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- City, space and place in the digital age : an analysis of how technology shapes our everyday experience of space in cities : a case-study analysis of a coworking space - Second Home LisbonPublication . Folgado, Ana Rita Mendonça Leal Gameiro; Afonso, Carla Susana Moiteiro GanitoThe aim of this dissertation is the analysis of how technology shapes our everyday experience of space in cities. Focusing on a new urban typology, the coworking space, it looks towards emerging practices, and new patterns of behaviour, shaped or mediated by technology. Current literature projects an increasingly greater impact of technology on society, ranging from the very concept of ‘smart cities’ to the manner in which personal devices seamlessly integrate into our lives. In order to access this impact, the current work relied on the case-study analysis of a coworking space – Second Home Lisbon – which stands out in the local context for its unique spatiality and strong cultural programme. After the elaboration of the theoretical framework, documental analysis provided a complete recognition of the object, and finally, in situ observational research was undertaken for a month, and a members’ survey was conducted. For the observational research process, a grid of analysis was developed, consisting of several categories: privacy, community, mobility, communication, cooperation, and legacy patterns. It was argued that all these categories have a spatial underpinning and, in addition to informing on a specific layer of the object, they also constitute relevant dimensions of everyday life, which have potentially been affected by technology. As a conclusion, this work highlights the contradiction between the apparent dematerializing of work and the growing number of spaces for working, asserting the importance of place, still. Furthermore, it considers that technology has affected the way we experience space, and that is seen on the coworking space on both a macro or external level, in the conceptual co-construction of the narratives of the coworking space and, on a micro or internal level, in the manner in which people perceive and appropriate the space.
- Ser enfermeiro especialista : conceção, implementação e avaliaçãoPublication . Santos, Ana Patrícia Sousa; Neves, Vasco Manuel da SilvaSer Enfermeiro Especialista: conceção, implementação e avaliação é o título deste relatório de estágio, onde é narrado o percurso para o desenvolvimento de uma Enfermagem especializada ao doente médico-cirúrgico, em situação crítica. Constrói-se sobre uma metodologia crítico-reflexiva, com o intuito de materializar uma auto avaliação das competências desenvolvidas durante este processo de aprendizagem. A sua essência é um olhar detalhado aos cuidados prestados ao doente médico cirúrgico, nos estágios realizados em contexto de cuidados intensivos, em resposta às suas necessidades e dos seus familiares, concebendo, implementando e avaliando diagnósticos de enfermagem. Realizei esta reflexão centrando-me nos objetivos definidos, tendo em conta os quatro domínios das competências comuns partilhados por todas as especialidades de Enfermagem, as competências específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem médico-cirúrgica, na área à pessoa em situação crítica, bem como, os objetivos propostos para a unidade curricular.No âmbito do desenvolvimento de competências académicas foi desenvolvida uma revisão da literatura de um tema que espelhasse uma preocupação profissional e pessoal, na área da especialização, com o objetivo de potenciar e atualizar conhecimentos. A terapêutica inalatória sem aerossolização, foi a temática escolhida. Desde o reconhecimento da pandemia por SARS-CoV-2, esta forma terapêutica tornou-se numa prática comum em ambiente hospitalar, devido ao impedimento da dispersão de aerossóis, o que despoletou a necessidade de aprofundar saberes. A sua otimização exige uma técnica adequada e um manuseio correto dos inaladores, o que representa para os enfermeiros envolvidos no ensino uma responsabilidade acrescida, por terem um papel de destaque na educação ao doente. Das principais implicações que este processo gerou, destaco o progresso na capacidade de questionar, investigar e implementar planos de intervenção, em diferentes contextos de ação, numa procura contínua da excelência dos cuidados. Estou convicta que este percurso, tornar-se-á o ponto de partida para uma prestação de cuidados especializados, fundamentados em conhecimento atual, válido e pertinente. A formação contínua constitui-se como um elemento relevante para o desenvolvimento profissional do enfermeiro, desempenhando este trajeto um papel determinante na persecução deste desiderato.