Browsing by Issue Date, starting with "2019-06-02"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Stuttering in children: a literature review updatePublication . Rocha, Mónica Soares; Yaruss, J. Scott; Rato, Joana R.Introduction: Stuttering is a fluency disorder in which the flow of speech is disrupted. The disorder is frequently misunderstood and to better analyze it is necessary to understand stuttering as more than a speech problem. Recent literature points out thatshould instead be viewed as a communication disorder with the potential to affect several aspects of children’s lives. Different perspectives about stuttering can bring a more diverse analysis and move the field forward in scientific knowledge, however, it can also lead to fragmented and controversial views. Despite some lingering scientific consensus issues, there has been growing agreement among researchers that stuttering is a multifactorial disorder. Aim: To summarize and analyze previously published research considering stuttering as a dynamic disorder influenced by several factors. Materials and Methods: A comprehensive review which focuses on the development of stuttering, and the implications for the onset, manifestation, and chronicity of this disorder in school-age children who stutter. Results: Because of the ever-increasing literature in the area of stuttering, the review addresses assessment procedures and the perception of the impact of stuttering on children’s daily life. Conclusion: This comprehensive view contributes to an updated understanding of therapeutic and scientific factors to be considered in the evaluation and treatment of stuttering.
- Intervenções de enfermagem na transição de cuidados em adultos com acidente vascular cerebral: uma scoping reviewPublication . Sousa, Marisa; Cabrita, Rita; Mamadhussen, Suraiya Mansurali; Ferrito, Cândida; Figueiredo, Amélia SimõesIntrodução: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é um evento que, de modo súbito, muda a vida das pessoas e dos seus familiares. A evidência científica aponta para a necessidade de que os sistemas de saúde estabeleçam intervenções que possam favorecer a continuidade de cuidados após a fase aguda com ênfase no período de reabilitação e reinserção social e comunitária. Tendo em conta a intervenção fundamental do enfermeiro na transição de cuidados, torna-se pertinente a realização desta scoping review. Objetivo: Identificar as intervenções de enfermagem na transição de cuidados, particularmente, em adultos com diagnóstico de AVC que usualmente apresentam limitações após a alta hospitalar. Materiais e Métodos: A revisão foi realizada segundo o protocolo de Joanna Briggs Institute. Resultados: De acordo com os critérios definidos foram incluídos na análise 5 artigos. Os processos de transição de cuidados analisados nos artigos foram maioritariamente desenvolvidos ou geridos por enfermeiros ou por equipas multidisciplinares nas quais o enfermeiro assumiu um papel primordial. Conclusão: Identificaram-se intervenções de enfermagem que se mostraram eficazes na transição de cuidados da pessoa com diagnóstico de AVC, que devem ser desenvolvidas em momentos chave, nomeadamente, na preparação da alta, no momento da alta e no acompanhamento nas semanas seguintes à alta hospitalar.
- Efetividade do tapentadol na dor oncológica - uma revisão sistemáticaPublication . Baptista, Ana Rita Aguadeiro SantosIntrodução: Uma grande proporção de pessoas com cancro experiência dor moderada a intensa, sendo descrita como angustiante ou intolerável em mais de um terço dos doentes e apresentando uma correlação negativa com a qualidade de vida. O controlo inadequado da dor pode ser devido a analgesia insuficiente, efeitos adversos ou uma combinação de ambos. Sendo, os efeitos adversos dos opióides fortes particularmente problemáticos, contribuindo para uma proporção substancial das falhas de tratamento resultante da má adesão terapêutica. O tapentadol, (TPD) de libertação prolongada, é um analgésico de ação central com mecanismo duplo de atuação: atuando como agonista do recetor µ e inibindo a recaptação da noradrenalina. A menor afinidade do TPD aos recetores µ, contribui para uma redução dos efeitos adversos que ocorrem com os opióides fortes clássicos, mantendo uma semelhante efi cácia analgésica. Objetivo: Realizar uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de identificar a efetividade do tapentadol no controlo da dor oncológica moderada a severa. Materiais e Métodos: A colheita e extração de dados foi efetuada pela única revisora, a investigadora, utilizando um formulário padrão, sugerido pela Cochrane Handbook for Sustematic Reviews of Intervention, que permitia a avaliação do risco de viés. A pesquisa foi realizada segundo o método de PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis), centrou-se, após exclusão de publicações adicionais ou não publicadas na Plataforma Internacional de Registo de Ensaios, especificamente na base de dados MEDLINE/Pubmed e na plataforma b-On, realizada durante o período decorrido de abril a maio de 2019, tendo sido utilizados os seguintes descritores de ciências da saúde tapentadol e cancer pain, combinados entre si através do operador boleano “AND”, revelando uma amostra final de 5 artigos. Resultados: Foi possível verificar uma ação positiva do tapentadol no controlo da dor oncológica moderada a intensa, associado a um perfil de maior tolerabilidade. Conclusão: Esta revisão sistemática da literatura sugere que o tapentadol pode ser considerado uma alternativa eficaz e bem tolerada para o tratamento da dor oncológica moderada a intensa, mas a fraca expressividade dos estudos avaliados não permitiu tirar outas conclusões, sendo necessários estudos mais robustos.