Browsing by Issue Date, starting with "2021-02-18"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Tell me what you buy and I will tell you who you are : a psychological characterization of Millennials sustainable consumptionPublication . Pereira, Mariana Fernandes; Simão, Cláudia Patrícia Candeias; Jerónimo, RitaSustainable consumption behaviour is a major concern for modern day societies and businesses. Understanding the psychology behind sustainable behaviours is crucial for a sustainable future and widespread behavioural change. As empirical surveys identify Millennials as the most sustainable generation to date, Millennials were chosen to be the target population of this dissertation. This dissertation seeks to (1) investigate what is the psychological profile for sustainable consumer in Millennials; (2) warrant if there is only one (vs. more than one) psychological profile of the Millennials´ sustainable consumer and (3) ascertain which psychological factors predict such profile(s). In order to fulfil the abovementioned goals, this dissertation followed a quantitative approach, with statistical analysis carried out at SPSS software. A convenience sample technique was used, with a total of 329 participants, of which 204 (62%) were female and 125 (38%) male. Data was collected through an online questionnaire. Results indicate that there is not just one psychological profile for sustainable consumer in Millennials, but at least two psychological profiles, based on different type of products (clothing vs. food). These results provide a starting point for developing strategies that marketeers or policy makers can use to reach this economically powerful generation. Furthermore, it contributes to the understanding of the psychological variables of sustainable consumer behaviour and substantiates the body of knowledge in sustainable development.
- Melhorar a qualidade do atendimento aos bebés e suas famílias : a ação reflexiva do profissional de educação de infância na jornada de aprendizagem da criançaPublication . Pereira, Ana Catarina Duarte; Oliveira, Júlia Fátima Domingues Basto deA presente investigação tem na sua essência a Pedagogia-em-Participação – perspetiva pedagógica da Associação Criança (Oliveira-Formosinho & Formosinho, 2013) e o seu papel na qualidade da prática pedagógica do educador, uma prática assente no respeito e reconhecimento da competência dos bebés e do seu direito à participação. O trabalho desenvolvido envolveu três crianças, durante o ano letivo de 2016/2017, na sala de berçário do Centro Infantil Olivais Sul, em Lisboa. Este estudo enquadra-se numa metodologia da investigação qualitativa (Bogdan & Biklen, 2003) e segue o método da investigação-ação (Máximo-Esteves, 2008). A recolha de dados foi efetuada através das notas de campo, da documentação pedagógica e dos portefólios individuais das crianças. Nos portefólios foram refletidas as aprendizagens realizadas pelas crianças no âmbito das áreas de aprendizagem e dos eixos pedagógicos da Pedagogia-em-Participação (Oliveira-Formosinho & Formosinho, 2011), assim como analisados os níveis de bem-estar e de envolvimento (Laevers et al, 2005). O profissional que desenvolve a Pedagogia-em-Participação assume-se como um profissional reflexivo que interrompe os seus saberes e reconhece a criança enquanto ser provido de capacidade e agência, respeitando a sua identidade e aumentando o seu bem-estar.
- Conservação de duas esculturas da Coleção do Museu da FBAUP : Marcellus como Hermes Logios (gesso) e O Repouso (argamassa cimentícia) : abordagem no âmbito da conservação verde : volume IPublication . Costa, Marta Andreia Gueidão; Vieira, Eduarda Maria Martins Moreira da Silva; Moreira, Patrícia; Bordalo, RuiAs esculturas Marcellus como Hermes Logios (reprodução) e O Repouso de Gustavo Bastos, que incorporam o espólio da Faculdade de Belas Artes do Porto, provam que esta instituição aplicou, ao longo dos tempos, um método de ensino, comum a todas as instituições de ensino superior promotoras do estudo da arte, alicerçado na observação e cópia de obras modelos, mas também se distingue por uma maior liberdade na formação artística, valorizando a modernidade e a criatividade dos seus estudantes. As coleções de ensino que integram o seu museu configuram-se, nesta perspetiva, como de grande interesse para o público e de valor patrimonial inegável. Torna-se, por conseguinte, imperativo e urgente o seu estudo e divulgação, e, consequentemente, relevante a sua manutenção e preservação. A escassez de (in)formação relativa à conservação de esculturas de gesso e de cimento, como é o caso das obras intervencionadas, justifica o desenvolvimento e a aplicação de métodos e técnicas específicos. Acresce, atendendo à crescente e natural preocupação com a sustentabilidade ambiental e a saúde do operador, que importa apontar para soluções que se enquadrem nos princípios da conservação verde. A presente dissertação procura, assim, contribuir para o estabelecimento de metodologias adequadas ao tratamento de esculturas constituídas em argamassas de gesso ou à base de cimento, tanto de arte pública como de caráter pedagógico, que garantam uma boa limpeza e conservação das mesmas com reduzido prejuízo para o ambiente e diminuto risco para o conservador-restaurador. Apresenta, por conseguinte, propostas de tratamento fundamentadas, documentando a sua concretização e o sucesso do processo de conservação implementado. Por um lado, os métodos de análise implementados vieram confirmar a especificidade e complexidade dos materiais e, por conseguinte, reforçar a necessidade de uma cuidada definição dos procedimentos a aplicar. Por outro lado, a pesquisa realizada no âmbito da conservação verde veio mostrar que a definição de uma metodologia com critérios uniformes e transversais é difícil, mas exequível, embora dependa do equilíbrio entre fatores diversos: proteção do ambiente e saúde do operador versus qualidade da limpeza e preservação da obra.
