Percorrer por data de Publicação, começado por "2019-09-23"
A mostrar 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de ordenação
- A especialidade em enfermagem médico-cirúrgica como paradigma da procura da excelência no cuidado à pessoa em situação críticaPublication . Rosa, Mauro Germano de Carvalho; Coelho, Sílvia Patrícia FernandesO relatório relata o percurso ao longo dos Estágios numa Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente e numa Unidade de Cuidados Intensivos Especializados. Está organizado segundo os domínios de competências comuns dos Enfermeiros especialistas entrecruzando-se com as competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, mais concretamente na assistência à pessoa em situação critica. Utilizou-se uma metodologia crítico-reflexiva na análise das atividades desenvolvidas, fundamentando-se o agir do Enfermeiro Especialista à luz do quadro legal, moral e deontológico, abordando as questões da diferenciação do mesmo, do valor acrescentado e do seu enquadramento com a excelência. Os focos de maior atenção em contributos e aprendizagens foram os aspetos organizacionais de apoio à gestão de cuidados e melhoria contínua da qualidade, através da reflexão, em forma de artigo, do uso da Escala de Carga de Trabalho Nursing Activities Score na prática clínica, em contexto de Cuidados Intensivos Polivalente; propostas de melhoria da usabilidade dos sistemas de informação em Enfermagem; elaboração de projeto de implementação de um diário do doente em cuidados intensivos, elaboração de um estudo de caso, em contexto de cuidados intensivos monovalente – oncológica, sobre um doente submetido a uma Esofagectomia e participação em atividades de melhoria contínua da qualidade como auditorias no âmbito do projeto Stop Infeção. A potenciação de um maior aproveitamento das capacidades, competências e informação produzida pelos enfermeiros especialistas, pelo seu impacto na qualidade dos cuidados ao doente, inovação e espírito crítico pode contribuir, num futuro mais alargado, num maior reconhecimento da especialidade em Enfermagem Médico-cirúrgica, rumo à excelência nos cuidados.
- O doente e família em situação crítica : cuidar em contexto de medicina intensiva e de urgênciaPublication . Azevedo, Bárbara Laís Baptista de; Coelho, Sílvia Patrícia FernandesCom vista a um cuidado especializado e holístico, centrado no doente e família que vivencia uma situação crítica, surge "O Doente e Família em situação crítica: cuidar em contexto de Medicina Intensiva e de Urgência". O relatório foi construído tendo por base uma metodologia descritiva e crítico-reflexiva, tendo o intuito de descrever a jornada de crescimento pessoal e profissional no desenvolvimento de competências específicas em Enfermagem Médico-Cirúrgica e Mestrado em Enfermagem. Espelha, assim, todo o percurso realizado nos campos de estágio da Unidade de Cuidados Intensivos e do Serviço de Urgência de um hospital situado na Região Autónoma dos Açores. Como contributos, no primeiro campo de estágio na Unidade de Cuidados Intensivos, identifiquei como oportunidade de melhoria a abordagem ao doente crítico na problemática e risco aumentado da ocorrência de delirium. O objetivo principal neste estágio foi despertar a consciência e sensibilizar a equipa multidisciplinar para esta questão, através da realização de uma ação formativa sobre a prevenção do delirium, tendo por base uma contextualização teórica relativamente a esta temática. Como forma de aprofundar conhecimentos e partilhar experiências sobre o delirium, realizei uma semana de observação no serviço de Medicina Intensiva numa instituição hospitalar na região norte de Portugal Continental, onde esta se revelou uma problemática valorizada e presente na prática diária de toda a equipa multidisciplinar. Relativamente aos contributos no estágio do Serviço de Urgência, estes estiveram relacionados com a importância da presença da família, promovendo o acompanhamento do doente na vivência da sua situação crítica. Neste sentido, elaborei uma proposta de projeto de intervenção de forma a estruturar um horário de visitas no Serviço de Urgência, a ser implementado primeiramente na Sala de Observação de Adulto, dada a maior permanência de doentes críticos. Tudo isto irá proporcionar uma prestação de cuidados diferenciados ao doente e família como um só, sendo-lhes prestado o devido apoio. Este é um projeto ao qual darei continuidade, uma vez que se trata da mesma instituição onde exerço atualmente funções, com vista à elaboração de um procedimento interno com a regulamentação de horário de visitas, com o objetivo de, futuramente, ser alargado a todo o Serviço de Urgência. Ao longo dos estágios, foi uma preocupação a prestação de cuidados de enfermagem de qualidade numa abordagem multidimensional ao doente e família, numa atualização da mais recente evidência científica. A reflexão crítica sobre a minha prática permitiu uma aprendizagem orientada para a melhoria contínua da qualidade e resolução de problemas reais, com vista a uma prática de enfermagem avançada, assente numa prestação de cuidados de excelência.
