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- Fátima: um acontecimento narrativo. Experiência e linguagemPublication . Martins, António Manuel AlvesA aventura crente vive da releitura dos textos fundadores que codificaram numa linguagem uma experiência originária que se torna arquetípica do viver crente. Experiência, narrativa, linguagem são termos estruturantes da nossa reflexão e que, mutuamente, se implicam. A experiência fundadora de Fátima, protagonizada pelos três videntes em 1917, foi codificada no texto Memórias da Irmã Lúcia, passados 20 anos. Este texto é um (re)dizer essa mesma experiência em novos contextos existenciais e culturais. Fátima configura-se, pois, como uma experiência hermenêutica, como uma narrativa que se oferece a novas interpretações, numa fundador e novas apropriações existenciais? O nosso trabalho estrutura-se em quatro pontos. No primeiro, precisamos o âmbito do corpus bibliográfico que constitui o objeto do nosso estudo: um total de 16 publicações, publicadas entre 2015 e 2017, que inclui 9 livros e seis números da revista publicada pelo Santuário, Fátima XXI, valorizando, sobretudo, os artigos dos cadernos temáticos. Na pluralidade das publicações emerge um regresso à narrativa fundadora da experiência dos Pastorinhos, e consequente valorização da dimensão antropológica dos mesmos (segundo ponto). Essa narrativa fundadora está aberta a novas interpretações e narrativas existenciais (terceiro ponto). Quer em sua experiência fundadora, quer em sua tradução existencial pelos peregrinos, a narrativa de Fátima tem uma inscrição corpórea: é uma passio corporis/paixão do corpo (quarto ponto).
- Bibliografia do projeto “Fátima: momento hermenêutico plural”Publication . Feliciano, Pedro
- Children's career expectations and parents' jobs: intergenerational (dis)continuitiesPublication . Oliveira, Íris M.; Porfeli, Erik J.; Taveira, Maria do Céu; Lee, BoraChildren develop career expectations as they increase self-knowledge and perceive societal affordances and barriers to life roles. Parents are powerful agents in the socialization of children to work, transmitting occupational concepts that influence children's career development. The authors used Gottfredson's (1981) and Holland's (1973) theories to test associations between children's career expectations and parents' jobs in terms of gender, prestige, and interest typology among same-sex and cross-sex child-parent dyads. Data were collected from 185 Portuguese children (51.4% boys, 48.6% girls; Mage = 10.41 years) from 2-parent families. Children reported their parents' jobs and shared personal career expectations. Correlation and linear regression results indicated that fathers' male-dominated jobs put boys at risk of gender-based circumscription of career expectations. An intergenerational cycle of prestige inequalities was also evidenced, although parents seemed to support children's exploration of various interest areas. Future research could explore these relationships across family structures. Practice should foster children's in-breadth career exploration and engage parents as key partners.