Browsing by Issue Date, starting with "2018-04-26"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- O utente cirúrgico na perspetiva de enfermagem especializada médico-cirúrgicaPublication . Matos, Sandra Paula Morais de; Mendes, Maria Manuela Madureira LebreTendo em consideração a evolução tecnológica e o aprimoramento das técnicas cirúrgicas, a preparação pré-operatória e o acompanhamento do utente cirúrgico poderá ser considerada fundamental no processo de transição saúde-doença para um percurso hospitalar sem sobressaltos com um período curto de internamento e um rápido regresso do utente às suas rotinas. O presente documento tem por objetivo primordial uma reflexão sistemática e crítica relativa à atividade clínica enquanto enfermeira especialista em enfermagem médico – cirúrgica, relatando o percurso da mobilização de um conjunto de saberes e conhecimentos científicos, técnicos e humanos, ao longo dos estágios preconizados. Na elaboração do projeto procurei definir uma temática relacionada com o utente cirúrgico, que servisse de suporte a todo o período de estágio e que fosse facilitador do processo de aquisição de competências, desenvolvendo atividades enquanto enfermeira especialista na área de especialização em enfermagem médico-cirúrgica. Tendo em consideração o objetivo geral definido para cada um dos campos de estágio, defini objetivos específicos que além de me permitirem dar resposta à concretização dos mesmos, foram direcionados para a área especifica da especialização em enfermagem médico-cirúrgica, indo de encontro aos quatro domínios das competências gerais que o enfermeiro especialista deve possuir. Da análise da evidência científica verifica-se o reconhecimento de necessidades inerentes à prevenção de infeção do local cirúrgico orientando para a relevância da uniformização da atuação na equipa de saúde.
- A família, comunidade de amor : perspetivas sociológicas, teológicas e pastoraisPublication . Oliveira, Pedro Rafael Araújo; Trigo, Jerónimo dos SantosEste trabalho procura fazer uma reflexão acerca da família, no âmbito sociológico, teológico e pastoral, sublinhando aquilo que são as suas principais incidências. Através de um percurso por alguns Sociólogos contemporâneos, permite compreender a forma como é interpretado o conceito de família fora do cristianismo, e também numa perspetiva bíblica, onde se recorre a algumas passagens do Antigo e do Novo Testamento que se referem ao casal e à família. Numa segunda etapa, é feita a análise dos documentos preparatórios dos Sínodos de 1980 e de 2014 e 2015, e os documentos que resultaram desses Sínodos: a Exortação Familiaris Consortio e a Amoris Laetitia, com um trabalho posterior de receção na Igreja e na sociedade. Na terceira parte, o texto centra a atenção na pastoral familiar, dando enfoque à pastoral familiar e as suas implicações, quer como preparação para o matrimónio, quer depois da realização do sacramento, na vivência concreta, e também os desafios que hoje se colocam à família inserida numa sociedade plural e diversificada; e, por fim, apresentamos alguns movimentos e grupos que se ocupam da pastoral familiar.
- Pessoas divorciadas que voltaram a casar : problemática teológica e pastoral : do Sínodo de 1980 à Amoris LaetitiaPublication . Cruz, Luís Miguel de Castro Larcher Castela dos Santos; Trigo, Jerónimo dos SantosPartindo da doutrina da indissolubilidade, houve um longo percurso no debate sobre o tema dos divorciados recasados. O que permitiu focalizar o tema, ter uma abordagem abrangente e centrada na pessoa, conciliar opiniões, avançar com novas propostas pastorais, desenvolver modelos de formação para os sacerdotes, equipas de casais e comunidades, aplicar processos de acompanhamento e discernimento dos casais, e introduzir alterações na disciplina da Igreja. Os Sínodos sobre a Família de 1980, 2014 e 2015 tiveram um grande impacto no interior da Igreja, com a criação de uma nova mentalidade e de novas atitudes. Lançaram novos desafios às comunidades, na missão de acompanhamento e integração destes fiéis, aos sacerdote que acompanham o processo de discernimento, para o eventual acesso aos sacramentos, e propuseram novos conceitos e uma nova linguagem. A Exortação Amoris Laetitia, acolhe os novos caminhos que partem da realidade concretas das famílias em situação de fragilidade, propondo uma nova abordagem: discernimento, acompanhamento, integração e reconciliação. Cada caso é um caso e o Papa Francisco, pela nota 351, defende que, em certos casos, poderia haver também a ajuda dos sacramentos, recordando que a Eucaristia “não é um prémio para os perfeitos, mas um remédio generoso e um alimento para os fracos”. O Papa declarou a interpretação do Capítulo VIII da Amoris Laetitia, feita pelos bispos da Região de Buenos Aires, como Magistério Autêntico. Está dado o mote para a sua aplicação em todas as dioceses e definidos os critérios a serem utilizados no processo de discernimento e no acesso aos Sacramentos da Eucaristia e da Penitência.
