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- How can a populist government shift a democracy towards an autocracy? : the government of Viktor OrbánPublication . Carvalheiro, Sofia Ferreira Vasques; Gyorffy, DoraThis research work examines how a populist government can dismantle democratic institutions. In theory, populists create a narrative of giving the power back to the people, however, in practice, populist leaders use this façade in order to centralize the ruling power. We analyse the government of Viktor Orbán in Hungary as it is a working model of contemporary populism in power. Over the last decade, Orbán has repressed democratic freedoms, the independent media and has taken significant control over the legislative and judiciary. The Hungarian prime minister keeps his democratic legitimacy based on the existence of regular elections. However, this thesis argues that a democratic system requires more than the condition of elections. Therefore, after the authoritarian steps that Orbán’s government has taken since 2010, Hungary has taken a seismic shift away from a democratic system.
- O ensino profissional em Portugal (1989-2015) : uma análise das suas dificuldades de afirmaçãoPublication . Gregório, Inês Sofia Gulipa; Alves, André Azevedo; Gamboa, EugéniaApesar da existência de um aparente reconhecimento consensual em relação às vantagens do ensino profissional em Portugal, esta modalidade de ensino enfrentou – e enfrenta ainda hoje – dificuldades em afirmar-se como uma alternativa digna e de qualidade no contexto geral do sistema de educação. Em Portugal, as primeiras formas de ensino profissional remontam ao século XVIII. Desde então, sucessivos regimes e governos recorreram a esta modalidade de ensino para formar trabalhadores qualificados para os mais diversos sectores de actividade económica, reconhecendo o impacto deste tipo de ensino no desenvolvimento económico do país e no aumento da competitividade internacional da mão-de-obra portuguesa. Houve apenas uma breve excepção a este entendimento generalizado: durante os primeiros dez anos que se seguiram à Revolução de 1974, o ensino profissional foi absolutamente extinto do sistema educativo português. Neste contexto, esta investigação pretende encontrar explicações para a persistência da dificuldade de afirmação desta modalidade de ensino, adoptando como modelo de referência o sistema dual alemão de ensino profissional. Para isso, aplica-se uma metodologia mista com o objectivo de analisar as estratégias e políticas de ensino profissional entre 1989 e 2015, procurando compreender de que forma a natureza das decisões adoptadas, a intervenção dos diferentes actores institucionais e as clivagens ideológicas contribuíram para a posição que o ensino profissional ocupa em Portugal.
- Análise reflexiva sobre a Unidade Letiva 3, “A Família, Comunidade de Amor” do Programa de EMRC para o 5.º ano do 2.ºciclo do Ensino Básico e SecundárioPublication . Oliveira, Ana Sofia Barbosa; Carvalho, José Carlos da SilvaO presente relatório pretende fazer uma análise reflexiva da UL3 “A Família, Comunidade de Amor” do 5.º ano de escolaridade do segundo ciclo do Ensino Básico da disciplina de EMRC, no âmbito da PES do Mestrado em Ciências Religiosas. Apresenta-se uma reflexão sobre o ser família, onde se consideram as perspetivas das várias ciências para compreender como esta foi sendo estruturada ao longos dos tempos, até atingir o significado que lhe atribuímos atualmente. Dá-se a conhecer também o grande contributo que a categoria bíblica tem na designação da considerada célula fundamental da sociedade, lugar onde o Ser Humano nasce e constrói o seu projeto de vida. Foi elaborada uma reformulação programática para a UL3 “A Família, Comunidade de Amor”, reafirmando a importância pedagógica fulcral da disciplina de EMRC na formação integral do aluno e na valorização da família alicerce da construção do seu projeto de vida.
- Atividades instrumentais da vida diária em pessoas com defeito cognitivo ligeiro : avaliação baseada no desempenhoPublication . Ribeiro, Catarina Duarte das Fontes; Ribeiro, Filipa Delegado Neiva CorreiaIntrodução: Em países desenvolvidos, o envelhecimento global da população é, cada vez mais, uma preocupação social. Como consequência deste fenómeno, tem existido necessidade de investimento em recursos, estruturas e investigação na área. Várias capacidades cognitivas sofrem alterações com a idade, em alguns casos estas alterações são superiores às esperadas no envelhecimento normal. Assim, é fundamental estudar o declínio da capacidade cognitiva, normal e patológica. Vários estudos têm vindo a explorar o Defeito Cognitivo Ligeiro (DCL). Um critério essencial para este diagnóstico é a manutenção da funcionalidade. Instrumentos como a UPSA têm sido cada vez mais usados como medida de funcionalidade baseada no desempenho. Este trabalho procura investigar, numa amostra da população com DCL, se a presença da variável sintomatologia depressiva, tem um impacto negativo na funcionalidade. Secundariamente, pretende-se verificar a influência da memória e das funções executivas na funcionalidade da mesma amostra. Metodologia: A amostra foi composta por 34 sujeitos com DCL com idades compreendidas entre os 65 e os 89 anos. Para a recolha de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: um questionário sociodemográfico, provas selecionadas que avaliam os domínios da Memória e Funções Executivas na Bateria de Lisboa para Avaliação de Demências (BLAD), a Escala de Depressão Geriátrica (GDS-15) e a UCSD Performance-Based Skills Assessment (UPSA). Resultados: Os resultados não evidenciaram uma correlação significativa entre sintomatologia depressiva (GDS-15) e o desempenho na prova de funcionalidade (UPSA). Verificou-se ainda que, a variável com maior poder preditivo de desempenho na funcionalidade foi a memória a curto prazo, avaliada pela prova “Memória Verbal com Interferência”, da BLAD. Conclusão: Os resultados obtidos não mostraram uma correlação significativa entre funcionalidade e sintomatologia depressiva, não corroborando os resultados verificados na maioria de outros estudos encontrados na literatura. Numa segunda análise, os resultados mostraram que a memória de curto prazo mostrou maior poder preditivo de desempenho na funcionalidade, o que não está de acordo com os resultados obtidos noutros estudos que referem que as funções executivas poderão ter mais influência no desempenho das AIVD e ABVD.