Browsing by Issue Date, starting with "2018-01-03"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Envolvimento dos alunos na escola : um estudo na Guiné-BissauPublication . Jaquité, Keylândio Abdulai; Ribeiro, Maria Luísa da Mota TeixeiraO presente estudo teve como objetivo analisar o envolvimento do aluno na escola numa amostra de alunos do ensino secundário (10º, 11º e 12º ano) da Guiné-Bissau. Pretendeu-se averiguar a distribuição dos alunos pelas dimensões cognitiva, afetiva, comportamental e agenciativa do envolvimento na escola, e relacioná-las com fatores pessoais e escolares, como género, localização da escola, histórico de retenções e rendimento escolar. A amostra foi constituída por 224 alunos do 10º (24,6%), 11º (56,3%) e 12º anos (19,2%), de quatro escolas de três regiões da Guiné-Bissau, com sujeitos do género feminino e masculino. Na avaliação do envolvimento dos alunos na escola (EAE), foi utilizado o questionário quadridimensional “Envolvimento dos Alunos na Escola –EAE-4D (Veiga, 2012). Os resultados apontam para níveis elevados nas dimensões do envolvimento, com especial relevância na componente comportamental. Os rapazes, assim como os alunos de escolas do interior, os alunos que nunca reprovaram e os alunos que apresentam um rendimento académico mais elevado, manifestam níveis superiores de envolvimento. São discutidas as implicações educativas dos resultados deste estudo.
- A mão direita do guitarrista : redução para cordas soltas como forma de estudo elementarPublication . Ortiga, Carlos Alberto de Castro; Orvalho, Luísa Antónia de Vila FernandesNeste relatório desenvolvo as minhas reflexões, resultantes das aprendizagens que realizei durante a minha Prática Profissional, bem como na conceção, implementação e avaliação do Projeto de Intervenção Pedagógica, centrados no Conservatório de Guimarães, como parte integrante do currículo do Mestrado em Ensino de Musica, da Escola das Artes, da Universidade Católica Portuguesa – Católica Porto, na área de especialização de Prática Instrumental e Vocal: Guitarra. O Projeto de Intervenção Pedagógica que realizei, subordinado ao tema, “A MÃO DIREITA DO GUITARRISTA - Redução para cordas soltas como forma de estudo elementar”, pretende dar um contributo para o ensino da técnica de mão direita de um músico, que pretenda se no futuro guitarrista, desde a Iniciação Musical – Instrumento: Guitarra. A razão da escolha desta temática justifica-se pela experiencia de mais de duas décadas, enquanto músico, ter verificado que a ausência do domínio desta técnica de estudo ser muitas vezes um entrave a uma execução de excelência, e ainda pelo facto da literatura existente ser muito superficial, apresentando exercícios elementares desprovidos de contexto musical, levando os professores a ensinarem os mecanismos técnicos de ambas as mãos em conjunto, como se de um movimento singular se tratasse.
