Browsing by Issue Date, starting with "2020-06-22"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Validação da palliative performance scale : tradução e adaptação para português de Portugal da Palliative Performance ScalePublication . Matias, Daniela Rosa Campos; Capelas, Manuel Luís VilaIntrodução: Com a evolução exponencial dos Cuidados Paliativos a partir da segunda metade do século XX, surge a necessidade de obter dados quantitativos referentes aos cuidados prestados e à qualidade dos mesmos.Assim sendo, a performance dos cuidados e dos doentes são indicadores desta mesma qualidade pelo que se torna imprescindível a validação de instrumentos que permitam a avaliação deste indicador de qualidade dando valores fidignos. Para tal, esses instrumentos devem ser adaptados linguisticamente de acordo com métodos teóricos pré-definidos, à nossa cultura quer linguisticamente quer culturalmente, tornando assim num instrumento válido que permite fazer a avaliação da eficácia das intervenções, na nossa sociedade. Metodologia: Este estudo tem como objetivo realizar de tradução e validação linguística da Palliative Performance Scale (PPS), através de um método teórico que engloba a tradução para português de Portugal, síntese das traduções, retro tradução para o idioma original, síntese das traduções e revisão por um painel de peritos em cuidados paliativos e linguística. Resultados: Através deste estudo foi possível realizar de acordo com uma metodologia científica, a tradução da PPS para português de Portugal, atingindo assim o objetivo deste estudo. Conclusão: Com este estudo, será concluída a tradução e validação linguística da PPS, sendo que conduzirá à obtenção de um instrumento adaptado à população portuguesa, que permite medir a performance do doente e a evolução da doença, indicador tão intimamente ligada à sobrevida do doente e futuramente irá fornecer dados concretos que justificaram a prática de cuidados paliativos e a sua real necessidade perante os problemas dos doentes e famílias.
- Bioética da finitude : a questão bioética no pensamento contemporâneoPublication . Azevedo, Stella Zita Braga e Couto de; Curado, José Manuel RobaloA presente dissertação propõe uma reflexão sobre a ciência da Bioética. Defende-se que os problemas bioéticos são inseparáveis de problemas antropológicos fundamentais como os da finitude e da vulnerabilidade. Considera-se que o discurso bioético tende a simplificar a natureza e as experiências humanas adotando um ponto de vista claramente influenciado pelas ciências e pela tecnologia. A finitude da existência humana implica quer uma alteração do sentido da expressão do reconhecimento ou alteridade, quer o poder de fazer aparecer o ethos nas suas estruturas constitutivas. A finitude é limite inultrapassável da vida porque é trespassada pelo cuidado, pelo compromisso político-social com o outro, fazendo do ser situado um instante entre o nascimento e da morte. É porque o conceito existencial de “fim” contém mais do que o conceito epistemológico de “limite”, a compreensão da finitude não pode ser extraída dos saberes “positivos” sobre o corpo, nem da análise do valor epistemológico-cognitivo do corpo. Essa compreensão precede toda a biologia e ontologia da vida: existência, facticidade, perda, luto, festa, caracterizam a finitude, e são constitutivos dos conceitos existenciais de saúde, contingência, doença, morte, sofrimento, de responsabilidade relacional. Neste âmbito, defende-se que uma das finalidades da Bioética será a de questionar as soluções encontradas pelos atuais paradigmas que tutelam a novel área de reflexão. Denuncia-se a falta deste questionamento, e o acantonamento do debate bioético contemporâneo a uma simplificação de prós e de contras, simplificação dominante no discurso anglo-saxónico. Depois da denúncia da limitação filosófica do escopo do debate, propõe-se como alternativa uma Bioética da Finitude, só compreensível à luz de uma ética do cuidado. Neste contexto, articula-se a teoria do reconhecimento de tradição hegeliana e os conceitos de experiência de alteridade, finitude, facticidade, falibilidade, vulnerabilidade e responsabilidade relacional. Esta tradição de pensamento é confrontada com o niilismo ínsito dos modelos antropológicos contemporâneos. Ao contrário da instrumentalização biotecnológica nas sucessivas reconfigurações dos modelos pós-humano, inumano e transumano, com pretensões aprioristas e universais absolutos, a Bioética necessita de uma viragem quântica. Propõe-se que esta se venha a situar num novo modo de pensar a diferencialidade corpórea, os problemas de saúde pública e ambientais, a imortalidade, para além do saber epistémico e da desvalorização do sofrimento enquanto conhecimento encarnado.
