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- Identidade profissional docente : perceções dos professores sobre a (des)motivação e a (in)satisfaçãoPublication . Moreno, Carla Alexandra Jorge Machado Rodrigues Cid; Azevedo, Joaquim; Sobral, FilipaSe olharmos para a profissão docente deparamo-nos logo com um paradoxo, paixão/ razão/ satisfação, por um lado e descrédito/ insatisfação e desmotivação, por outro. Vivem-se momentos de insatisfação laboral, ou porque a escola continua demasiadamente burocrática, ou porque socialmente há uma desvalorização social e económica, ou porque está instalada uma crise identitária na escola ou porque não existe uma cultura democrática na vida e gestão das escolas. O mal-estar docente está assim associado a fatores motivacionais de satisfação ou insatisfação na praxis laboral. A motivação pode potenciar o desenvolvimento do trabalho do docente por um lado, e por outro, a melhoria do bem-estar humano. Já a desmotivação pode levar a níveis de exaustão e consequentemente ao “abandono” da profissão. Este trabalho pretende assim, investigar o estado anímico dos professores em Portugal, nas escolas públicas, identificando quais os fatores intrínsecos e extrínsecos associados a esta problemática, com o recurso à revisão de literatura sobre políticas educativas nos últimos dez anos (2007-2017), sobre culturas profissionais, liderança e modo de exercício do diretor, sobre as teorias da motivação na gestão das organizações e lideranças. Privilegiamos um design metodológico quantitativo descritivo e inferencial, onde 5823 docentes inscritos na plataforma da Direção Geral de Administração Escolar, foram participantes neste estudo. Os resultados obtidos a partir das perceções dos professores na sua grande maioria, evidenciam uma elevada desmotivação/ insatisfação profissional traduzida em cansaço e exaustão, face ao impacto das políticas educativas (Estatuto da Carreira Docente e Avaliação de Desempenho Docente), ao reconhecimento social, às condições de trabalho, ao clima escolar e às relações de trabalho, compro metendo assim as expetativas e o futuro profissional dos professores. Os resultados do estudo demonstram igualmente que foram os fatores extrínsecos que mais potenciam e promovem a desmotivação /insatisfação profissional.
- Estágio na Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos do Hospital da LuzPublication . Pinheiro, Nuno de Noronha Ozório Niza; Pinto, CristinaEste Relatório é uma das exigências essenciais do Mestrado em Cuidados Paliativos, promovido pela Universidade Católica Portuguesa (UCP) e resulta, fundamentalmente, numa descrição e reflexão da minha aprendizagem e trabalho desenvolvido na Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos (UCCP) do Hospital da Luz (HL). O estágio, de 314 horas de duração, incluiu uma fase de aprendizagem inicial, de observação das intervenções da Psicóloga Clínica da UCCP e, uma fase posterior de acompanhamento de utentes, sem a sua presença directa. O objectivo deste estágio, foi o de desenvolver uma série de competências, previamente assinaladas no meu Projecto de Estágio, que dizem respeito à acção e apoio que um Psicólogo Clínico deve prestar junto de uma pessoa que está a receber Cuidados Paliativos (CP). Estas competências incluem os campos de intervenção do Psicólogo nas várias vertentes do sofrimento humano: o sofrimento físico, emocional, espiritual e sofrimento de natureza social. Analisei este conjunto de competências, uma a uma, antes de proceder à apresentação de dois casos clínicos. O tema de investigação, aprofundado ao longo deste estágio foi a Terapia da Dignidade (TD) de Harvey Max Chochinov. O tema foi alargado para poder abranger a Revisão de Vida, Reminiscências e a Elaboração de um Legado. A convite da equipa, fui convidado a participar na elaboração de um artigo científico sobre esta matéria e o artigo viria a ser publicado em inícios de 2018, no European Journal of Palliative Care. Ao longo deste estágio, frequentei duas acções de formação e tive a oportunidade de realizar, eu próprio, duas acções de formação (uma das quais, sobre a TD) em duas reuniões de equipa. Os resultados da avaliação quantitativa e qualitativa do estágio foram positivos e todas as experiências constituíram um factor de aprendizagem e reflexão, tendo promovido crescimento pessoal e profissional.
- Da influência suposta no crime de tráfico de influênciaPublication . Sousa, Miguel Nuno de Oliveira Cabral Pereira de; Silva, Germano Marques da