Browsing by Issue Date, starting with "2017-11-15"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Liberdade e obediência : os pilares da vida cristãPublication . Veríssimo, Tiago Alexandre Ferreira; Messias, Teresa de Jesus Rodrigues Marques de SousaA liberdade e a obediência são os dois pilares da vida cristã, que tem como pedra angular Cristo. Estes dois pilares só se compreendem a partir da forma como Cristo viveu. Ele viveu a sua vida no caminho da obediência. Uma obediência que gera frutos porque, sendo um ato de amor, é livre. O grande fruto da sua entrega obediente e livre é o Espírito Santo. É o Espírito que nos torna filhos e por isso livres. A obediência compreende-se, então, a partir da liberdade como aquele que escuta atentamente, como um filho escuta um pai. É o Espírito que impele o cristão a seguir Jesus. Porque é a através do Espírito que Jesus se dá a conhecer e chama cada pessoa a segui-Lo, a partilhar consigo a sua vida, o seu destino e a sua missão. O seguimento de Jesus é, por isso, a concretização da obediência e da liberdade do cristão. Da obediência porque é preciso escutar atentamente o Deus que fala no mais íntimo do coração e que pede uma resposta; da liberdade porque a resposta tem que ser um ato de liberdade, porque o discípulo já não é escravo, mas filho e, por isso, livre. O seguimento de Jesus no seu caminho é a vida cristã, ou melhor, a vida cristã só se compreende a partir do seguimento de Cristo. Seguir Cristo confere, pois, uma vocação, um carisma pessoal a cada um. Uma forma particular e pessoal de realizar a missão de Cristo. Para que tal seja possível são necessárias quer a obediência quer a liberdade. Uma obediência à consciência e à autoridade, ou seja, é preciso saber escutar a voz de Jesus, o que Ele pede, na consciência quer na figura da autoridade. A liberdade é necessária para que a resposta seja autentica, para que a obediência seja verdadeiramente obediência e não um mero ato de submissão. Para tal é necessário o discernimento como meio para escutar o que Deus pede, e qual a sua vontade.
- Carne e espírito : a condição humana segundo o livro XIV do De civitate Dei de Santo AgostinhoPublication . Gomes, Rafael da Costa; Lamelas, Isidro PereiraO presente trabalho, a partir do Livro XIV do De civitate Dei de Santo Agostinho, procura fazer uma reflexão sobre o binómio carne/espírito na experiência humana. Percorremos o caminho que nos orienta para uma antropologia tipicamente agostiniana, a qual nos abeira da condição humana como unidade integral, sem negar a tensão entre carne e espírito. Na base de toda esta questão está a vida concreta do homem, principalmente na orientação das suas decisões e ações, as quis determinarão a que cidadania pertence cada indivíduo: se à cidade celeste, se à cidade terrena. Neste percurso, abordamos a incontornável questão do pecado original e suas consequências para a realidade concreta de toda a criatura, apresentado o seu paradoxo, como modelo de exemplaridade para a vida que Deus desejou para a humanidade, representada na condescendência e humildade do Verbo incarnado. Toda esta reflexão apontanos, portanto, para um maior conhecimento da fragilidade e tendência para o pecado por parte da criatura, procurando superar a fraqueza humana com uma vida radicalmente comprometida com Cristo, estabelecendo-se assim a vida como peregrinação num contexto de espiritualidade incarnada.
- Da responsabilidade no processo de negociação para a aquisição de empresaPublication . Machado, Miguel Maria Pessanha Barbosa Pissara; Cabral, Rita Maria Lagos do Amaral