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- A Banca em Portugal : os desafios à responsabilidade socialPublication . Antunes, Ana Margarida Teixeira de Sousa Duarte; Vieira, Isabel Maria Paula Amado de FreitasA dissertação apresentada tem como objecto de estudo, a análise dos desafios actuais da responsabilidade social na banca. A responsabilidade social de qualquer organização é o espelho da sua forma de liderança e compromisso ético. Desta forma, é importante perceber que a responsabilidade social numa empresa, não se encontra dentro de um departamento ou numa acção de voluntariado. É a pedra angular de uma gestão organizacional. Ao longo deste estudo, apresento os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS – das Nações Unidas, como “pano de fundo” com o prepósito de alinhar os desafios às decisões da responsabilidade social na banca, com o crescimento económico, inclusivo e sustentável proposto pela ONU, de forma a adoptarem também, medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos. Investiguei os programas de RSE, em três bancos, por análise documental, e a realização de dez entrevistas, acreditando que todos os testemunhos deram um valor acrescentado e extraordinário a esta investigação. As análises realizadas permitiram concluir que as novas gerações são o motor de mudança da transformação social, tecnológica e financeira que estamos a viver, e por isso, é essencial que a os bancos acompanhem este novo ritmo digital, se querem ter clientes satisfeitos. Existe um percurso longo, de transformação por parte de toda a banca, para uma banca digital, onde os elementos da confiança com os clientes, da fidelidade criativa, da nova linguagem com as gerações vindouras, são fundamentais no acompanhar deste ritmo da sociedade. A relação com os colaboradores, a relação com os clientes, e a relação com o nosso planeta, orientadas por novos princípios e valores, ditarão a sustentabilidade do negócio bancário.
- Que fazes aqui, Elias? (1 Reis 19,1-21) : o Profeta e a experiência do encontro com Deus no Monte HorebPublication . Castro, Severino do Ramo de Freitas; Almendra, Luísa Maria Varela; Lourenço, João DuarteO foco do presente trabalho é a análise exegética da narrativa da fuga do profeta Elias por medo de perder a vida, após a ameaça feita pela rainha Jezabel, indo ao encontro de Javé no monte Horeb (1Rs 19, 1-21). Analisaremos os motivos da escolha de Elias de se dirigir a este lugar sagrado do povo judeu. Abordaremos de forma panorâmica as questões relativas às narrativas sobre o Profeta contidas no ciclo de Elias que está enquadrado no Livro dos Reis, assim como o conjunto das referências ao Profeta no Antigo e no Novo Testamento. Não faltará uma curta reconstrução da influência de Elias na memória do povo judeu e a sua presença em diversas tradições religiosas. Elias foi considerado um novo Moisés e comparado com João Batista e com o próprio Jesus. Elias é esperado como o precursor do fim dos tempos, segundo a profecia de Malaquias; por isso os judeus esperam, ainda hoje o regresso do Profeta.
- Vivências do tempo: uma reflexão a partir de Hannah ArendtPublication . Amaral, MargaridaThis article aims to reflect on time, in particular on some of our temporal experiences. Considering the flow that constitutes what we can designate as "objective time", we frame it inter-subjectively through the categories of the past, present and future, but we feel it, live it and understand it subjectively. It is on this last dimension that this article focuses. Based on a reflection by Hannah Arendt on the time of the "thinking ego", we will try to frame the time of our life and the time of the world where we live. Hannah Arendt refers to a non-sequential image of the past and the future, which suggests that all men are situated in an uneasy present, between two forces that correspond to those temporal categories. Effectively, we spend our lives remembering and anticipating, supported respectively by the fear of the future and the security of the past. This existential condition prevents us from being present, that is, from establishing a present for ourselves, which is fundamental to the tranquility required by the exercise of thought. Thus, according to Hannah Arendt, when we think we are inevitably located in the present, and therefore between the past and the future, but we endow it with a specific timelessness that corresponds to the suspension of our activities in the world in order to be able to think. Now, from that privileged position, we can dare to discover other subjective experiences of the time, namely, the bi-directionality inherent in the contrast between the time of our life and the time of the world in which we are allowed to live. These times intersect in the present, but they assume a quite different direction: the world settles in the past, while we are moving towards a future that constantly challenges us.
