Browsing by Issue Date, starting with "2019-09-27"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Razões das famílias para escolher uma escola privada em Luanda : estudo de caso em três escolasPublication . Manuel, Guimarães Ngombo; Melo, Rodrigo Eiró de Queiroz eA presente dissertação enquadra-se no âmbito da administração e gestão escolar e tem como tema as razões das famílias para escolher uma escola privada em Luanda. Para sustentar a nossa pesquisa, levantou-se a seguinte questão: Quais os fatores fundamentais que levam, os pais e encarregados de educação a escolherem o projeto educacional de três escolas privadas em Luanda? Através desta questão, levantaram-se quatro subquestões que nos ajudaram a compreender: as expetativas dos pais e encarregados de educação em torno dos serviços de ensino prestados pelas escolas privadas, os fatores mais e menos valorizados na escolha da escola privada em Luanda e porque que os pais escolhem as escolas privadas em vez de outra escola privada ou pública. Estas questões foram sustentadas pelos teóricos que compreendem a escola como organização e instituição de ensino. O estudo empírico foi realizado em três escolas da mesma rede ou agrupamento de escolas privadas. O foco principal foi o Ensino Primário, isto é, da iniciação à 6ª classe. Para compreender as razões que levam as famílias à escolher as três escolas privadas, recorremos a entrevista por focus group e inquérito por questionário. A entrevista foi feita a cinco alunos e cinco pais e encarregados de educação das três escolas. Para além da entrevista, a pesquisa contou também com o inquérito por questionário que foi respondido por 416 pais e encarregados de educação das três escolas. As questões levantadas nas entrevistas e questionários responderam os objetivos da pesquisa. Neste estudo chegou-se as conclusões de que os pais e encarregados de educação, no momento da escolha da escola valorizaram alguns fatores intrínsecos e extrínsecos, alguns fatores pertencentes ao currículo, valorizaram o clima organizacional, o projeto educativo e a cultura de escola. Concluiu-se também que as famílias escolhem estas escolas porque são boas ou eficazes no que concerne aos requisitos que se exige de uma instituição educativa.
- A (Síndrome de) Alienação Parental e os riscos para o superior interesse da criançaPublication . Alexandre, Maria da Purificação Marques Costa; Antunes, Ana Filipa dos Santos Morais
- A gestão das escolas primárias públicas : um estudo em Luanda : AngolaPublication . António, Domingos Mateus; Almeida, José Maria dePartindo do pressuposto de que, muitas pessoas consideram que é estranho e perigoso aplicar o conceito de gestão à educação: uns veem a gestão como uma forma de tratar os alunos e as suas necessidades como sistemas artificiais, burocracias e rotinas; outros consideram-na sinónimo de manipulação; outros ainda, pensam que é uma capa que esconde a verdadeira realidade da vida escolar. Ora, o presente trabalho investigativo enquadra-se no campo de estudos da Administração e Gestão Escolar, dedica a sua tónica na seguinte problemática: “Qual o modelo de gestão de Escolas Primárias Públicas em Angola e que funções, dinâmicas e desafios estão atribuídos aos diretores”? Sendo um estudo de natureza qualitativa, o principal instrumento na recolha de informação foi a entrevista semiestruturada, sublinhando, igualmente, o facto de termos recorrido à análise dos principais documentos internos das duas escolas em estudo. A análise dos dados foi realizada segundo a técnica da análise de conteúdo. Procurámos questionar o objeto de estudo, analisando-o e assemelhando-o com os conhecimentos e normativos, mais recentes e não só, sobre a administração e gestão educacional, cultura organizacional, normativos de gestão escolar no contexto angolano, conceção de projetos educativos. O quadro conceptual baseou-se essencialmente na contribuição dos mais recentes estudos sobre estas temáticas. Em relação aos diretores das escolas, os desafios que enfrentam são bastante delicados, uma vez que não se limitam, no exercício das suas funções, a fazer somente aquilo que lhes é atribuído por lei, e não significa que a realidade das escolas se conforme a ela ou que devamos estudar a realidade do trabalho do diretor em função do que está prescrito. Pois, notamos uma grande diferença entre os modelos organizacionais de orientação para a ação decretados pela legislação e os modelos praticados em ação. Daí que se faz necessário o equilíbrio entre as duas formas de organização e gestão do trabalho do diretor. Portanto, é um estudo que não se esgota e com ramificações para novos desenvolvimentos futuros.
- A pessoa humana e a sua dignidade à luz da categoria bíblica de "Imagem de Deus" : reflexão acerca da UL1 "A Pessoa Humana" do 6º ano de escolaridade do programa da disciplina de EMRCPublication . Martins, Paula Domingues; Angélico, José Pedro LopesO presente relatório constitui o trabalho final da Prática de Ensino Supervisionada. Neste relatório, é salientado o contributo que a categoria bíblica de “imagem de Deus” pode trazer para a lecionação da Unidade Letiva “A Pessoa Humana” do 6º ano de EMRC. Através da reflexão antropológica, teológica e ética acerca da Pessoa Humana e da sua dignidade à luz da categoria bíblica de imagem de Deus, foi possível identificar algumas das caraterísticas fundamentais da pessoa humana e concluir que a categoria bíblica de imagem de Deus pode dar um contributo para a lecionação da Unidade Letiva “A Pessoa Humana” do 6º ano de EMRC. Tendo em conta as conclusões obtidas, e depois de analisado o currículo prescrito para a Unidade Letiva 1 do 6º ano da disciplina de EMRC: “A Pessoa Humana”, foi proposta uma reformulação da referida Unidade Letiva.
- The impact of low monetary policy interest rates on bank profitability : an analysis of the post-crisis periodPublication . Martins, Diana Leonor Ribeiro; Ribeiro, Ricardo Miguel Martins da Costa; Kaivanto, KimEm várias economias desenvolvidas, medidas de política monetária expansionista levaram as taxas de juros da política monetária a níveis historicamente baixos após a crise de 2007/2008. A persistência ao longo do tempo de tal situação levantou a questão de quais são as implicações para o setor financeiro em termos de rentabilidade bancária, pois pode haver consequências para a capacidade dos bancos de conceder empréstimos e para a própria transmissão da política monetária. Desta forma, este estudo tem como objetivo analisar se as reduções na taxa de juros da política monetária levam a reduções na rentabilidade dos bancos e se essa relação é linear com o nível da taxa de juro. Abordamos esta questão com dados de bancos europeus e japoneses no período pós-crise, entre 2010 e 2018, considerando duas medidas para a rentabilidade dos bancos: margens líquidas de juros e retorno sobre os ativos médios. A estimação corrige problemas de endogeneidade seguindo o método generalizado de momentos (GMM) para dados em painel dinâmicos. Os resultados indicam que a rentabilidade bancária aumenta com a diminuição da taxa de juro da política monetária até um certo valor dessa taxa, relativamente baixo. A partir desse mesmo valor, esta relação inverte-se e as variáveis passam a aumentar em simultâneo.