- As intervenções de enfermagem na pessoa com delirium, em cuidados paliativos : uma scoping reviewPublication . Lopes, Diana Pais; Capelas, Manuel Luís VilaIntrodução: O delirium é um transtorno neurocognitivo altamente prevalente em cuidados paliativos, mas que se mantem subdiagnosticado e, consequentemente, tratado indevidamente ou não tratado. Esta síndrome acarreta uma grande angústia e sofrimento tanto para os doentes e seus familiares, como para os profissionais de saúde. Os enfermeiros assumem uma posição privilegiada no reconhecimento precoce, na prevenção e na gestão desta síndrome, sobretudo em doentes internados, uma vez que estão presentes em permanência neste contexto. O objetivo deste trabalho foi identificar as intervenções de enfermagem que devem ser implementadas na pessoa com delirium, em cuidados paliativos. Metodologia: Foi conduzida uma scoping review. Incluídos apenas estudos que envolvessem adultos com doença incurável e/ou grave e com prognóstico limitado, em contexto de cuidados paliativos. O conceito abordado foi as intervenções de enfermagem perante episódios de delirium, no doente e família. Foram seguidas as recomendações do JBI, tendo sido realizada uma pesquisa inicial na Pubmed/MEDLINE, CINAHL/EBSCO, COCHRANE e em repositórios científicos, sendo posteriormente revistas as referências bibliográficas dos estudos incluídos. Resultados: Foram incluídos 33 artigos, tratando-se a sua maioria de revisões de literatura narrativa com enfoque em doentes internados. Os resultados encontrados evidenciaram que para gerir eficazmente o delirium é necessária uma abordagem multidimensional que inclui intervenções concomitantes em diferentes áreas, com enfoque no doente, família, equipa e prevenção. Conclusões: Apesar da relevância dos achados, estes apresentam um baixo nível de evidência, existindo por isso um longo percurso a percorrer para testar a sua aplicabilidade e eficácia em estudos de controlo randomizados e permitir, assim, a sua extrapolação para a prática de cuidados. Todavia, pode ser ainda razoável implementar estas medidas quando apropriado, uma vez que têm baixo risco de danos e poderiam fornecer benefícios significativos.
- Prevention of pressure injuries in critical care patient: contributes of the comfort theory and the self-care deficit theoryPublication . Pinto, Susana; Assunção, Marta; Alves, Paulo; José, HelenaIntroduction: The nurse’s intervention to the critical care patient concerning the prevention of pressure injury relies on the usage of the nursing process, current knowledge and in the nursing foundation theories. They allow a personalized nursing care and answer the complex needs in people’s health care. The interventions of nursing in intensive care, specifically the ones dealing with the prevention of pressure injuries, benefit from having as reference Kolcaba’s Comfort Theory and Orem’s Self-care Deficit Theory. Results: The nursing process allows the systematization of care throughout the use of its several steps valuing comfort and the capacity to perform some actions (self-care). To relieve is the main goal assumed by nurses, related with discomfort in physical context, regardless of the patient´s clinical conditions and autonomy. The capacity to self-care of mobilizing in bed and to relieve pressure zones must be analyzed and developed in a care cooperation with the patient or even substituted by the nurse, being the needs of self-care where nursing is based on. Conclusion: The process of nursing based on the nursing theories of comfort and self- deficit allows the nurse to develop intentional, personalized and focused actions aimed at preventing pressure injuries.