- O valor da marca e a sua influência no comportamento do consumidor : estudo de caso : Quinta do Monte D’OiroPublication . Ferreira, Catarina Sofia Correia; Brandão, Nuno Manuel Coelho de GoulartO principal objetivo desta investigação de mestrado visou aferir de que forma é que o valor de uma marca é percecionado e, se esta influência o comportamento do consumidor, nomeadamente no seu processo de decisão de compra. Mais precisamente, através de um estudo de caso junto da marca Quinta do Monte d’Oiro, uma empresa de produtos vinícolas com grande destaque no mercado de vinhos premium. Neste sentido, definiu-se a seguinte pergunta de partida: a perceção do valor marca Quinta do Monte d’Oiro é facilmente percebida e influi no processo de decisão de compra por parte dos seus consumidores? Definiu-se assim, deste modo, uma metodologia de base qualitativa para o apuramento dos seus dados exploratórios; e, uma metodologia quantitativa, através da aplicação do instrumento inquérito por questionário, para o apuramento dos dados primários do estudo. As hipóteses que nortearam a presente investigação foram: i) os consumidores da Quinta do Monte d’Oiro são leais à marca, reconhecem-lhe notoriedade, qualidade e estabelecem associações positivas e outros ativos contribuindo para a construção do valor da marca; e ii) a lealdade, notoriedade, qualidade percebida, associações e outros ativos têm influência no processo de decisão de compra da marca Quinta do Monte d’Oiro. Através das referidas questões de investigação sustentaram-se cinco variáveis distintas, através do modelo Brand Equity Ten de Aaker (1991; 1996). Neste sentido, com a realização da presente investigação de mestrado foi possível apurar que as variáveis referidas não só foram positivamente percecionadas pelos consumidores da marca, como também nos permitiram perceber quais as que possuem maior relevância na influência do processo de decisão compra do consumidor da marca Quinta do Monte d’Oiro.
- Projeto ABioNet: criação de uma rede de excelência em ciência e tecnologia de bioprodutos na ArméniaPublication . Oliveira, Leandro Jorge Guimarães de; Carvalho, Eduardo Luís Ribeirinha Cardoso deA agricultura é um dos setores económicos mais importantes na Arménia. Tendo os bioprodutos ganhado destaque pela sua capacidade de considerar todo o ciclo de vida do produto, desde a sua origem agrícola até à sua renovabilidade geral, passando pela sustentabilidade ambiental. Nesse contexto, o desenvolvimento de novas abordagens empíricas para capturar o conjunto complexo de interações entre ciência e tecnologia é particularmente importante. O objetivo deste trabalho é descrever o Projeto ABioNet - Rede de Ciência e Tecnologia em Bioprodutos na Arménia - como um modelo para a criação de pontes entre a Educação, Empreendedorismo e Inovação. Com o ABionet pretendeu-se: desenvolver cursos online na área da ciência e tecnologia de bioprodutos; modernizar a oferta formativa nas universidades da Arménia; criar de uma rede de excelência em ciência e tecnologia de bioprodutos entre a Arménia e a Europa; fomentar o espírito empreendedor entre estudantes na área dos bioprodutos e stakeholders; criar uma comunidade de prática em ciência e tecnologia de bioprodutos. Assim, o ABioNet permitirá estabelecer uma rede multidisciplinar entre: centros de investigação, departamentos e laboratórios da Arménia e Europeus para promover a educação em ciência e tecnologia de bioprodutos através de um circuito eficaz de comunicação e gestão entre todas as universidades participantes e partes interessadas.
