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- A oxigenoterapia nasal de alto fluxo na pessoa com infeção por SARS-CoV-2 – uma scoping reviewPublication . Faria, Ricardo José Ramos; Lopes, Sofia de Oliveira Dias; Madureira, Maria Manuela Madureira Lebre; Rabiais, Isabel Cristina MascarenhasIntrodução: a infeção por SARS-CoV-2 veio modificar os cuidados de saúde, levando a que técnicas inovadoras de administração de oxigénio fossem testadas. A Oxigenoterapia nasal de alto fluxo (ONAF) ganhou destaque nesta pandemia, tornando-se, muitas vezes, controversa na abordagem ao doente com COVID-19. Objetivos: o objetivo desta scoping review é mapear a evidência disponível sobre os benefícios do uso da ONAF no doente com infeção por SARS-CoV-2. Materiais e métodos: a presente scoping review será guiada segundo a metodologia do Joanna Briggs Institute. Foram definidos critérios de elegibilidade com base na população, conceito e contexto, considerando adultos com infeção por SARS-CoV-2 (população), oxigenoterapia nasal de alto fluxo (conceito), contexto hospitalar (contexto). Considerou-se bibliografia publicada e não publicada em português, inglês e espanhol, sendo limitada para publicações do ano 2020, nas bases de dados MEDLINE complete, CINAHL complete, PubMed, Cochrane, Nursing & Allied Health Collection e ainda OpenGrey e RCAAP. Dois revisores independentes triaram os títulos e resumos e posteriormente analisaram o texto completo dos documentos selecionados, extraindo a informação útil. Resultados: pela pesquisa em bases de dados encontraram-se 119 artigos, tendo sido apenas incluídos 12 na scoping review. Na generalidade, todos os estudos apresentam benefícios acerca da utilização da ONAF na pessoa com infeção por SARS-CoV-2, nomeadamente na redução da taxa de ventilação mecânica, na redução do tempo de internamento, uma melhor tolerância da técnica, bem como mais conforto, comparativamente a outras terapias de administração de oxigénio. Considera-se que o risco de contaminação por aerossolização é reduzido, caso sejam garantidas as devidas medidas de segurança. Conclusões: a ONAF é considerada uma técnica segura e com benefícios na abordagem ao doente com infeção por SARS-CoV-2. Ressalvamos que os enfermeiros têm um papel fundamental na vigilância e segurança da pessoa submetida à ONAF.
- Prefácio: uma avaliação ao serviço do desenvolvimento humanoPublication . Alves, José Matias
- Oral language of school-aged children born pretermaturely: a population-based analysis from Madeira Island, PortugalPublication . Marques, Ana; Santos, Maria EmíliaPremature birth and low birth weight are very important factors in neurodevelopment. Current research in this population focuses on children born prematurely, with no underlying complications in the post-natal period, who are likely to develop specific disorders with their language development and consequently with their learning capabilities too. This study aims to analyse the oral language skills of prematurely born children in comparison to their school-aged peers. The children were assessed in the respective schools, 27 pretenn children (16 under 32 weeks and 11 with 32 or more weeks of gestation) and 49 term paired by gender, age, and school year. Tests including simple and complex structures for assessing semantics, morphosyntax, and phonology were used, as well as a test of verbal memory. Pretenn born children, regardless of their prematurity grade, showed significantly lower results than their peers, and more than a half of them, 52%, presented low scores in all language tests simultaneously, showing an important language deficit. In contrast, in the term born children group only 14% showed low scores simultaneously in all tests. Verbal memory ability proved to be lower than that of their term peers, regardless of the gestational age and birth weight of preterm children. As a result of this analysis we consider that the evaluation of the linguistic development of these children, even in cases of moderate to late prematurity, should be monitored in order to identify earlier the existence of deficits and prevent psychosocial and learning problems.
