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- O percurso para a excelência dos cuidados de enfermagem à pessoa em situação críticaPublication . Marques, Ana Jorge Santos; Coelho, Sílvia Patrícia FernandesO presente relatório, realizado com base numa metodologia reflexiva e descritiva, surge no âmbito da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório”, que é parte integrante da 13ª Edição do Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Pessoa em Situação Crítica, da Universidade Católica Portuguesa do Porto. Pretende expor o caminho trilhado durante os dois estágios finais, realizados numa Unidade de Cuidados Intensivos Monovalente Específica e numa Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente, abordando e refletindo sobre o crescimento pessoal e profissional desenvolvidos, e que permitiram a aquisição de competências enquanto Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica na acima referenciada. Após a introdução, o capítulo dois aborda as competências desenvolvidas previamente à realização desta Unidade Curricular e que serviram como alavanca para o resto do caminho. No capítulo três começou-se por contextualizar os diferentes locais de estágio, para de seguida, refletir criticamente sobre o processo de desenvolvimento de competências na área de especialização. Para isso, dentro de cada Domínio de Competências e para cada objetivo elencado, identificaram-se as atividades desenvolvidas em cada local de estágio e, consequentemente, as competências adquiridas. Por fim, realizámos uma análise global do caminho percorrido, englobada na conclusão. Dentro das temáticas abordadas para melhorar os cuidados prestados no dia-a- dia e adquirir aptidões enquanto Enfermeira Especialista, destacamos o desenvolvimento de uma proposta de protocolo de Desmame Ventilatório e a análise na literatura sobre a humanização dos cuidados à Pessoa em Situação Crítica. Acrescentámos ainda a pertinência sobre as reflexões críticas fundamentadas sobre a prática clínica na área de especialidade, que se traduziram em implicações para a prática profissional, demonstrando crescimento pessoal e profissional. Durante este percurso foram desenvolvidas competências na abordagem à pessoa em situação crítica e/ou família/cuidador, demonstrando uma prática profissional, ética e legal; nas práticas de qualidade, nomeadamente em programas de melhoria contínua dos serviços; na prevenção, intervenção e controlo de infeção e de resistência a antimicrobianos; na gestão de cuidados de enfermagem, antecipando instabilidades e risco de falência de órgãos; na gestão e liderança de recursos; e no desenvolvimento de aprendizagens profissionais, nomeadamente no autoconhecimento e assertividade, baseando a prática clínica especializada em evidência científica atual. Em suma, este caminho foi rico em experiências que possibilitaram não só a aquisição de competências, mas também o desenvolvimento crítico-reflexivo enquanto Enfermeira Especialista, o que se traduziu em implicações para a prática profissional, nomeadamente na abordagem à pessoa em situação crítica na sua globalidade.
- Contributos da enfermagem especializada para a melhoria da prática de cuidadosPublication . Fernandes, Bárbara Sofia Gomes Alves; Neves, Vasco Manuel da SilvaO presente Relatório de Estágio realizado no âmbito do Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, do Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Católica Portuguesa, evidencia o caminho percorrido nos locais de estágio para a aquisição de competências na área da referida Especialidade. Os estágios foram realizados no Serviço de Urgência, na Unidade de Cuidados Intensivos e no Instituto Nacional de Emergência Médica, no período compreendido entre 3 de maio de 2019 e 26 de janeiro de 2021. Este documento encontra-se estruturado em três capítulos: 1) introdução; 2) descrição dos locais de estágio; 3) aquisição de competências do Enfermeiro Especialista; e 4) conclusão. Estes capítulos têm como objetivos: descrever os locais de estágio e o percurso de aprendizagem como Enfermeiro Especialista em Médico-Cirúrgica; realizar uma análise crítico-reflexiva das experiências vivenciadas no contexto da prática clínica; descrever os objetivos que me propus alcançar e, consequentemente, as competências adquiridas no âmbito da Especialidade em Enfermagem Médico-Cirúrgica; a formalização de um documento de avaliação onde explícito as principais dificuldades e o impacto que estes estágios despoletaram no meu desenvolvimento pessoal e profissional. Para atingir estes objetivos, foi adotada uma metodologia descritiva, analítica e