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- Os desafios atuais à contratação coletivaPublication . Ribeiro, Ana Teresa da Silva Ferreira; Vaz, Manuel Afonso da Silva Pereira; Carvalho, Sandra Catarina Nunes Oliveira; Carvalho, Catarina Nunes OliveiraA presente tese pretende tratar sobre os desafios atuais à contratação coletiva. Com efeito, este instituto, que surgiu como uma ferramenta ao serviço dos direitos e interesses dos trabalhadores tem vindo, recentemente, a deparar-se com um conjunto de reptos de resposta difícil. De facto, a mudança da sociedade, em geral, e do mundo do trabalho, em particular, implicaram a alterar num conjunto de pressupostos em que a contratação coletiva tradicionalmente se movia. Perante estas alterações, impõe-se reagir, para que esta figura possa continuar a desempenhar com as suas funções adequadamente. Ademais, o legislador, ora com o propósito de estimular a contratação coletiva, ora com objetivo de proporcionar respostas durante os períodos de crise, tem introduzido um conjunto de alterações ao regime desta figura. Algumas das quais de conformidade constitucional dúbia e, também, pouco sintonizadas com o natureza e os fins desta figura. Desta feita, ao longo deste trabalho, iremos abordar questões como o papel dos sindicatos na contratação coletiva, o fenómeno da contratação coletiva transnacional, o regime de eficácia subjetiva desta figura e algumas das mais relevantes mudanças que se realizaram ao regime legal desta figura, como a erosão do princípio do tratamento mais favorável, a introdução do mecanismo da caducidade das convenções coletivas, as mudanças aos critérios para a emissão de portarias de extensão, entre outros.
- Experiências instagramáveis nos brunches em Lisboa : a busca por sabor ou likes?Publication . Krolow, Priscila Jaekel; Dias, Patrícia Fátima Nunes da Encarnação MarquesSabe-se que a experiência de consumo tende a ir muito além da satisfação com o produto ou serviço consumido. Com o surgimento da internet, dos dispositivos móveis e dos social media e, por consequência, da necessidade de partilhar o que experienciamos em sites de redes sociais, observa-se uma crescente busca por uma quantidade considerável de likes recebidos a cada nova publicação no Instagram. Dessa forma, em alguns casos, oferecer um cenário ou experiência instagramável, que colabore para um aumento significativo no engagement de uma fotografia publicada por um cliente/utilizador, pode ser um diferencial competitivo para a empresa. Devido ao crescente aumento de brunches instagramáveis em Lisboa, esta dissertação investiga como os clientes se comportam ao consumir essa experiência; se buscam sabor ou likes. Como os consumidores buscam cada vez mais locais de consumo que também sirvam como cenário para as suas fotografias, pretende-se descobrir quais podem ser as vantagens que a criação de experiências instagramáveis oferece às marcas. Através de entrevistas com os consumidores e da análise do perfil de Instagram dos brunches - Fauna & Flora, Amélia, Nicolau, Zenith e Heim Café escolhidos a partir da análise da popularidade e da instagramabilidade dos brunches de Lisboa, tornou-se possível uma reflexão a respeito da relevância da criação de uma experiência instagramável para as marcas. Percebe-se que as imagens produzidas pelos consumidores assemelham-se muito às fotografias (Manovich, 2017) publicadas nos perfis profissionais das marcas, e quando agrupadas através das pesquisa por hashtag formam um feed único constituído por imagens instagramismo (Manovich, 2017) publicadas por diversos - (Terra, 2009). Esses utilizadores buscam primordialmente por sabor, mas valorizam a apresentação dos pratos e o ambiente agradável e acabam por produzir conteúdo para o seu Instagram, pois gostam de dividir os momentos que julgam importantes com os seus seguidores e veem a experiência instagramável como um complemento à experiência de consumo gastronômica. O -a- é considerado como uma das formas mais eficientes na promoção de produtos e marcas e o que percebemos com a investigação é que consumidores satisfeitos com o sabor e com os likes acabam por partilhar esse momento com a sua rede e juntos, de forma (Johnson, 2003), formam uma mídia de divulgação do espaço, um feed no Instagram formado por entidades (Johnson, 2003)
- Reconciliação : realidade teológica e humanaPublication . Tyindumbo, Sesseca Liacundja; Trigo, Jerónimo dos SantosEm poucas palavras importa neste trabalho compreender que, no processo da reconcilição sobressai primeiramente a vontade divina de reconciliar-se com a humanidade por meio de Jesus Cristo. Na relação do homem com o seu Criador, Cristo, surge como uma graça que dá lugar à comunhão e abre novas perspectivas de vida. Deus é o principal ator da reconciliação apesar de não ter sido Ele o autor do pecado, mas tudo fez para que a humanidade fosse livre do pecado e que a comunhão, a conversão e o perdão estivessem acima de qualquer ação humana (Cf: Is 1,16-18). Assiste-se em toda a parte uma tensão permanente de confronto entre o bem e o mal motivado pela desigualdade social, injustiça, falta de liberdade e oportunidade para todos. No entanto a reconciliação é urgente e necessária, pois ela é um meio pelo qual os homens aproximam-se a Deus através do processo de conversão e perdão. Reconciliar-se é reatar as relações e pôr fim a má