- Perceções de alunos no ensino básico sobre a escola : conhecer para melhorar a qualidade da ação educativaPublication . Jorge, Isolina Maria Dias; Cabral, Maria Ilídia de MeirelesO propósito deste estudo é dar voz às perceções que os alunos do ensino básico têm sobre a Escola, oferecendo espaço para uma reflexão sobre o modo como as vertentes relacionadas com as aprendizagens sociais, o currículo, a relação pedagógica e a avaliação podem afetar o desenvolvimento do aluno no seu processo de aprendizagem. Colocando o enfoque, do nosso estudo, no que os alunos pensam e sentem sobre a escola, sobre o seu processo de escolarização, visamos redimensionar o “olhar de fora” da escola a partir do “sentir por dentro”, obtendo, deste modo, uma “visão” de quem a vivencia diariamente, das suas engrenagens centrais, da construção da dinâmica da instituição e para quem ela pode marcar um percurso de uma vida. Assim sendo, com esta investigação procurou-se: 1) Conhecer o significado que os jovens em geral atribuem às suas vivências escolares, no âmbito da diversidade cultural; 2) Identificar problemas reais dos alunos na escola; 3) Conhecer de que forma essas perceções que os alunos têm sobre a escola afetam o aproveitamento escolar; 4) Conhecer diferentes propostas dos alunos no que se refere a atividades e dinâmicas que estes considerem importantes para melhorar o processo de aprendizagem; Esta pesquisa situa-se num paradigma fenomenológico-interpretativo, tendo-se aplicado instrumentos de cariz quantitativo (questionário) e qualitativo (narrativas) nesta última a técnica de tratamento de dados foi a análise de conteúdo. Tendo em consideração que as investigações qualitativas privilegiam, essencialmente, a compreensão dos problemas a partir da perspetiva dos sujeitos da investigação, pretende-se assim entrar no mundo pessoal dos discentes. Trata-se, portanto, de um estudo exploratório, descritivo e interpretativo, em que se ambiciona retratar a visão e as experiências escolares dos discentes que tão pouco são tidas em conta, aquando da produção/aplicação de instrumentos de organização e avaliação da Escola. Para os alunos que participaram neste estudo a escola é um palco de atos marcantes, onde simultaneamente possam ser atores e autores dos seus papéis. Os resultados obtidos e a analisados neste estudo permitem-nos concluir que os alunos apresentam uma visão tendencialmente positiva nas suas relações interpessoais essencialmente com os pares e com a maior parte dos professores, consubstanciando-se a escola como um lugar de sociabilização, onde se estabelecem laços afetivos que ficam “para a vida”. Concomitantemente têm igualmente uma opinião muito otimista da sua visão da Escola em que a designam como um espaço onde gostam de estar e que lhes desperta sentimentos como Felicidade. Evidenciaram ter capacidade de decisão e que sabem o que querem da escola. Mostraram igualmente vontade de que a sua voz fosse ouvida através do modo massivo como participaram neste estudo. Escutar a voz dos alunos é adquirirmos aprendizagens para a vida, é proporcionar espaço para a construção de uma Escola como um espaço de Cidadania comprometida em formar cidadãos donos de uma voz ativa, participativa e interventiva que contribua para uma Sociedade mais Democrática.
- Jorge de Sena y Dionisio Ridruejo: 11 cartas y algunos versosPublication . Vieira, Inês EspadaThe poets Jorge de Sena (1919-1978) and Dionisio Ridruejo (1912-1975) met as professors at the University of Wisconsin-Madison in 1968 and began a friendship that would last until the end of their lives, sharing the literary and cultural life of their home countries with other Portuguese and Spanish writers and intellectuals. This work presents the unpublished correspondence between Sena and Ridruejo, establishing a relationship with other evidence of their mutual coexistence and admiration, which is closely tied to the common destiny of the two Iberian countries.