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- A autoavaliação na Instituição Pública de Ensino Superior : uma análise do processo autoavaliativo e seus impactos no desenvolvimento de uma organização federal de educaçãoPublication . Silva, Fabiola Rafaelle Tavares; Estêvão, Carlos Alberto VilarAs Instituições de Ensino Superior são organizações complexas, com características próprias e muito peculiares. Inseri-las num contexto avaliativo que vise à qualidade de sua oferta não foi uma tarefa simples. Os programas governamentais que foram sendo criados para esse fim institucional evoluíram com o tempo e buscaram ampliar a participação da comunidade acadêmica. Em 2004 surgiu o SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, que abrangeu três vertentes da avaliação: a instituição, o curso e o aluno. E dentre os princípios da avaliação instituídos pelo SINAES, está a Autoavaliação, que, apesar de ter sido estabelecida como uma obrigatoriedade pelo Ministério da Educação – MEC, se apresenta como um importante instrumento gerencial de desenvolvimento da instituição. Esta pesquisa tem como objetivo precípuo analisar se a prática autoavaliativa de uma determinada instituição de educação superior pública federal está impactando no seu desenvolvimento. Para tanto, foram feitos estudos em documentos institucionais e aplicados questionários aos principais atores envolvidos nesse processo: o representante da Comissão Própria de Avaliação – CPA da IES, alunos de cursos superiores da IES e professores coordenadores desses cursos. Os resultados demonstram que por mais que a cultura autoavaliativa na instituição tenha apresentado um significativo crescimento nos últimos anos, as informações adquiridas com a autoavaliação ainda não se configuram como um elemento que faça parte da rotina do planejamento da gestão institucional. Entretanto, a IES pode utilizar as conclusões aqui explanadas como base para incrementar suas ações de planejamento e gestão. Ademais, essa pesquisa também pode subsidiar os estudos crescentes acerca da autoavaliação institucional nas IES.
- Identification and characterization of new listeria monocytogenes virulence factorsPublication . Gonçalves, Ana Cláudia Moutinho; Cabanes, Didier; Pombinho, RitaAs doenças infeciosas são uma das principais causas de morte mundialmente, sendo a principal em bebés e crianças. Embora os tratamentos convencionais para combater infeções microbianas sejam muito eficazes, geram subpopulações bacterianas resistentes. O controlo da virulência bacteriana e a modulação da resposta do hospedeiro surgem como alternativas terapêuticas promissoras para combater as infeções. Listeria monocytogenes é uma ameaça recorrente para a saúde pública e para a indústria alimentar. É um patogénio Gram-positivo e intracelular de origem alimentar e um excelente modelo para o estudo da interação do hospedeiro com o patogénio. Esta bactéria tem a capacidade de atravessar as barreiras intestinal, hematoencefálica e materno-fetal e colonizar tecidos do hospedeiro podendo causar listeriose. Esta capacidade é alcançada através da expressão de inúmeros fatores de virulência que permite L. monocytogenes invadir, sobreviver e multiplicar dentro de células fagocíticas e não-fagocíticas. A análise do modo como este patogénio manipula as funções celulares do hospedeiro, leva à identificação de novos mecanismos que podem ser alargados a outros patogénios relevantes e ajuda na criação de novas estratégias terapêuticas. Deste modo, este trabalho teve como objetivo identificar e caracterizar novos mecanismos de virulência de L. monocytogenes. A primeira análise transcriptómica in vivo de L. monocytogenes revelou que vários genes são mais expressos no baço de morganhos infetados e que a maioria desses fatores de virulência são proteínas de superfície e proteínas secretadas. Neste trabalho, selecionámos três genes mais expressos in vivo, lmo2114, lmo2115 e lmo2522 com uma possível função na virulência de L. monocytogenes. Mutantes de deleção foram gerados para caracterizar o papel dos genes deletados no processo infecioso, analisando diferentes etapas do ciclo de infeção celular in vitro e virulência in vivo. Nós mostrámos que o transportador ABC, codificado pelos genes lmo2114 e lmo2115, é necessário para a entrada da bactéria em células eucarióticas e para a virulência in vivo. Além disso, observámos que uma proteína possivelmente de ligação à parede celular e codificada por lmo2522 é necessária para a capacidade de L. monocytogenes aderir e invadir células Caco-2 e importante para virulência in vivo. De modo geral, este trabalho permitiu a identificação de novos genes de virulência de L. monocytogenes importantes para a infeção e, assim, e gerou possíveis e novos alvos para o desenvolvimento de estratégias de anti-virulência.
- Evolução da teoria do Shareholder para o Stakeholder : implicações teóricas e práticas para o trabalhadorPublication . Verdasca, Teresa Miranda da Fonseca Salgueiro; Silva, Isabel Rute Ucha da
- Identidade visual da marca : design de comunicação da marca NOSPublication . Khozina, Alexandra; Júnior, José Gabriel de Oliveira AndradeA ideia de compreensão verdadeira da marca - da sua oferta, canais de comunicação, tom, apresentação visual - sempre foi parte integrante do desenvolvimento de qualquer comunicação de marketing tradicional. Igualmente, a sua representação em formato digital desempenha um papel cada vez mais importante para as marcas e empresas em todo o mundo, proporcionando maneiras únicas de interagir com o público. Contudo, na teoria de marketing clássica, tal como nos trabalhos científicos, o foco principal costuma ser a estratégia de marketing em si – o comportamento da marca dentro do “business plan” elaborado. Este trabalho propõe analisar a marca e seu valor do ponto de vista da sua identidade. A identidade visual e geral da marca hoje em dia é o ponto vital na construção do seu valor já que o design (tanto visual, como da linguagem) vai influenciar todo o tom da comunicação da marca com os seus consumidores. Grandes marcas já começam a perceber que a sua imagem visual é um ponto vital na manutenção da fidelidade dos consumidores atuais e atração de novos públicos. Daí a escolha deste tema. O trabalho terá como objetivo abranger os principais conceitos de branding e design comunicacional enquanto ferramentas de construção da marca. A investigação decorreu no âmbito do estágio (com vista a eventual contratação) na agência Havas, na equipa de gestão da conta NOS. O trabalho feito para o cliente e as capacidades adquiridas permitem usar os contactos, experiência e interesse pessoal no tema para desenvolver a investigação científica com o objetivo de adquirir o grau de Mestre. Durante o estagio foi adquirida a experiencia necessária para conseguir finalizar o trabalho em causa e para continuar o percurso profissional iniciado. Em primeiro lugar, foi importante perceber o funcionamento, estrutura e objetivos de uma agencia criativa e a sua realidade no contexto da criação, comunicação e sustentação das marcas. Neste caso foi recolhida infirmação acerca da experiencia de sustentação da identidade visual e geral da marca NOS em todas as vertentes da comunicação: digital e off-line. Uma vez que o estágio foi realizado no âmbito de uma posição de gestora dos projetos criativos, foi possível detetar as técnicas de gerência da marca NOS tanto do ponto de vista da própria marca (cliente), como do ponto da vista da agência Havas que era responsável pela sua identidade. A experiência alcançada e os processos de trabalho escolhidos permitiram estudar “no campo” o tema do abordado. Assim, o processo da criação da identidade da marca NOS foi percebido de forma mais detalhada na prática, bem como o foram as atitudes emocionais dos seus consumidores, que por sua vez formam o valor da marca NOS.