crítico-reflexiva. Foram, ainda, exploradas questões relacionadas com a responsabilidade profissional, ética e legal, com a melhoria contínua de qualidade, com a gestão de cuidados e com o desenvolvimento de aprendizagens profissionais. No domínio da responsabilidade profissional, ética e legal, são abordadas algumas questões relacionadas com a dignidade humana, o dever de sigilo profissional, o dever de informar, o direito ao consentimento informado e o consentimento presumido. No domínio da melhoria contínua da qualidade, reconhecem-se atividades que realçam a qualidade e a segurança dos cuidados, e identificam-se situações que carecem de melhoria, nomeadamente, no âmbito do controlo de infeção. No domínio da gestão de cuidados, apresenta-se todo o processo que está subjacente à gestão do serviço. No domínio do desenvolvimento das aprendizagens profissionais, são apresentadas todas as atividades que visam o desenvolvimento de competências profissionais, pessoais e comunicacionais, bem como a capacidade de reagir perante situações imprevistas e complexas. É no dia-a-dia que o Enfermeiro Especialista vivencia novas experiências, que adquire novos conhecimentos e que supera os desafios com que se depara, para que a sua prática seja diferenciada e de excelência. A par desse desenvolvimento profissional, está o desenvolvimento pessoal, pois este permite desenvolver capacidades humanas e consequentemente melhorar o desempenho na prestação de cuidados.
- Current trends on protein driven bioinks for 3D printingPublication . Veiga, Anabela; Silva, Inês V.; Duarte, Marta M.; Oliveira, Ana L.In the last decade, three-dimensional (3D) extrusion bioprinting has been on the top trend for innovative technologies in the field of biomedical engineering. In particular, protein-based bioinks such as collagen, gelatin, silk fibroin, elastic, fibrin and protein complexes based on decellularized extracellular matrix (dECM) are receiving increasing attention. This current interest is the result of protein’s tunable properties, biocompatibility, environmentally friendly nature and possibility to provide cells with the adequate cues, mimicking the extracellular matrix’s function. In this review we describe the most relevant stages of the development of a protein-driven bioink. The most popular formulations, molecular weights and extraction methods are covered. The different crosslinking methods used in protein bioinks, the formulation with other polymeric systems or molecules of interest as well as the bioprinting settings are herein highlighted. The cell embedding procedures, the in vitro, in vivo, in situ studies and final applications are also discussed. Finally, we approach the development and optimization of bioinks from a sequential perspective, discussing the relevance of each parameter during the pre-processing, processing, and post-processing stages of technological development. Through this approach the present review expects to provide, in a sequential manner, helpful methodological guidelines for the development of novel bioinks.
- O impacto da estratégia de extensão de marca no brand equity da marca mãe : estudo de caso : marca WortenPublication . Ramos, Érica Nogueira; Brandão, Nuno Manuel Coelho de GoulartCada vez mais as marcas utilizam a estratégia de extensão de marca para reduzir os custos inerentes a introduzir uma nova marca no mercado (nomeadamente a nível da distribuição e da comunicação), ao utilizar o nome de uma marca estabelecida na introdução de categorias e ou produtos novos, para que estes possam beneficiar do capital simbólico estabelecido pela marca. Contudo, a extensão de marca, pelo seu efeito bilateral, também tem impacto na marca-mãe e não só vice-versa, podendo trazer-lhe benefícios, como o aumento do seu valor percebido e do retorno financeiro, mas também riscos, canibalizando as suas vendas, e/ou danificando a sua imagem, dependendo da forma como é avaliada pelos consumidores. A presente investigação pretendeu estudar o impacto da recente estratégia de extensão de marca da Worten online (com a introdução do Marketplace), para fora da sua categoria de produtos principal – eletrónica – a três categorias de produtos distantes (nomeadamente alimentação para animais de estimação, puericultura e perfumaria). Pretendeu-se investigar de que forma a extensão da marca Worten, para categorias de produto distantes da sua categoria de produtos core, influencia a forma como o consumidor da marca perceciona cognitivamente o seu valor percebido como um todo. Pretendeu-se, deste modo, aferir se o consumidor considera que esta extensão mantém, aumenta ou prejudica o brand equity da marca-mãe