Percorrer por data de Publicação, começado por "2020-06-25"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
- Avaliação de prognóstico em doentes com cancro em fim de vida : validação transcultural para a população portuguesa do Palliative Prognostic Index (PPI)Publication . Goulão, Maria Joana Henriques; Capelas, Manuel Luís VilaINTRODUÇÃO: Prognosticar é fundamental na prática clínica, particularmente para o paliativista. Facilita a tomada de decisões clínicas e o planeamento do fim de vida, nomeadamente a referenciação atempada a cuidados paliativos (CP). A sua natureza imprecisa e as dificuldades técnicas que lhe estão associadas estão bem documentadas na literatura. Apesar de existirem diversas ferramentas que tentam ultrapassar essa imprecisão, não são rotineiramente usadas na prática clínica e nenhuma está ainda validada para a população portuguesa. MATERIAL E MÉTODOS: O Palliative Prognostic Index (PPI) é um instrumento desenvolvido para doentes com cancro terminal em CP no Japão. Foi depois validado noutros países e para outras populações. Consiste na aplicação de uma escala que combina o valor do Palliative Performance Scale (PPS) com a ingesta e a existência ou não de edema, dispneia em repouso e delirium, estratificando os doentes em 3 grupos com diferentes sobrevidas (< 3 semanas; 3 a 6 semanas e > 6 semanas). Nesta dissertação expomos o processo de validação linguística do PPI para a língua portuguesa de Portugal, lançando as bases para a posterior validação transcultural e psicométrica. RESULTADOS: Para isso procedemos à tradução do instrumento original para a língua portuguesa de Portugal, obtendo equivalência conceptual e semântica. Alcançamos assim uma versão do instrumento pronta a ser usada nas fases seguintes da validação. CONCLUSÃO: Com a posterior conclusão deste estudo, pretendemos munir os profissionais de saúde portugueses de um instrumento de elaboração de prognóstico com um bom valor preditivo, simples, fácil de aplicar e facilmente reprodutível, que permita, entre outros aspetos, a individualização de cuidados, a identificação de populações homogéneas de doentes e a uniformização de conceitos em saúde.
- Conservation of archaeological copper alloy artifacts from Al Ain National Museum collection: the role of desalinationPublication . Lois, Diego; Vieira, Eduarda; Bosetto, EleonoraAl Ain National Museum is in the city of Al Ain, within the Emirate of Abu Dhabi, United Arab Emirates. This museum preserves an excellent collection of copper alloy archeological objects from different archeological sites around Al Ain all dated from the Neolithic era. We have observed a high concentration of chloride salts in most objects, which favors their corrosion. We conjecture that this may be the case for most sites located in arid zones near the coast. This paper aims to highlight the desalination treatments used during the conservation project of these artifacts. Desalination was the central treatment to achieve their stabilization and to promote their preservation for as long as possible. While the B70 desalination system has proven to be quite effective; salts still remain on the objects. Therefore, relative humidity and temperature monitoring are required to avoid variations that could reactivate sealed chlorides inside the objects.
- Processamento de imagem digital (PID) como meio de análise, documentação e monitorização da corrosão do aço de carbono aplicado na escultura de Gonçalo JardimPublication . Alvarez, Ana Sofia; Linhares, João; Bailão, AnaO presente artigo pretende dar a conhecer um método de monitorização não invasiva do processo de corrosão da escultura de aço de Gonçalo Jardim, através do sistema de processamento de imagem digital. Esta investigação teve como principal objetivo desenvolver um algoritmo que faça o tratamento da informação de várias funções locais da morfologia da corrosão, através da extração de parâmetros quantitativos da imagem que exprimam essa informação. Para este efeito foi calculado o valor médio absoluto da entropia das imagens, que avalia a evolução da morfologia da corrosão da obra a longo prazo, de modo a documentá-la e analisar se há manutenção ou aumento da corrosão com o decorrer do tempo e, neste último caso, em que proporção.