- Promover a esperança perante um diagnóstico de cardiopatia congénita: reflexão sobre as vivências dos paisPublication . Carvalho, Matilde Silva; Duarte, Telma; Charepe, ZaidaIntrodução: O Processo vivencial dos pais de crianças com cardiopatia congénita é marcado por inúmeros períodos críticos, descritos pelos pais como uma montanha russa emocional, centrada na incerteza entre a possibilidade da morte e sobrevivência da criança. Objetivo: refletir sobre as vivências dos pais de crianças com cardiopatia congénita complexa, relacionadas com a promoção da sua esperança numa unidade de cuidados intensivos. Métodos: utilizando o referencial do Ciclo Reflexivo de Gibbs, foi explorado um episódio da prática. Resultados: As vivências parentais são revestidas de sentimentos de medo, desespero e sofrimento, numa permanente incerteza em relação ao futuro. A esperança apresenta um papel central nas vivências diárias dos pais, e o desenvolvimento de intervenções promotoras de esperança realista é essencial, salientando-se a vivência da parentalidade, o apoio familiar e social, a fé, a celebração das conquistas das crianças e das competências parentais. Conclusões: Refletindo sobre a prática, explorámos as vivências parentais e o efeito positivo da promoção de uma esperança realista. Reconhecendo o efeito terapêutico da esperança no processo assistencial, os enfermeiros podem ajustar o plano de cuidados com a inclusão de intervenções que a promovam.
- Intervenções de enfermagem promotoras da autoestima em crianças e adolescentes – scoping reviewPublication . Ferreira, Marta; Quitério, Margarida Maria de Sousa Lourenço; Charepe, Zaida BorgesIntrodução: A autoestima é um elemento essencial para a construção e manutenção do bem-estar social, emocional e mental da criança e do adolescente, desempenhando um papel fundamental no seu desenvolvimento. É um foco de atenção para a enfermagem, estando descrita ao nível da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE) e sendo a sua promoção uma intervenção autónoma de Enfermagem. A realização desta revisão permitirá sintetizar o conhecimento existente sobre a promoção da autoestima na criança e no adolescente, contribuindo não só para o aumento do conhecimento em enfermagem, mas também para a melhoria da prática dos cuidados de enfermagem nesta área, particularmente na área da Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Objetivos: mapear as intervenções de enfermagem promotoras da autoestima na criança e adolescente. Materiais e métodos: Scoping Review, baseada na metodologia The Joanna Briggs Institute. A pesquisa foi realizada nas bases de dados MEDLINE, CINAHL, SciELO e LILACS, e no motor de busca Google Académico. Foram incluídos artigos em que os participantes fossem crianças (recém-nascido, lactente, toddler, pré-escolar, escolar) ou adolescentes, e que abordassem e descrevessem as intervenções de enfermagem promotoras da autoestima em qualquer contexto. Resultados: A pesquisa originou 13 artigos que revelaram as seguintes intervenções: programa de melhoria da autoestima, programa “Empower U”, programa de autocuidado, programa de melhoria da autoestima, psicoterapia positiva de grupo, treino de assertividade, programa de mentoria de controlo da obesidade, educação para controlo da raiva,brincar terapêutico, programa de intervenção artística, programa de educação estruturada, programa de promoção de saúde com utilização de florestas urbanas e estudantes de enfermagem como mentores, e terapia cognitiva e psicoeducação familiar. As intervenções são maioritariamente de grupo e foram desenvolvidas a partir da pesquisa de literatura sobre a temática da autoestima e de outras teorias/terapias, outras foram adaptadas a partir de programas/terapias já existentes e outros replicaram programas já existentes. A população dos artigos selecionados são, na sua maioria, adolescentes, existindo também artigos com crianças em idade pré-escolar e escolar, e os contextos comunitários com domínio do contexto escolar. Conclusões: Foram encontradas diversas intervenções de enfermagem promotoras da autoestima distintas entre si demonstrando que se pode promover a autoestima de diversas formas. Apesar da importância da autoestima, a literatura encontrada continua focada na população adulta, existindo pouca investigação ao nível pediátrico. Dada a relevância deste tema para o cuidado da saúde de crianças e adolescentes recomenda-se a realização de mais investigação nesta área.
- EditorialPublication . Mineiro, Ana