Percorrer por data de Publicação, começado por "2022-01-05"
A mostrar 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de ordenação
- A problemática do consentimento informado no âmbito da Responsabilidade Civil MédicaPublication . Rebelo, Joana Teixeira; Frazão, Maria da Graça Machado Trigo Franco
- A análise crítica de Michael Sandel sobre a sociedade contemporânea : o escrutínio da neutralidadePublication . Garcia, Vasco Magalhães Ressano; Chelo, Hugo Miguel MimosoA presente dissertação centra-se no pensamento do filósofo Michael Sandel. Constitui uma análise das suas principais obras, publicadas ao longo dos últimos 30 anos, procura-se sistematizar e relacionar as diferentes reflexões do autor. A principal questão que guia esta investigação é descobrir se, no seio do seu pensamento, existe algum elemento comum que funcione como elo conector de toda produção intelectual sobre a filosofia política do autor. A exposição crítica divide-se em três partes. Uma primeira dedicada ao liberalismo contemporâneo, enquanto a corrente da filosofia pública predominante na sociedade norteamericana do final do século XX. Nessa análise apresentam-se as principais características que a compõem, assim como as principais críticas que o autor lhe dirige. No centro da análise crítica encontra-se, pela primeira vez, o conceito de neutralidade. A segunda parte desenvolve a análise de Michael Sandel sobre a economia política e a evolução do debate público ao longo da história americana. Aborda-se a forma como, também nesta matéria, o autor identifica o crescimento de uma aspiração à neutralidade, semelhante àquela que existe no seio do liberalismo contemporâneo. A análise da economia keynesiana constitui a mais relevante manifestação dessa neutralidade. Na terceira parte, explora-se a análise crítica do autor sobre o fenómeno da expansão da lógica de mercado para diversas áreas da vida social, típico do século XXI. Articulam-se as principais críticas que o autor dedica ao crescimento da lógica mercantil, também elas fundadas na questão da neutralidade. Assim, conclui-se pela conexão e encadeamento sistemático do pensamento do autor em todas as matérias tratadas, sendo a neutralidade considerada como o principal elemento comum. No final, associa-se a reflexão crítica apresentada ao período democrático contemporâneo, verificando como a neutralidade e os fenómenos que a divulgam, são colocados, pelo autor, no centro do descontentamento democrático atual.
- Sistemas de controlo de gestão no setor do alojamento local em Portugal : exploração de fatores determinantesPublication . Dimas, Carolina Pereira; Oliveira, José Miguel Pereira dos Santos deO propósito deste trabalho consiste na análise dos fatores determinantes dos sistemas e ferramentas de controlo de gestão que presentemente são utilizados pelas empresas que exploram o mercado de alojamento local em Portugal, atendendo à importância recente, mas crescente que este sector tem assumido na economia portuguesa (AHRESP, 2017). Dado o interesse profissional da autora em aprofundar o conhecimento no assunto, o método de investigação utilizado assenta na revisão de literatura sobre o estado de arte das práticas de controlo de gestão no sector, tendo como foco a identificação das necessidades e características especificas do mesmo, que justifiquem as soluções encontradas (Pavlatos, 2021). Seguidamente foi realizado um inquérito que permitiu obter 35 respostas de empresas do setor, onde foi testada a aderência do caso português ao quadro-geral identificado na literatura. A análise permitiu concluir que as empresas do setor privilegiam ferramentas de gestão operacional e de recursos humanos (60%), controlo de custos e proveitos (57,1%) e de otimização dos seus canais de venda e distribuição (68,6%). Por outro lado, evidenciou também que a maior ameaça ao seu desempenho e sucesso futuro se prende com o facto de estas se situarem numa fase precoce no que toca à perceção que detêm de ferramentas de análise da concorrência e sistemas de pricing, aferindo-se que mais de 60% das empresas inquiridas não implementa qualquer ferramenta que execute estas funções. Concluiu-se ainda que 80% das empresas adota sistemas de controlo de gestão até um ano desde o início da sua atividade, sendo influenciadas pelo aumento de funcionários e complexificação das suas estruturas organizacionais.
- Responsabilidade civil por danos não patrimoniais reflexos : a relevância do regime do Artigo 493º - A do Código CivilPublication . Garrett, Maria Campos Ferreira Almeida; Frazão, Maria da Graça Machado Trigo Franco
- Orçamento de base zero e rolling forecast : a análise de caso da Sonae MCPublication . Ferreira, Sofia Oliveira; Marques, Luís Manuel DionísioO orçamento é considerado um pilar fundamental dos processos de controlo de gestão na maioria das organizações (Hansen et al., 2003). Contudo, nas últimas décadas, esta ferramenta tem sido contestada por vários autores e por diversos motivos, caracterizando-o como moroso, dispendioso e de benefício incerto, pelo que se considera que agrega pouco valor à organização. Enunciam ainda que, o orçamento tem a sua tomada de decisão centralizada, não respondendo de forma rápida e ajustada ao ambiente competitivo, com foco em metas fixas e incentivos ao desempenho, proporcionando comportamentos disfuncionais (Hansen et al., 2003; Hope & Fraser, 2003a). Para fazer face às críticas e limitações levantadas, vários autores apresentaram novas linhas de pensamento como abordagens alternativas ao orçamento tradicional (Hansen et al., 2003; Pyhrr, 1977; Sivabalan et al., 2009; Leon et al., 2012; Zeller & Metzger, 2013), expondo neste trabalho o orçamento de base zero e rolling forecast como ferramentas complementares. Deste modo, o presente trabalho visa contribuir para o aumento do conhecimento sobre o orçamento, com recurso ao estudo de caso da Sonae MC. Adicionalmente, pretende-se avaliar possíveis contributos do orçamento de base zero e rolling forecast para uma melhor concretização da sua estratégia. Com vista a dar resposta aos objetivos propostos, procedeu-se à revisão de literatura e investigação empírica, através de documentação pública e entrevistas realizadas. Como resultado do estudo de caso, verificou-se que o orçamento é considerado uma ferramenta essencial para a gestão da empresa. Contudo, e face às desvantagens apresentadas, são apontadas algumas oportunidades de melhoria com apoio a princípios inerentes ao orçamento de base zero e rolling forecast.
