Browsing by Issue Date, starting with "2018-09-04"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágioPublication . Oliveira, Carla Cristina Araújo; Antunes, Isabel Maria Quelhas Lima EngráciaO presente documento apresenta-se como um elemento de avaliação da Unidade Curricular de Relatório do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica da Escola de Enfermagem-Porto, da Universidade Católica Portuguesa. O Estágio de Saúde Infantil e Pediátrica teve início a 02 de Maio de 2017 e terminou a 16 de Janeiro de 2018. Comporta um total de 30 ECTS, que compreendem 750h de trabalho das quais 540 são de contacto e 210 de trabalho individual. Estruturalmente esta Unidade Curricular incorporta três Módulos : Modulo I – Contexto de cuidados de saúde primários desenvolvido em Unidade de Cuidados de Saúde na Comunidade e Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados; Modulo II – Serviços de Medicina e Cirurgia na assistência à criança em situação de doença aguda ou crónica; Modulo III – Serviços de Urgência e Neonatologia. A elaboração deste relatório descreve o processo de aquisição de competências especializadas atendendo aos quatro domínios da Enfermagem: Prestação de Cuidados; Gestão; Formação e Investigação. Regendo-se pelos domínios de intervenção da Enfermagem, foram traçados os objectivos para o Estágio e delineadas as actividades para o seu alcance, recorrendo à análise crítico-reflexiva sobre o percurso de aprendizagem de competências especializadas. Esta análise crítico-reflexiva centra-se no cuidado à criança e família como unidade alvo de cuidados, e foca áreas de atenção relacionadas com a assistência de Enfermagem em Saúde Infantil e Pediátrica, donde se podem destacar a transição para a parentalidade, a parceria de cuidados, a vinculação e a relação mãe-filho, a amamentação e controlo da dor na criança. Reflete o desenvolvimento de aprendizagens conciliando os conhecimentos teóricos do Curso de Mestrado com os contributos da minha experiência profissional e pessoal. A Metodologia utilizada para elaboração deste trabalho foi a metodologia descritiva, sustentada na pesquisa bibliográfica sobre a evidência ciêntifica actual.
- Sistemas de controlo de gestão e utilização de pacotes de ferramentas : uma aplicação do modelo Execution Premium ao caso IKEA IndustryPublication . Baptista, Diogo de Bastos; Marques, Luís Manuel Dionísio; Alonso, Maria Clara Donas BottoAo longo dos anos tem-se observado uma constante incerteza no ambiente organizacional. Assim sendo, Kaplan e Norton consideraram necessário desenvolver um modelo que obtenha interligação e alinhamento entre a estratégia e as operações, cujo denominaram de Execution Premium. Este trabalho final de mestrado tem como questão de investigação: perceber quais as ligações entre as ferramentas de controlo de gestão utilizadas pela IKEA Industry de Paços de Ferreira, quando exploradas numa perspetiva processual do modelo Execution Premium. Caraterizando e enquadrando assim, os mecanismos de controlo implementados pela empresa no modelo desenvolvido. Com o objetivo de esclarecer questão de investigação, foi adotada a metodologia de estudo de caso, que permitiu a colaboração com colaboradores e diretores da empresa, com o intuito de melhor descrever e analisar os sistemas integrados de controlo de gestão utilizados e desenvolvidos pela IKEA Industry Portugal. Para além da revisão de literatura em torno do tema, foram realizadas visitas guiadas às fábricas, reuniões e entrevistas semiestruturas com gestores e responsáveis de recursos humanos, e colaboradores e diretores do departamento de controlo de gestão, mantendo o contacto e partilhando feedback com os mesmos ao longo da elaboração do trabalho. Conforme a análise, confirmou-se que as ferramentas implementadas pela IKEA Industry de Paços de Ferreira podem ser traduzidas pelo modelo Execution Premium. A informação recolhida mostrou semelhança com o modelo, e permitiu detalha-la nas suas seis fases. Concluindo que os sistemas de controlo de gestão da empresa estão orientados para o planeamento estratégico, a execução da estratégia e a excelência operacional, através de diferentes ferramentas tanto estratégicas como operacionais.
- Critique des idéologies, critique des utopiesPublication . Marcelo, GonçaloCet article vise à décrire les rapports dialectiques entre l’idéologie et l’utopie dans la philosophie sociale de Paul Ricœur et à les interroger sous l’angle de la critique. L’article montre le rôle de la critique dans le cadre de la philosophie ricœurienne et décrit la présence de plusieurs types, fonctions et objets de la critique dans cette philosophie, en soulignant l’importance, dans le contexte de ses rapports avec la théorie critique, de la critique généalogique, normative et reconstructive. Rappelant que les formes pathologiques d’idéologie et d’utopie doivent être critiquées, mais aussi que les idéologies et les utopies, au sens positif, peuvent aussi être des outils critiques, l’article vise à cerner certains problèmes non résolus de l’approche ricœurienne à cette question mais aussi à montrer que la fonction critique de la philosophie ricœurienne a beaucoup à nous apprendre encore aujourd’hui.
