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- Morte e imortalidade segundo São Cipriano de Cartago : uma leitura atualizante do Tratado De MortalitatePublication . Costa, Celestino da; Lamelas, Isidro PereiraA experiência e o medo da morte foram sempre motivo de reflexão. Mas passaram a sê-lo ainda mais em contexto cristão, depois que a fé em Cristo conferiu à morte corporal um novo significado. Os cristãos das primeiras comunidades eram vistos como aqueles que não tinham medo de morrer, isto porque a morte deixou de estar “diante deles”, mas “atrás”, isto é, no batismo. Desde então, para o batizado, foi a vida que passou a estar diante dele. Para averiguarmos esta tese, tomámos como fonte do nosso estudo a obra de São Cipriano de Cartago intitulada De mortalitate. Desenvolveremos a reflexão em três momentos: no primeiro, falaremos do contexto que levou São Cipriano a redigir essa obra e a abordar o tema da morte. Numa segunda parte, refletiremos sobre a resposta do bispo de Cartago à crise provocada pela “mortalidade” pessoal e social. Num terceiro momento, refletiremos sobre a atualidade da teologia da morte de S. Cipriano tendo em conta a resposta que a Igreja deu à “peste” do século XXI provocada pelo Covid 19.
- O marketing digital nos media sociais : o papel dos micro-influenciadores na Allianz Global AssistancePublication . Ferreira, João Carlos Bugarim; Ribeiro, Nelson CostaEste estudo pretende clarificar as dinâmicas do marketing nos meios online e, em particular, nos media sociais, depois de, como consequência da digitalização da sociedade, as empresas terem registado um decréscimo da eficácia das suas mensagens publicitárias disseminadas através dos chamados media tradicionais, como a televisão, a rádio e a imprensa. Assim, são explorados os fundamentos que levam a que o marketing digital seja cada vez mais preponderante nas estratégias de comunicação das marcas, e a forma como os media sociais permitiram uma aproximação sem precedentes entre empresas e consumidores, além de terem proporcionado, através das funcionalidades de criação e partilha de conteúdos, o aparecimento dos influenciadores digitais, utilizadores que ganharam notoriedade junto dos seus pares e que colaboram com as marcas atuando como intermediários entre elas e os seus clientes. A nível empírico e tomando como estudo de caso a Allianz Global Assistance, procedeu-se a entrevistas semi-estruturadas com profissionais da área do marketing e com uma influenciadora digital, além de uma análise de conteúdo aos perfis de Facebook e Instagram da empresa. Concluiu-se que os media sociais podem ser vistos como muito mais que apenas canais comerciais e que os consumidores preferem cada vez mais contactar com produtos e serviços através dos influenciadores em detrimento das próprias marcas.
- Parenting, child development and primary care - 'Crescer em Grande!' intervention (CeG!) based on the Touchpoints approach: a cluster-randomised controlled trial protocolPublication . Fareleira, Filipa; Xavier, Maria Raúl; Velte, Julia; Teixeira, Andreia; Martins, CarlosIntroduction Despite support for parenting being already recognised as a priority, there remains a paucity of evidence on how to facilitate its adoption in regular visits of maternal and child health primary care (PC). We describe the protocol for a study to assess the effect of an innovative universal Touchpoints-based intervention - 'Crescer em Grande!' (CeG!) - when supporting the process of transition to parenthood and early infancy, at multiple PC units. Methods and analysis A cluster-randomised trial will be conducted in 12 PC units (clusters) from the Lisbon metropolitan area, Portugal. Participants will be a minimum of three family physicians and one nurse/unit, as well as 216 expecting parents and future babies until 18 months who are using the PC services. Sites will be randomised to either the CeG! or usual care. The CeG! will consist of: (1) the integration of the Touchpoints approach in PC maternal and well-child visits, with the support of 28 leaflets for parents to file in a folder; plus (2) training for PC providers on how to perform the CeG! into existing practice. Parents will be required to fill in questionnaires at point throughout their child's 18-month, mostly online. The primary outcome will be the self-perception of parental competence (Parenting Sense of Competence Scale). Other outcomes include: family functioning, couple dynamics, mental health, well-being/quality of life, psychological experience of pregnancy, attachment, child development. Acceptability, satisfaction and feasibility of CeG! will also be obtained from providers' and parents' perspectives. Costs associated with delivering the CeG! will be calculated. Study analyses will be under the principle of intention-to-treat. Ethics and dissemination Approval was obtained from the Ethics Committee of the Regional Health Administration. The results will be shared with participants and disseminated via peer-reviewed published papers, presentations at scientific and professional conferences. Trial registration number ISRCTN90692907
- A influência das celebridades nas audiências televisivasPublication . Azevedo, Mariana Merouço; Jorge, Ana Margarida Ferreira RatoAo longo da sua existência, a televisão foi sofrendo várias alterações que modificaram, essencialmente, a forma como o telespetador vê e consome televisão. Nos seus primórdios, esta “caixa mágica” funcionava como um meio audiovisual que reunia pessoas, fazendo-as partilhar momentos e experiências. A nível de programação, a televisão tinha uma oferta simples que, apenas por ser novidade, conquistava multidões. Contudo, o meio televisivo tornou-se a cada dia mais competitivo e recheado de oferta. Hoje em dia, a televisão é mais um meio a que todos temos acesso e que nos permite ver o programa que pretendemos e os apresentadores de quem gostamos a qualquer hora do dia. Inevitavelmente, para fazer face à concorrência, as estações adaptaram as suas escolhas com o propósito máximo de atrair as audiências, muitas vezes através dos rostos da televisão. E, por isso, atualmente, é inconcebível falar sobre televisão sem incluir o fenómeno das celebridades. Após a surpreendente mudança de Cristina Ferreira, em 2018, da estação televisiva TVI para a SIC e após o sucesso que a apresentadora teve, nasceu a curiosidade de compreender o fenómeno das celebridades e a forma como os telespetadores as seguem. É nesse sentido que a presente dissertação vai contribuir para uma melhor compreensão do comportamento do telespetador português face aos canais televisivos e às celebridades televisivas. Através de um inquérito por questionário à população adulta portuguesa e de uma análise da cobertura mediática feita às mudanças de estações televisivas de Cristina Ferreira, foi possível concluir que os inquiridos escolhem o canal televisivo que consome com base, essencialmente, no estilo de programas que gostam de ver, apesar de parte da amostra revelar considerar os apresentadores e celebridades que deles fazem parte. Em relação ao caso específico da apresentadora Cristina Ferreira, conclui-se que grande parte dos inquiridos que a seguem, fazem-no sempre, independentemente das mudanças da apresentadora entre diferentes estações televisivas. Assim, Cristina Ferreira torna-se um caso à parte das restantes celebridades, uma vez que altera o comportamento comum dos telespetadores.