convivência, restabelecer um novo ambiente de vida e de amor. O objectivo deste trabalho é propor aos homens do nosso tempo, a buscarem a unidade, o amor, a paz e perdão através do processo de reconciliação; por esta razão procurei tratar do tema intitulado: “A Reconciliação Realidade Teológica e Humana”. Mas sem prescindir do protagonismo cristológico na obra da reconciliação, sendo Ele o único e verdadeiro modelo da reconciliação e da paz. A paz terrena é imagem e fruto da paz de Cristo, o “Conselheiro-Admirável, Deus herói, Pai-Eterno, Príncipe da Paz” (Is 9,5). Títulos aplicados ao menino real e que a Igreja na sua liturgia carateriza Jesus como o verdadeiro Emanuel. Pelo sangue da sua cruz, Ele, “aniquilou toda a inimizade” (Ef 2,16), “reconciliou com Deus os homens e fez da sua Igreja sacramento de unidade do género humano e da sua união com Deus” 1 . A Igreja assume a reconciliação como sacramento que purifica o homem do pecado e o reconduz a Deus. A reconciliação é um sacramento que renova a comunhão com Deus e com a Igreja; ela confere ao homem a dignidade e o amor, marca o fim de conflitos com o pecado e reata um novo ambiente de paz e de justiça. A reconciliação é um caminho autêntico para o perdão, ela exige misericordia, arrependimento e conversão, como momentos de reconhecimento da presença da graça divina. Em África como noutras partes do mundo, a reconciliação é um processo continuo na construção de paz e meio pelo qual se transforma as forças negativavas em positivas, que favorecem uma convivência baseada nos princípios de liberdade, justiça, respeitando todos os direitos fundamentais do homem. A reconciliação é um ato de reconstrução pós-conflito, uma reconstrução das estruturas morais e físicas, isto é, reconstruçâo do homem na sua integridade total. O Diálogo é um elemento importante na aproximação das famílias, dos povos de diferentes culturas e regiões do mundo. Um diálogo tomado por meio de mediação e correção fraterna, sem tirar partido algum, mas que conduz para uma comunhão de fraterna caridade.
- A supervisão e a qualidade da educação de infânciaPublication . Fardilha, Vânia Maria da Silva Azevedo; Almeida, José Maria deA Educação Pré-Escolar é a primeira etapa da educação básica e apresenta-se como fundamental no processo de educação da criança. A qualidade desta etapa deve ser assegurada através da supervisão. Este estudo pretende contribuir para a identificação de processos supervisivos que promovam a qualidade na Educação Pré-Escolar. A revisão da literatura indica que é através da supervisão pedagógica que o educador de infância cresce enquanto profissional, potencializa todo o seu saber e melhora a sua prática educativa. Tudo isso se traduz num contributo fundamental para a qualidade da educação Pré-Escolar. A supervisão organizacional é fundamental no seio das instituições, para garantir a qualidade da instituição de Educação. Neste estudo, intitulado “Supervisão e a Qualidade na Educação Infância”, a metodologia utilizada enquadra-se numa perspetiva qualitativa, onde utilizamos como estratégia o estudo de caso. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas, análise documental, notas de campo e de observação de reuniões. Os resultados do estudo revelam que, nas duas instituições que foram estudadas, a supervisão pedagógica e supervisão organizacional são vistas como fundamentais para a qualidade das instituições de Educação de Infância, embora as práticas supervisivas existentes sejam informais e sem intencionalidade. A supervisão organizacional é guiada pelo projeto educativo e a sua construção e avaliação é realizada pela equipa educativa. Do estudo realizado verifica-se que há uma grande lacuna na área da formação dos profissionais, comprometendo não só o seu crescimento profissional como a melhoria da qualidade das suas práticas educativas.
- A typology of content creatorsPublication . Roberts, Jessica; Steiner, Linda
- The digital gender divide : a narrative study on women working in tech in PortugalPublication . Silva, Daniela Badaraco Basto da; Afonso, Carla Susana Moiteiro GanitoThe purpose of this research is to explore how women in tech in Portugal perceive of the male-dominated industry. Following a social constructionist epistemology and drawing on the life-story narratives of four women currently working in the field, this research aims to contribute to a better understanding of the digital gender divide by analysing how women experience the industry. While the topic on the under-representation of women in tech has been internationally researched, the same has not taken similar precedent in Portugal. Data was collected using semi-structured interviews and narratives were created with the intention that each narrative stand as a text on its own. Through their life-story trajectory, these narratives provide insight as to how the subjects navigated through their academic and professional careers. The results indicate that, contrary to the dominant discourse of women in tech industries, for those who have overcome any perceived barrier or obstacles, the subjects display high levels of job satisfaction within their line of work. It is anticipated that by examining these women’s perspectives, using a bottom-up approach, more strategies and recommendations will emerge towards the efforts of bridging the gap in tech related disciplines and fields