Percorrer por data de Publicação, começado por "2019-04-15"
A mostrar 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de ordenação
- Rethinking the negative effect of Kompetenz-Kompetenz : proposal for a restrictive approachPublication . Hüsgen, André Mena; Dalhuisen, Jan H.
- Characterization of two Quercus suber L. aquaporins upon heterologous expression in yeast : transport activity and regulationPublication . Quaresma, Raquel Antunes; Sabir, Farzana; Prista, CatarinaQuercus suber L. (sobreiro) é um importante recurso florestal natural com relevância ecológica (sequestro de carbono, ciclo da água, reservatório de biodiversidade, proteção do solo) e impacto socioeconómico em Portugal. Compreender as causas do declínio do sobreiro e obter um conhecimento molecular mais profundo dos transportadores que intervêm nos processos que lidam com as respostas do ecossistema a fatores externos, emergiu como uma questão importante a abordar. As aquaporinas desempenham, provavelmente, um papel importante na forma como esta espécie lida com o stresse hídrico. A análise genómica revelou a presença de vários genes putativos de aquaporinas, mas o estudo do papel fisiológico de cada aquaporina é frequentemente impossibilitado pela sua expressão a nível tecidular. Assim, este estudo visou a caracterização molecular e fisiológica de duas aquaporinas de Quercus suber L., analisando também a sua regulação. Para esse efeito, selecionaram-se dois genes que codificam aquaporinas, que foram clonados e expressos numa estirpe aqy-null de Saccharomyces cerevisiae, a fim de se caracterizar individualmente cada uma das aquaporinas (QsTIP2;1 e QsPIP2;4) em relação ao transporte de água e de substratos atípicos. A caracterização funcional destas aquaporinas permitiu verificar que ambas as aquaporinas são funcionais como transportadores de água e de substratos atípicos, nomeadamente peróxido de hidrogénio e boro, sendo o resíduo Thr70 da aquaporina QsPIP2;4 determinante para o seu funcionamento enquanto transportador de água. Em relação aos aspectos relacionados com a regulação do transporte de água, verificou-se que nenhuma das aquaporinas estudadas é regulada por fosforilação mas são ambas reguladas pelo pH extracelular, sendo a sua atividade maior a pH 6.8. Para além disso, e contrariamente ao esperado, a atividade de QsPIP2;4 A aumenta em presença de cloreto de mercúrio 54%. Este aumento é revertido pela adição de β-mercaptoethanol em 14%.
- Res Judicata Beyond Borders : finality and conclusiveness of prior decisions in international arbitrationPublication . Diogo, Afonso Bento Moucho de Matos; Faria, Maria Rita Camarate de Campos Lynce de
- O contributo da EMRC para o perfil do aluno do século XXIPublication . Magalhães, Jorge André Ferreira; Garcia Ambrosio, Juan FranciscoEste relatório final visa apontar os principais contributos da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica para o Perfil do Aluno do Século XXI. As competências específicas daquela disciplina são imprescindíveis para a base humanista da educação que o perfil preconiza. Com o intuito de contextualizar o Perfil do Aluno, faz-se, logo no primeiro capítulo, a sua apresentação. Parte-se da contextualização histórica e social do documento, faz-se, depois, referência aos principais conceitos que estão na sua base para chegar, então, aos três pilares que suportam o esquema concetual: princípios, áreas de competência e valores. Por fim, abordam-se as implicações práticas do Perfil nos diferentes âmbitos da Educação. Enuncia-se, já no segundo capítulo, o contributo da EMRC para o desenvolvimento integral do aluno. Aponta-se aqui para aquele que será o contributo mais específico desta disciplina para o Perfil do Aluno: o desenvolvimento da dimensão religiosa da pessoa humana que, por sua vez, capacita o aluno para interagir com o meio envolvente através de um projeto de vida assente no valor da dignidade humana. As competências trabalhadas na EMRC conferem valor educativo à disciplina e fazem com que seja legitima a sua presença na Escola. Contudo, como veremos, há vários desafios com os quais a disciplina terá que se bater para não ficar refém da sua confessionalidade religiosa institucionalizada. No terceiro capítulo, esboça-se a visão cristã do Homem e do seu desenvolvimento integral. Trata-se de buscar os fundamentos da antropologia cristã para justificar a constituição espiritual/religiosa da pessoa e, consequentemente, sublinhar a importância de uma disciplina que a aborde em contexto escolar. Por último, analisa-se a Unidade Letiva 3 - O projeto de Vida. A exposição das planificações e relatórios de aula deixará a claro que as aprendizagens essenciais trabalhadas desenvolvem a dimensão religiosa da pessoa e contribuem, desta forma, para o Perfil de base humanista.
