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- A paleta homéricaPublication . Pinto, Ana Paula; Pinto, João Carlos OnofreTendo conquistado desde a Antiguidade o posto de primeiro autor ocidental, Homero continua a merecer, em praticamente todos os âmbitos da mundividência cultural europeia, um espaço referencial de centralidade indisputada. Do ponto de vista expressivo, a leitura da Ilíada e da Odisseia – abarcando quer as componentes mais denotativas da produção linguística, quer as mais conotativas da sua aura simbólica – continua a causar, ao fim de quase três mil anos de reaproximações, a impressão de regresso à inesgotável fonte primordial. A esse título pareceu-nos particularmente sugestivo propor como ângulo de abordagem o pormenor expressivo da notação das cores. Interessa-nos verificar como esta peculiar apreensão sensorial-racional, que perpassa toda a experiência mental humana, surge traduzida na plasticidade poética da língua grega arcaica. Simultaneamente, procuramos perceber como a notação homérica da cor se aproxima ou diverge daquela que, na contemporaneidade, as línguas modernas traduzem, e a investigação e a experimentação estética no âmbito das artes visuais interpretam. É, pois, através da análise circunstanciada dos campos lexicais e semânticos associados às referências de cor, e da transfiguração simbólica do real apreendido que eles operam, que nos propomos tentar a revisitação do poeta – em diálogo com as grandes questões filosóficas e científicas à volta da cor e da visão.
- Reminiscências da arte poética horaciana na obra do humanista Inácio de MoraisPublication . Couto, Aires Pereira doSeguindo um dos preceitos da criação poética no Renascimento, era habitual a imitação ou transcrição de expressões, frases, versos, ou o recurso a exempla clássicos greco-latinos. No conjunto das fontes da obra do poeta e humanista português Inácio de Morais, destaca-se o poeta latino Horácio, cujas reminiscências se encontram profusamente disseminadas ao longo da obra de Inácio de Morais. São vários os exemplos da influência do poeta Venusino, mas a maior parte e os mais evidentes provêm da Arte Poética, a obra que proporcionou à poética renascentista os seus preceitos mais fecundos, e da qual Inácio de Morais retirou ideias e transcreveu ou adaptou versos. Este estudo revela as várias reminiscências horacianas e os seus ecos ao longo da obra de Inácio de Morais e mostra como este soube usá- -las para dar maior brilho aos seus textos.