- Influenciadores digitais de tecnologia no YoutubePublication . Chalaça, Mafalda da Silva; Jorge, Ana Margarida Ferreira RatoA visibilidade que o YouTube tem vindo a ganhar originou a criação de uma nova profissão: os youtubers. O teor do vídeo é comumente associado a temas em que se sentem à vontade e que vão ao encontro dos gostos pessoais. Desta forma, existem vários tipos de influenciadores digitais no YouTube. A presente dissertação explora e foca-se nos influenciadores digitais de tecnologia na plataforma referida. O enquadramento teórico é constituído pela definição e o contexto de emergência da Internet, pela Web 2.0, pelo YouTube, tendo em conta a sua definição e características. Interliga-se com Marketing e Publicidade nos social media através das técnicas de Marketing de Influência, Marketing Relacional e de Marketing de Conteúdo bem como a Publicidade Colaborativa. Incide também na emergência dos influenciadores digitais, na construção de celebridade mediática no digital, no Self-Branding, no Papel dos Influenciadores como Líderes de Opinião e, por fim, nos Influenciadores Digitais de Tecnologia. Nesta dissertação pretende-se perceber “De que forma é que os influenciadores de tecnologia portugueses se manifestam no YouTube?”. Para o efeito foi usada uma metodologia de carácter misto, através da técnica de análise de conteúdo. Desta forma, foi possível compreender as técnicas discursivas e visuais utilizadas pelos influenciadores digitais de modo a envolver a audiência, como se destacam e como abordam os produtos e as marcas. A análise indicou que os influenciadores digitais de tecnologia escolhem locais domésticos como o escritório ou o quarto, acompanhado de uma decoração maioritariamente branca, com alguns tons de azul e verde e vários aparelhos tecnológicos. Os vídeos não têm uma edição muito vincada e a câmara está estática para gravar uma espécie de conversa habitual com um amigo atrás da secretária. Esses vídeos são essencialmente reviews, unboxings e vlogs. A partir dos mesmos, envolvem-se com o público-alvo mostrando-se como apaixonados pela tecnologia e com outros gostos partilhados para além da mesma. Através das técnicas dos seus discursos, ganham a confiança da audiência, tornando-se percecionados como amigos ou conselheiros, que permitem também enriquecer os conhecimentos da audiência sobre tecnologia, através de um discurso explicativo, com ausência de pressões ou apelos diretos à compra do produto, como muitas vezes ocorre nas lojas físicas.
- An exploratory study about Portuguese Music Festivals’ Word-of-Mouth (WOM)Publication . Machado, Marta Sofia da Cruz; Jorge, Ana Margarida Ferreira RatoMusic festivals are crucial events in the Portuguese live show structure. There are hundreds per year, diverse in dimension, territory and musical genre, attracting millions of festivalgoers, who talk with their friends and family about it. Due to the social and experiential characteristics of music festivals, it is significantly important to find out how WOM is affecting their communication. There is a lack of research about which information and content constitutes Portuguese music festival’s WOM, through which channels it is spread, who is more susceptible of engaging in it, and how it can affect audiences. This dissertation aims to provide insights on this behalf. It is based on literature relating music festivals with marketing strategies, more specifically on word-of-mouth. It also analyzes the impact of content circulation on social media pages, affecting music festivals’ communication. A complementary purpose of this paper is to examine if the results vary according to type of festival and with audience demographic characteristics. Data were collected concerning six Portuguese music festivals – NOS Alive, Vodafone Paredes de Coura, NEOPOP, Festival Músicas do Mundo, EDPCOOLJAZZ and MUSA Cascais – through a web-based survey which gathered 288 respondents. The results show that information related with the lineup and useful details about the festival organization are the topics that festivalgoers search the most. What they prefer to share are visual memories from past editions, information about the lineup and content produced in real time during the event. Social media pages are their favorite channel to engage in both input and output WOM. By doing so, festivalgoers are also co-producers, acting as brand ambassadors of music festivals. The results also show that satisfied and recurrent festivalgoers are more propense of engaging in output WOM. Most of them were influenced by friends or relatives to attend the event. There were no big discrepancies between festivalgoers and non-festivalgoers’ perceptions towards the event. Other finding is that non-festivalgoers also engage in WOM. Even though advertising is the primary communication channel raising awareness about Portuguese music festivals, WOM also plays a significant role in regard to this matter.