- The EU´s political communication : communicating achievements to citizens in a changing environment : a cross-sectional-study involving Germany and PortugalPublication . Lampe, Otto Filipe Ataíde L; Ribeiro, SóniaIn view of the significant developments that the European Union’s (EU) political environment has undergone, this study aims at examining whether it’s institutions have adapted their political communication efforts credibly. The decade of 2008 to 2018 gave birth to fundamental environmental changes and major crisis confronting European liberal democracies and the whole Union. The digital transformation, the Eurozone and refugee crises and the rise of populist euroscepticism have changed the way citizens perceive the EU. The fact that most research in this field was conducted before this decade makes it urgent to examine the status-quo of the institutions communication and answer this study’s research question: Are the EU’s political communication actions up-to-date with the latest developments? To answer this, the study examines the developments in Germany and Portugal, that, being traditionally pro-European countries, were significantly affected by the different developments. Consisting of a two-step-analysis, the study includes a qualitative content analysis of the EU institutions’ awareness campaigns in 2018/2019 and a SWOT-analysis for the mid- to long term perspectives. The central finding of this study is that although the EU institutions are using the right tools to communicate to citizens they have missed out to confront the main drivers for euroscepticism and therefore reach citizens who are not yet convinced of the European project.
- Controlo de qualidade e implementação do referencial BRC numa indústria de preparados de frutaPublication . Mendes, Ana Rita Matos; Ferraz, Amélia Maria de Andrade; Tavaria, Freni KekhasharúA segurança e a qualidade alimentar constituem uma preocupação geral aos olhos da sociedade, uma vez que o consumidor está cada vez mais exigente e ciente dos efeitos na saúde, dadas as crises alimentares existentes ao longo dos últimos anos. Consequentemente, surgem vários referenciais normativos que procuram uniformizar as indústrias alimentares relativamente aos requisitos de segurança e qualidade alimentar, assente nos princípios da metodologia HACCP. A certificação das empresas torna-se fundamental num mercado global, competitivo e dinâmico, permitindo o aumento da confiança com o consumidor. O presente trabalho acompanha a implementação do referencial normativo BRC Food Safety versão 8 na empresa Frulact, mais concretamente, nas unidades 5ensesinfood e Frulact SA. Procedeu-se ao levantamento e diagnóstico das necessidades da Frulact perante as diretrizes do referencial. São abordados todos os requisitos do referencial onde se clarifica o cumprimento ou não pela empresa e os planos de ações delineados para cumprimento dos requisitos. Para além disso, paralelamente à implementação do referencial, também foram desenvolvidas diversas tarefas direcionadas para o controlo de qualidade da empresa, onde foi possível acompanhar o lançamento de novos produtos para a unidade 5ensesinfood e intervir em todo o controlo de qualidade associado, desde as instalações, processos até ao produto final. Qualquer questão levantada foi corretamente pensada e abordada no sentido de se tomarem ações que permitissem a sua resolução. No final do estágio, foi possível concluir que a empresa possui um controlo de qualidade eficaz que permite que o produto seja expedido de forma segura, legal, autêntica e com qualidade. Em relação ao referencial BRC, no final do estágio não foi possível concluir a sua implementação. No entanto, foram observados inúmeros progressos no decorrer do estágio. A auditoria realizada por um formador externo permitiu delinear ações a tomar futuramente para que a certificação final seja em Setembro de 2019.
