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- The system of the golden visa : a comparative analysis of foreign investment based on the notion of tax evasion and the conception of tax havens : does the golden visa foster tax evasion?Publication . Mendes, Maria Inês Peralta e Mello de Sousa; Dourado, Ana Paula do Valle-Frias de Madureira e PiedadeThis paper is a study of the impact of the Golden Visa, a special residence permit for foreigners obtained through investment activity in Portuguese territory, in the perspective of Tax Law and Tax Evasion, with special consideration for the structure of Tax Havens, in order to understand if there is any connection between them and if so, what can be done to limit it’s the negative consequences. At first sight, the Golden Visa program has many advantages for the economy and even for real estate taxes, as it generates more income for, at least, the real estate market. On the other hand, it does so by opening the door to possible scenarios of Tax Evasion, considering that there is only a declarative obligation from the taxpayer to register him or herself as a permanent resident, which means that he or she will not be paying personal income taxes in the country. Recently, investors have been opting for the use of investment funds, in order to obtain a Golden visa and its advantages with significantly less investment capital. These investment funds can be located in Tax Havens and I will try to analyze if that is, at all, an issue because, even if the investment fund is based in a Tax Haven, the investor who is attempting to obtain the Golden Visa will, nonetheless, have to invest in property or equity in the Portuguese territory. The creation of the Beneficial Owner Regime was, among other reasons, intended to prevent investments made by certain persons through companies or any other entities, where the identity of the ultimate investor is unknown and, as such, the new regime prevents investments made through entities based in Tax Havens without the Portuguese State being aware of it. It is now possible to track the exact origin of the investment, in a broad sense. There are concerns with the Golden Visa program, one of them being that the type of investment attracted does not materialize into a system that allows the country to collect personal income tax. Ultimately, I believe that the Golden Visa program is a very smart way of attracting foreign investment, in a scenario where it is much needed, while utilizing what Portugal has best to offer, which is, its real estate and stable political and social environment. Although the Golden Visa program is beneficial, it risks jeopardizing the international economic image of the country, since that there is a risk of other countries considering Portugal solely as a destination that sells European citizenships, in return for foreign investment.
- A programação do Rádio Clube de Moçambique durante a Guerra ColonialPublication . Barata, Catarina Sofia Marques; Ribeiro, Nelson CostaO presente estudo tem como principal objetivo perceber e analisar a programação do Rádio Clube de Moçambique durante a Guerra Colonial, e como este servia de instrumento de propaganda do Estado Novo. Devido ao seu alinhamento com o regime português e à existência de receitas angariadas pela exploração do mercado publicitário, a estação conseguiu alcançar a hegemonia da radiodifusão em Moçambique. Ao longo dos anos, esta estação radiofónica expandiu-se pelo território, a partir de Lourenço Marques, com o apoio do poder colonial. A relação era, aliás, caracterizada por uma troca de favores mútuos: ao RCM interessava que o Estado continuasse interessado em investir na estação, e, para o Governo, o RCM era uma estação preponderante para conseguir transmitir os seus feitos e ideais junto da população da colónia africana. Através da leitura da Revista Rádio Moçambique, entre outubro de 1964 e outubro de 1967, pode-se constatar que o Rádio Clube de Moçambique foi uma estação radiofónica que desempenhou uma função importante na promoção do regime colonial. Os resultados obtidos permitiram apurar ainda que o Rádio Clube de Moçambique, durante o período da Guerra Colonial, servia significativamente como um meio de entretenimento para a população branca de Moçambique, oferecendo uma programação repleta de programas musicais
- O impacto dos micro influenciadores sobre os millennials no consumo de produtos sustentáveis : estudo de caso : MustiquePublication . Cardoso, Francisca Jorge Calado Lopes; Duarte, António Alexandre de OliveiraO impacto dos micro influenciadores nos Millennials e o consumo de produtos sustentáveis são o objeto de estudo da presente dissertação. A junção destas duas temáticas justifica-se pela necessidade de compreender de que forma é que os consumidores de hoje são realmente impactados pelos influenciadores digitais no consumo específico de produtos sustentáveis, utilizando como estudo de caso a marca Mustique, que é uma marca que se insere no mundo sustentável, utilizando o Instagram e influenciadores digitais na sua estratégia de marketing e comunicação. São vários os estudos que demonstram a importância que os consumidores Millennials dão aos influenciadores digitais e especificamente aos micro influenciadores. Também se tem vindo a verificar uma crescente preocupação com a sustentabilidade e, mais concretamente, com marcas mais sustentáveis. Neste sentido, pretende-se compreender estes fenómenos através de um estudo de caráter misto, com a realização de entrevistas tanto a consumidores como influenciadores e um inquérito por questionário. Quer as entrevistas, quer o questionário, dedicam-se, numa primeira fase, às temáticas em estudo de forma geral, e numa segunda fase, especificamente à marca Mustique. Os resultados obtidos demonstraram um impacto positivo dos micro influenciadores num maior conhecimento e consumo de produtos sustentáveis por parte dos consumidores Millennials, tanto na sua generalidade, como especificamente para a marca Mustique. No entanto, percebeu-se que, apesar da crescente importância dada ao fator sustentabilidade e também aos influenciadores digitais, existem ainda outros fatores que acabam por impactar as decisões dos consumidores no seu processo de decisão de compra.