Percorrer por data de Publicação, começado por "2022-02-11"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
- The influence of the employer value proposition on talent retention : the Beta-I casePublication . Parise, Alice; Diogo, João Miguel Botelho de Lemos e
- Estilo de vida, satisfação conjugal e qualidade de vida na menopausaPublication . Araújo, Catarina Ferraz; Costa, Eleonora Cunha VeigaA menopausa é um processo do desenvolvimento essencial no percurso de vida da mulher, uma vez que acarreta consigo alterações ao nível físico, emocional, relacional e sexual. O presente estudo teve como objetivos avaliar a relação entre estilo de vida (exercício físico, nutrição e uso de drogas ou similares), satisfação conjugal e qualidade de vida física e psicológica na menopausa e os preditores da qualidade de vida na menopausa. As diferenças entre as mulheres nos diferentes estádios na menopausa nas variáveis psicossociais em estudo foram também analisadas. Trata-se de um estudo de design transversal, com base numa amostra por bola de neve (snowball sampling), com 101 participantes do sexo feminino na menopausa. Os instrumentos utilizados foram o questionário sociodemográfico, World Health Organization Quality of Life - Bref, Questionário de Atitudes e Comportamentos de Saúde e Escala de Avaliação da Satisfação em Áreas da Vida Conjugal. Os resultados permitiram verificar que não existem diferenças estatisticamente significativas entre mulheres na fase da prémenopausa e mulheres na fase da peri-menopausa em função do estilo de vida, satisfação conjugal, qualidade de vida física e psicológica. Também se verificou que um estilo de vida menos saudável está associado a uma menor qualidade de vida e uma maior satisfação conjugal está associada com maior qualidade de vida. A variável situação profissional mostrou ser preditora de qualidade de vida física e a variável rendimento anual mostrou ser preditora de qualidade de vida psicológica na menopausa. Os resultados do presente estudo poderão auxiliar na elaboração de programas de prevenção e promoção da qualidade de vida física e psicológica na menopausa.
- Menopausa : influência do stress, da resiliência e do suporte social na qualidade de vidaPublication . Monteiro, Sónia Alexandrina Araújo; Costa, Eleonora Cunha VeigaObjetivo: Este estudo analisou a relação entre as variáveis stress, resiliência, suporte social (SS) e a qualidade de vida (QV) física e QV psicológica na menopausa, tal como analisou diferenças entre mulheres nos diferentes estádios da menopausa nas variáveis psicossociais em estudo. Método: Estudo quantitativo e corte transversal, num só momento. O stress, resiliência, SS e a QV física e psicológica foram avaliados numa amostra de 135 mulheres na menopausa, por meio do preenchimento de instrumentos de autorrelato, via online. Resultados: Verificaram-se diferenças estatisticamente significativas nos diferentes estádios da menopausa apenas a nível do SS. As mulheres na peri-menopausa relataram níveis superiores de SS. O stress correlacionou-se negativamente com a QV física e psicológica e a resiliência e o SS correlacionaram-se positivamente com a QV física e psicológica. Adicionalmente, verificou-se que mais anos de escolaridade, menos stress e mais resiliência predizem melhor QV física e psicológica na menopausa. Conclusões e Implicações: Estes resultados sugerem que a QV não varia nos diferentes estádios da menopausa e que maior escolaridade, menor stress e maior resiliência se encontram associados a melhor QV. Mais estudos são necessários para identificar que fatores específicos de resiliência podem ser associados a melhor QV, nesta fase de transição de vida das mulheres.
