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- Origem e limites do poder político na obra do Padre Francisco Suárez, S.J. : Suárez como defensor de um governo limitado : uma leitura à luz da polémica com Jaime IPublication . Barroso, Maria Leonor Albuquerque Durão; Moreira, Ivone SantosA presente investigação tem como propósito discernir em que medida é possível apresentar uma leitura do pensamento político de Francisco Suárez como proponente de um governo limitado e quais os elementos do seu pensamento que sugerem essa leitura. Após uma contextualização do ambiente político da época, marcado pelos desafios resultantes dos Descobrimentos e do Protestatismo, será analisado o posicionamento político de Jaime I relevante para a polémica com Suárez. Enriquecida pelo contraste com as posições do monarca, e uma vez que Suárez tem em vista a defesa dos católicos ingleses (súbditos temporais de um monarca em ruptura com Roma e súbditos espirituais do Papa) diante do absolutismo propalado pelo monarca de Inglaterra, esta investigação revelará de modo mais claro uma proposta de limitação do poder político. As implicações teóricas dos princípios fundamentais em que assenta o pensamento político de Suárez ficam claras na segunda e terceira partes da investigação, dedicadas à origem e aos limites do poder político, respectivamente. Para tal, recorre-se a estudos que até aqui se fizeram de vários aspectos do pensamento político do autor, não pretendendo esta tese substituí-los, mas sugerir uma linha interpretativa própria, também ela construída sob as conclusões de estudos já existentes. Partindo de uma análise da defesa do consentimento como única fonte legítima de poder político em determinado governo, que passa a assentar numa base popular, procurar-se-á refutar as tentativas de associar o autor à subsequente tradição contratualista, de modo a preservar a herança aristotélica-tomista do seu pensamento. Por fim, enunciando limites concretos ao poder soberano expostos por Suárez, discerne-se aí uma proposta de governo humanamente limitado que se procura associar aos princípios do personalismo (onde se insere a intrínseca dignidade humana) e da sociabilidade natural do homem. E apesar de estarem ausentes do pensamento de Suárez elementos necessários para a sua classificação como liberal ou democrático, desenvolvem-se diversos traços do seu pensamento que sugerem uma defesa deliberada da liberdade na esfera política.
- A influência das práticas ambientais na imagem e reputação da organização e na perceção do consumidor : estudo de caso RenovaPublication . Rodrigues, Carolina Sousa; Victorino, Mariana Hidalgo Barata MartinsA globalização e as mudanças tecnológicas têm contribuído para que as novas gerações e a população em geral estejam cada vez mais informadas sobre os problemas ambientais da atualidade. Neste contexto, surge um novo tipo de consumidor que sabe perfeitamente aquilo que quer e que tem em consideração o impacto que as suas escolhas poderão vir a ter no meio ambiente. As organizações viram-se, assim, obrigadas a adotar novas estratégias para acrescentar valor às suas marcas e, consequentemente, a melhorar a sua reputação ao nível da responsabilidade ambiental. Paralelamente, as organizações apostaram no marketing verde, já que é uma estratégia que, para além de dar resposta às necessidades dos consumidores, também ajuda na consciencialização dos mesmos sobre os impactos ambientais das suas escolhas. Nesta investigação foram estudados os conceitos basilares para esta área temática, como sejam o marketing verde, a publicidade verde, o consumidor verde, a comunicação verde, a imagem e reputação organizacional verde e o conceito de greenwashing, de forma a compreender qual a influência deste tipo de estratégias na imagem e reputação da organização e na perceção do consumidor sobre a mesma. Estudou-se, em particular, a influência das estratégias ambientais na imagem e reputação da marca Renova. Neste estudo foi utilizada uma metodologia mista, utilizando métodos quantitativos - o questionário – e qualitativos - a entrevista e o estudo de caso. Esta investigação possibilitou uma melhor compreensão da influência das estratégias ambientais na imagem da marca e na intenção de compra dos consumidores e permitiu dar resposta à questão ética a que o estudo se propôs dar resposta relativa à utilização de falsas estratégias ambientais (greenwashing).