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- Uma nova era de produção televisiva : a RTP num ambiente de convergência digitalPublication . Alvim, Ana Margarida Silva Vieira Castelino e; Burnay, Catarina do Amaral Dias DuffA indústria televisiva encontra-se numa fase de revolução digital. A convergência entre a televisão e a internet é uma realidade cada vez mais presente no quotidiano das pessoas, uma vez que o mundo online nos dispõe de inúmeras possibilidades. O tradicional método broadcasting é confrontado por diferentes plataformas e tecnologias, ocorrendo uma mutação neste ambiente. Nunca foi tão simples e rápido conhecermos produtos e formatos de outros países como atualmente. A finalidade deste trabalho é refletir acerca do que está a acontecer com a televisão no ambiente das plataformas digitais, através de entrevistas exploratórias e utilizando como exemplo o site e o Instagram de uma estação de televisão, a Rádio e Televisão de Portugal (RTP), para demonstrar como esta utiliza as novas tecnologias para potencializar as suas qualidades e novas formas de interação com as pessoas. À exceção da RTP Play, o site oficial da RTP e o seu Instagram não são, por agora, um novo modo de ver televisão. Porém, oferecem a hipótese de os utilizadores interagirem com os programas em tempo real, podendo comentar, partilhar ou enviar conteúdos multimédia no próprio site e/ou rede social. Estas plataformas caracterizam-se sobretudo por serem um veículo de transmissão, tanto de informação como de entretenimento, com o intuito de estabelecer uma relação de proximidade com telespectador e, igualmente, atingir um público distinto do que tem por hábito ver televisão, uma geração ligada à internet.
- Do conflito de interesses em sede de oferta pública e aquisição hostilPublication . Luz, Gonçalo Le Coroller Magro da; Figueiredo, André Lopes Teixeira de
- The Cape Town Convention : transnational law under the test of the aviation marketPublication . Brandès-Salamo, Victoria Marine Claude; Dalhuisen, Jan Hendrik
- A influência das redes sociais na intenção das mulheres portuguesas em realizar cirurgia plásticaPublication . Mazarelo, Ana Beatriz Rito Almeida; Jorge, Ana Margarida Ferreira RatoÉ inegável a posição que os meios de comunicação online, em especial as redes sociais, assumem no panorama mundial. É notável a sua (cada vez maior) influência, impulsionada pela contínua adesão de novos utilizadores. De facto, a popularidade das redes sociais tem aumentado, assim como a dos seus protagonistas, de onde se destacam os influenciadores digitais e as celebridades, que contam com milhares de seguidores na sua conta e com quem partilham, numa base diária, as suas ideias e conquistas. Poderá esta exposição dos invidíduos às redes sociais e à influência dos criadores de conteúdo digitais e das celebridades prejudicar a sua autoconfiança individual? Face ao aumento da popularidade dos procedimentos cirúrgicos estéticos, e apesar de várias investigações explorarem a influência dos meios tradicionais no desejo das mulheres em realizar cirurgia estética, é escassa a pesquisa que se debruce acerca dos efeitos das redes sociais na intenção das mulheres em recorrer a este tipo de cirurgia, com a interiorização dos ideais de beleza, as comparações sociais e a insatisfação corporal a desempenharem o papel de mediação para esta associação – fatores socioculturais possivelmente despoletados pelos conteúdos disseminados pelas influenciadoras digitais. Neste seguimento, também os fatores socioculturais e psicológicos que influenciam as atitudes em relação à cirurgia plástica ainda não foram totalmente explorados. Adicionalmente, tendo em conta que as celebridades se encontram, cada vez mais, nos meios digitais, cabe aferir se a adoração sentida pelos fãs tem efeito no desejo das mulheres em realizar procedimentos cirúrgicos estéticos. Desta forma, esta dissertação propôs-se estudar de que forma as redes sociais Facebook e Instagram têm influência no desejo das mulheres em realizar cirurgia plástica. Foi realizado um estudo de caráter quantitativo e correlacional através de um inquérito por questionário a 200 mulheres portuguesas com idades compreendidas entre os 18 e os 34 anos. Os resultados obtidos demonstraram que a exposição a imagens de influenciadoras digitais leva a uma maior aceitação da cirurgia estética entre as mulheres – associação que é mediada através da interiorização de ideais de beleza, comparações sociais ascendentes e insatisfação corporal. Do mesmo modo, descobriu-se que a adoração de celebridades prediz uma maior consideração das mulheres em realizar cirurgia estética.