Browsing by Issue Date, starting with "2018-04-06"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Economia comportamental e políticas públicas : diagnóstico para a criação de um nudge : nudge e a adesão aos tratamentosPublication . Moça, João Emanuel Cardoso; Mauro, Carlos Eduardo EvangelistaA adesão aos tratamentos representa, cada vez mais, um dos principais focos dos profissionais de saúde, na medida em que estes definem como sendo um imperativo a sua promoção. O presente plano de tese procura, conjugando uma vertente de revisão de literatura com uma vertente de análise de casos práticos, fornecer as condições necessárias para que, através da utilização de conceitos da Economia Comportamental, possam ser encontradas as condições para criar políticas que resolvam os problemas que afectam os níveis de adesão em Portugal. As políticas de incentivo a uma maior adesão aos tratamentos damos o nome de Nudges. Este plano de tese adopta uma abordagem de cariz qualitativo, contando com uma forte componente de revisão de literatura onde é feito um enquadramento teórico relativamente ao tema do plano tese e a alguns conceitos relacionados com a adesão e a Economia Comportamental, seguindo-se de uma análise à situação portuguesa e terminando com a análise a casos de nudge implementados e respectivas propostas para o caso português.
- A Solis ortu usque ad Occasum : estudo quantitativo sobre a orientação nas igrejas das unidades pastorais de Santa Maria Maior e de Santíssima TrindadePublication . João, Sérgio Filipe Miranda; Miranda, José Carlos Lopes de; Magalhães, Paulo Sérgio Tenreiro deO trabalho de investigação aqui desenvolvido permite dar a conhecer a dimensão do património religioso construído no concelho de Miranda do Douro, Portugal, através da identificação de noventa templos cristãos que foram, ou continuam a ser, locais de culto. A identificação dos templos permitiu a sua georreferenciação e a criação de uma ficha informativa por cada templo, onde constam as fotografias das fachadas e na qual é indicado o orago e a orientação da ábside. O estudo comparativo realizado entre a orientação da ábside e o período anual correspondente ao nascer do sol, permitiu desenvolver um conjunto de reflexões tendo por base a simbólica da arte cristã subjacente ao sol, mais concretamente no que concerne à orientação da oração. O estudo titulado "A Solis ortu usque ad Occasum estudo quantitativo sobre a orientação solar nas unidades pastorais de Santa Maria Maior e Santíssima Trindade" é um trabalho que integra conhecimento de áreas técnicas e humanísticas visando uma ligação entre estes dois campos de conhecimento
- Como aumentar as doações para causas sociais : estudos experimentais com efeitos de enquadramento e de reflexãoPublication . Coelho, Raquel Reis; Mauro, Carlos Eduardo EvangelistaA criança é um ser humano que tem direito à vida devendo, por isso, ter acesso a todo o tipo de condições que promovam o seu pleno desenvolvimento. Mundialmente, assiste-se à realidade de que nem todos os cidadãos têm os mesmos direitos, devido à falta de condições em que vivem, melhor dizendo, sobrevivem. Nesta dissertação pretendeu-se estudar uma estratégia para o aumento das doações para causas sociais, nomeadamente no que concerne às crianças desfavorecidas. Para este fim, realizaram-se quatro estudos através da recolha de amostras populacionais: três realizados em Portugal e um realizado nos Estados Unidos da América. Nestes estudos, pretendeu-se investigar qual o tipo de mensagens que tem mais impacto no aumento das doações, quer para vítimas identificáveis quer para vítimas estatísticas: mensagens em termos positivos vs. em termos negativos. Concluiu-se que as mensagens em termos negativos são as que produzem maior efeito no aumento das doações; que globalmente as mulheres doam mais do que os homens; que os sentimentos de felicidade e generosidade estão diretamente relacionados com o aumento das doações e que as emoções estão associadas com as doações.
- Análise económico-financeira dos setores nacionais metalúrgico de base e de produtos metálicos no período de 2006 a 2015Publication . Natário, Miguel Henrique Tavares; Pacheco, Luís Pedro KrugEsta tese foi realizada no âmbito do Trabalho Final de Mestrado de Gestão da Católica Porto Business School da Universidade Católica Portuguesa. O tema consiste num estudo económico-financeiro de dois setores nacionais da indústria metalúrgica e metalomecânica, no período entre 2006 a 2015. São eles o setor metalúrgico de base e o setor de produtos metálicos, exceto máquinas e equipamentos. O objetivo deste estudo foi o de compreender e explicar o desempenho económico-financeiro comparativo e no tempo destes importantes setores para a economia nacional e analisar os seus principais determinantes. A revisão da literatura permitiu comprovar a importância e a utilidade que a análise económico-financeira através de indicadores de desempenho representa para as empresas e para os diversos stakeholders, assim como as interdependências que existem entre os referidos indicadores. O modelo desenvolvido tem por base dados primários de todas as empresas nacionais registadas em cada um dos setores, no período considerado. Através dos mesmos foi possível obter um conjunto de indicadores de desempenho de cada um dos setores, nomeadamente, os valores medianos e restantes quartis de desempenho. Tendo em consideração que as empresas de cada setor são distintas em termos de dimensão e de estrutura de capital, decidiu-se por segmentar a análise de acordo com estas duas importantes dimensões do desempenho. A referida opção permitiu tornar o estudo económico-financeiro mais objetivo e menos enviesado, na medida em que cada quartil reúne empresas idênticas, quer seja em termos de dimensão quer seja em termos de estrutura de capital. Relativamente às ilações que se pode retirar do modelo de análise, é possível inferir que para o setor metalúrgico de base o desempenho está positivamente correlacionado com a dimensão e negativamente correlacionado com o endividamento. Para o setor de produtos metálicos, as relações não são tão evidentes, mas o desempenho parece negativamente correlacionado com a dimensão e positivamente associado ao endividamento, em particular no último subperíodo, ou seja, entre 2013-2015.