- Azeite biológico em Portugal : projeto de implementação estratégico de marketing e comunicação no mercado nacional da marca “Pedra da Neta"Publication . Maria, Íris Salomé Cravina Mendes; Brandão, Nuno Manuel Coelho GoulartEste projeto é um guia de lançamento à entrada do azeite biológico “Pedra da Neta” no mercado nacional. A nova marca, procura satisfazer o crescente interesse pela alimentação biológica, sendo um mercado com cada vez mais procura e no qual a produção ainda tem uma expressão reduzida. Numa primeira fase foi realizada uma investigação no sentido de compreender a noção de criação de marca, juntamente com os termos identidade, valor e posicionamento. Através destes, é possível tornar determinado produto facilmente identificável, no seio de outros tantos com funções semelhantes ou idênticas. O desafio centra-se na entrada num mercado maduro, como é o da indústria oleícola, e na compreensão do comportamento do consumidor do séc. XXI. Hoje em dia, as marcas procuram conquistar uma relação próxima com o público, sendo que esta meta só é realizável se a organização conhecer e compreender o seu target ou segmento. Com a realização de um estudo de mercado, aplicado através de um inquérito por questionário, com uma amostra total de 570 respondentes, foi possível identificar as motivações para o consumo de produtos biológicos, nomeadamente, a procura pela experiência e necessidade de adotar um novo estilo de vida saudável e em equilíbrio com o meio ambiente. Para dar resposta aos objetivos do projeto de mestrado foi aplicado um Plano de Comunicação Integrada de Marketing, através do qual se realizou uma análise das potencialidades e ameaças do mercado e da “Pedra da Neta”, seguindo-se um levantamento das marcas existentes e eventuais concorrentes. Uma vez definida a estratégia e identificado o target, foram selecionadas diferentes áreas de atuação, que visam operar de acordo com o posicionamento desejado e ciclo de vida do produto. Por último, é conduzida uma abordagem à distribuição que a marca deve seguir, sabendo que não existe capacidade interna para um departamento de força de vendas. Esta presença nos diferentes canais deve basear-se em distribuidores especializados organizados geograficamente.
- Humanização, qualidade e excelência nos cuidados de enfermagem à pessoa em situação críticaPublication . Pestana, Tânia Sofia Correia; Rabiais, Isabel Cristina MascarenhasO agir dos enfermeiros envolve exercer a profissão, desenvolvendo esforços para se manter atualizado, de forma a possuir as competências científicas, técnicas, relacionais e éticas para prestar cuidados equitativos ou proporcionar as condições para que estes cuidados sejam possíveis. O enfermeiro especialista é um enfermeiro com um conhecimento aprofundado num domínio específico da enfermagem, que demonstra níveis elevados de julgamento clínico e tomada de decisão, que se traduzem num conjunto de competências especializadas relativas a um campo de intervenção (Ordem dos Enfermeiros, 2010). O objetivo principal deste relatório é descrever e analisar de forma reflexiva, o processo de desenvolvimento e aquisição de competências comuns e específicas no âmbito da Enfermagem Médico-Cirúrgica, ao longo dos estágios Módulo I –Serviço de Urgência e Módulo III – Bloco Operatório, apresentando o seu percurso e tendo por referência as atividades desenvolvidas na prestação de cuidados à pessoa em situação crítica e sua família, os objetivos delineados e o Regulamento das Competências Comuns e Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem em Pessoa em Situação Crítica. A temática central e transversal aos estágios foi o Acolhimento. As atividades desenvolvidas e as intervenções implementadas visaram contribuir para a melhoria da qualidade dos cuidados prestados à pessoa doente e à família. No estágio no Serviço de Urgência desenvolveu principalmente competências no domínio das Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem em Pessoa em Situação Crítica, na prestação de cuidados à pessoa em situação emergente. Em contexto de estágio de Bloco Operatório, as principais competências desenvolvidas enquadram-se no Domínio das Competências Comuns do Enfermeiro Especialista, no âmbito da Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados, com o desenvolvimento do formulário de Regresso a Casa e sua operacionalização. É emergente que os enfermeiros comecem a transpor os resultados da investigação para a prática clínica. Para que os cuidados de enfermagem deixem de ser atos isolados de beneficência e boa vontade e passem a estar assentes em pilares sólidos de conhecimentos científicos, consistentes, para uma prática de cuidados humanizante, de qualidade e excelência.