistance. Hereupon, chitosan (CS)-based microparticles (as CM) were designed and developed as carriers of tannic acid (TA). These CMTA were designed to improve TA stability, bioavailability, and delivery in situ. The CMTA were prepared by spray dryer technique and were characterized regarding encapsulation efficiency, kinetic release, and morphology. Antimicrobial potential was evaluated against methicillin-resistant and methicillin-sensitive Staphylococcus aureus (MRSA and MSSA), Staphylococcus epidermidis, Escherichia coli, Candida albicans, and Pseudomonas aeruginosa strains, as common wound pathogens, and the agar diffusion inhibition growth zones were tested for antimicrobial profile. Biocompatibility tests were performed using human dermal fibroblasts. CMTA had a satisfactory product yield of ca. 32% and high encapsulation efficiency of ca. 99%. Diameters were lower than 10 μm, and the particles showed a spherical morphology. The developed microsystems were also antimicrobial for representative Gram+, Gram−, and yeast as common wound contaminants. CMTA improved cell viability (ca. 73%) and proliferation (ca. 70%) compared to free TA in solution and even compared to the physical mixture of CS and TA in dermal fibroblasts.
- O padrão internacional da troca de informações fiscais : uma dialética permanentePublication . Santos, Cristiana Rodrigues Alves dos; Vasques, Sérgio Trigo Tavares
- O papel da universidade e a influência da liderança docente no processo de ensino/aprendizagemPublication . Veiga, Hugo Ricardo de Paiva; Estêvão, Carlos Alberto VilarA universidade é uma referência científica e o espaço intelectual e acadêmico que forma cidadãos. Contraditoriamente, tem se mostrado uma instituição tradicionalista, conservadora, fragmentada, que encontra dificuldade na busca por inovação. A formação de um espaço harmônico capaz de desenvolver o intelecto e manter a mente aberta a novas e infinitas possibilidades, exige do professor um novo papel, que vai além de mero reprodutor de conhecimento, a uma função de mediador do contexto no qual os alunos se inserem, evidenciando suas experiências e entendimentos sobre o mundo. A validade do presente estudo concentra-se na possibilidade de uma contribuição efetiva para a excelência da prática docente e na possibilidade de novas discussões e reflexões sobre a importância do papel de liderança do docente, assim como as principais influências na relação alunoprofessor. Este trabalho tem por objetivo geral: Analisar a relevância da liderança do docente no processo ensino-aprendizagem em sala de aula; e por objetivos específicos: Estudar a liderança na docência e gestão pedagógica; Caracterizar os estilos e teorias de liderança; Compreender os determinantes que influenciam na relação aluno-professor em classe; Caracterizar as habilidades necessárias para tornar o professor um líder na sua prática como docente. Hipóteses de trabalho: a liderança do docente é um vetor potencializador do processo ensino-aprendizagem; O estilo de liderança assumido pelo professor contribui para a eficácia da gestão escolar. Este estudo justifica-se pelo fato de que o papel de liderança exercido pelo docente em sala de aula pode ser um fator de engajamento e facilitador do processo de ensino-aprendizagem, possibilitando a criação de um ambiente salutar e que atenda às principais demandas dos grupos discentes de forma assertiva. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, na forma de um estudo de caso, realizada na Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Para responder aos questionários, foram solicitados voluntários (alunos), considerando que a disposição em participar da pesquisa concorrerá para conclusão de resultados mais idôneos e significativos. Foram aplicados questionários com perguntas objetivas e subjetivas para os alunos, além de uma entrevista gravada com a Professora Coordenadora dos cursos de Hotelaria e Turismo. A educação é um dos fatores mais importantes na vida dos alunos e da sociedade em geral e concluiu-se de forma inconteste, neste estudo, que a liderança é a chave para o sucesso dos sistemas educativos, pois colabora para mudanças positivas e para o enfrentamento de desafios, contribuindo para a excelência do ensino acadêmico. Vale a pena ressaltar, que o ponto de partida deste trabalho de pesquisa levou em consideração um questionamento bastante relevante e que tem preocupado de sobremaneira todas as pessoas que fazem parte dos ambientes acadêmico, tendo como ponto de partida a relação professor-aluno e o processo ensino-aprendizagem.