Worten. Utilizou-se uma metodologia de âmbito mista, do qual fez parte o método qualitativo - análise documental às campanhas de comunicação da marca e entrevista exploratória ao gestor de marca e comunicação da Worten na península Ibérica, António Fuzeta da Ponte, e o método quantitativo - aplicação de um inquérito por questionário aos consumidores da marca Worten, que contou com uma amostra significativa de 387 inquiridos. Estabeleceu-se, por fim, uma questão de investigação que norteou o presente estudo: “a avaliação da extensão da marca Worten pelos seus clientes, nas categorias perfumaria, alimentação para animais de estimação e puericultura, afeta a perceção do seu valor de marca?” Os principais resultados apurados revelaram que a extensão de marca em análise teve efeitos no brand equity da marca-mãe Worten, provando o seu efeito bilateral, medidos através das alterações sentidas em duas das variáveis do brand equity - a notoriedade e as associações de marca. Dentro das variações sentidas, estas dividem-se entre uma visão mais positiva e outra mais negativa da marca, relacionadas com a forma como estes indivíduos avaliaram a extensão de marca.
- Genetically modified food and health professionals : knowledge, practice and training needsPublication . Vieira, Isabella Ribeiro de Figueiredo; Silva, Maria Margarida Monteiro de Carvalho e; Pinto, Elisabete Cristina Bastos; Brandão, Teresa Maria Ribeiro da SilvaSince 1996 there have been a number of transgenic foods approved for human and animal consumption in the European Union. These foods, altered through genetic engineering, have been questioned as to the dimensions of their potential benefits and risks. This is especially relevant in the case of the nutritional dimension, where consumers are confronted with daily decisions about how to feed themselves. In this context, health professionals are called upon to intervene, sooner or later, and respond in the context of their clinical contact to questions of opinion, attitude, and science. Thus, the objective of this work was to evaluate the knowledge and opinion of nutritionists and physicians on the subject of transgenic foods and their perception of training needs, in addition to presenting a proposal for teaching this subject matter. In this research a combination of methods was used. Data of a qualitative and quantitative (questionnaire, interview, and class) nature were combined in order to improve the breadth and depth of the study. A questionnaire was applied between March and July 2016 and 248 nutritionists and 278 physicians took part. The questionnaire was validated and additional statistically-based analyses were performed to gather respondent profiles according to the various issues surrounding genetically modified foods. Furthermore, a pilot study with the participation of 14 health professionals was carried out with the purpose of establishing and assessing a training module on transgenic foods for Nutritional Sciences and Medical Sciences higher education. Overall results showed nutritionists more unfavorable opinions regarding genetically modified foods whereas physicians tend towards a more neutral view. This characterization draws a detailed portrait of how these professionals perceive transgenic foods. Apparently age, gender, and level of education all influence both opinion and knowledge. Nutritionists and physicians have fairly low knowledge of transgenic foods. This situation can be better understood in the light of the virtual non¬existence of teaching modules on this topic in Portugal, either in undergraduate or postgraduate degrees, including continuing education. Both nutritionists and physicians considered it useful to have some kind of training on transgenic foods during university and professional education but their opinion differed on the format and type of program. As food experts, transgenic food studies could become a part of regular or optional courses. For physicians knowledge would desirably take shape through lesser offers, such as extra credit courses or workshops. The format of multidisciplinary teaching proposed in this research is based on the recognition that a complex web connects science and technology with society. This is an approach that develops much needed critical thinking skills when knowledge limitations are involved in decision making during times of uncertainty and an uneven risk distribution across society. Results of this research contribute to the current literature on the positioning of health professionals regarding transgenic foods, creating a reference point where now questions must now be equated and answered.