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- As marcas e os tweens : a influência do YouTube nas crianças e como estas influenciam o consumo da famíliaPublication . Botelho, Mariana Leotte Teixeira; Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques DiasTodos sabemos que vivemos numa era em que a internet e as tecnologias digitais estão presentes no nosso quotidiano e em que é cada vez mais comum as crianças estarem habituadas a usar certos canais digitais desde muito pequenas. Mesmo que os adultos não estimulem a essa utilização, as crianças são muito atraídas pelas tecnologias digitais, são muito curiosas e procuram aprender. As marcas e os profissionais de marketing procuram aproximar-se dos consumidores através das ferramentas que sejam mais eficazes. O YouTube é um dos canais mais utilizados, sendo que as crianças são detentoras de uma grande maioria das visualizações de conteúdos do mesmo. Com a evolução do mundo digital, as crianças nascem já num contexto digital, estando familiarizadas com as mais diversas e avançadas tecnologias. Já desde muito jovens, procuram informação e gostam de estar a par das tendências. É neste contexto que se insere a presente investigação, que partindo de três questões, procura estudar o consumidor infantil, avaliando como as marcas se relacionam com os tweens (8 a 12 anos) através do YouTube e dos youtubers, e de como estas crianças se tornam, ou não, influentes do consumo familiar. É através de uma metodologia quantitativa operacionalizada através da aplicação de dois inquéritos por questionário (um dirigido às famílias e outro ao mercado) que se procura responder aos objetivos definidos para a presente dissertação. O questionário sobre a perspetiva das famílias obteve 38 respostas de tweens e 309 de adultos. Já o questionário sobre a perspetiva do mercado foi respondido por 42 profissionais de marketing. O presente estudo permitiu concluir que os youtubers influenciam de forma evidente, quer na perspetiva dos pais quer dos profissionais de marketing, os comportamentos dos tweens e que estes, por sua vez, têm também impacto nos comportamentos dos pais, influenciando o consumo do agregado familiar. Assim, as vantagens para as marcas em trabalharem com youtubers prendem-se com o aumento da visibilidade e com o impacto real nos comportamentos de consumo dos tweens e dos restantes membros do agregado familiar.
