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- Avaliação microbiológica de embalagens e materiais de embalagem para uso alimentarPublication . Santos, Isabel; Teixeira, Maria J.; Carneiro, Luísa; Poças, Fátima; Mena, CristinaO papel da embalagem alimentar pode ser abordado segundo duas perspetivas diferentes. Por um lado, a embalagem desempenha um papel muito importante na proteção e na conservação dos alimentos, contribuindo assim para a sua qualidade e segurança. Por outro lado, a embalagem não deve contribuir com perigos físicos, químicos ou microbiológicos, que condicionem a qualidade e segurança dos alimentos. De acordo com o Regulamento da CE nº 852/2004, os fabricantes e fornecedores do sector da embalagem alimentar devem garantir que os materiais de acondicionamento e embalagem não constituem fonte de contaminação para os géneros alimentícios. Assim, é importante avaliar a contaminação microbiológica das superfícies de materiais e embalagens antes da sua utilização, nomeadamente o nível da contaminação por bactérias, bolores e leveduras. O objetivo deste estudo foi avaliar a carga microbiana presente em embalagens, alguns artigos plásticos (copos e pratos) e filmes plásticos. As embalagens destinavam-se a alimentos que não sofriam processamento na própria embalagem (como produtos de panificação e confeitaria e refeições prontas a comer). As amostras foram recolhidas no mercado ou foram fornecidas pelos produtores. Para determinar o grau de contaminação foram testadas 80 amostras: 39 embalagens e artigos plásticos e 41 filmes plásticos. As amostras foram analisadas antes de utilização para avaliar a contaminação resultante da manipulação e da contaminação ambiental das áreas de processamento, armazenamento e distribuição. A recuperação dos microrganismos foi obtida por contato entre o diluente de “lavagem” e a superfície a testar. No caso das embalagens e artigos, foi avaliada toda a superfície interna para contato com os alimentos, nos filmes foram analisadas amostras com 1 dm2 de área. Na contagem de microrganismos foi utilizado o método da membrana filtrante e as placas incubaram a 30 °C durante 72 horas. 108 4º Simpósio Nacional SPASS 2017 Os resultados mostram que tanto os filmes como as embalagens têm microrganismos nas suas superfícies, como seria de esperar. Em 39 das amostras (25 embalagens/artigos plásticos e 14 filmes) obtiveram-se contagens inferiores ou iguais a 10 unidades formadoras de colónias (ufc). Resultados com contagem superiores a 50 ufc, considerados não satisfatórios, foram encontrados em 8 filmes e 2 embalagens. As restantes amostras (19 filmes e 12 embalagens/artigos de plástico), apresentaram resultados compreendidos entre 10 e 50 ufc. Apesar da área analisada na embalagem e artigos plásticos ser igual ou superior à área analisada do filme, os resultados mostram que os filmes plásticos apresentam, de um modo geral, um nível superior de contaminação comparativamente às embalagens e artigos plásticos. Isto poderá estar relacionado com as diferentes condições de manipulação e armazenamento das amostras antes da receção no laboratório. A embalagem alimentar não é normalmente considerada como fonte principal de contaminação microbiológica dos alimentos. O número de ufc obtido na maioria das embalagens/artigos plásticos analisados foi muito baixo quando comparado com nível de contaminação usualmente encontrado na maioria dos alimentos deste tipo. Neste tipo de utilização, não é necessário que a embalagem seja comercialmente estéril mas, o nível e tipo de microrganismos contaminantes não devem conduzir a alterações microbiológicas e sensoriais dos alimentos a que se destina.
- Emotions elicited by different beberages by portuguese and dutch consumersPublication . Costa, Joana Filipa Sequeira da; Silva, Ana PatríciaIntroduction: Food products have perceptual characteristics and conceptual associations that promote emotions on the consumer, which later drive the consumption behavior. Quantifying them provides insight for product development and nutritional patterns of consumption. Self-report questionnaires are the most common tools used to achieve this goal, used for the aim of this study. Materials and Methods: The goal of the study was analyze which emotional associations different cultures associated with different beverage categories. Seven beverages were selected, for the alcoholic category: beer, wine and radler were analyzed and for non-alcoholic: non-alcoholic beer (NAB), cola, natural orange juice (NOJ) and water. The survey was built using Qualtrics software platform and distributed into two representative countries of the north and south of Europe, the Netherlands (NL) and Portugal (PT) respectively. The data collected in the Netherlands (n=449) and Portugal (n=423) provided information about the consumer gender, age, nationality, frequency of consumption, liking and emotional associations. From these data the type of consumer was defined per beverage and the frequencies of each emotion were analyzed first regarding their applicability for the beverage, excluding further the ones considered non-applicable and second without and with culture influence. The analysis without culture influence allowed to obtain a general emotion pattern, made by summing up the scores per emotion of both countries. In both cases no consumers were excluded from the analysis. Results: Alcoholic beverages and non-alcoholic beverages showed to promote feeling more emotions, but alcoholic ones more intensely than non-alcoholic, making also feel less negative emotions. For alcoholic beverages it was observed that positive low arousal emotions were produced by wine (amused, pleased and loving) and radler (happy, pleased, and relaxed). Radler also showed to decrease intensely in the NL negative emotions while making feel responsible and rational in PT. Beer produces positive high arousal emotions (free, joyful and exuberant) felt more in PT. For non-alcoholic beverages was observed that NAB makes feel disappointed, and specifically responsible, conscious and rational in the NL and adventurous in PT. Cola makes feel energetic and interestingly makes feel more conscious in PT and less in the NL. NOJ consumption promotes feeling more positive emotions energetic, happy, pleased and good. Water consumption makes consumers feel more conscious. Discussion: Wine positive low arousal emotions are intensely felt in PT, due to diverse culinary existent in PT since the main reason of wine consumption is its combination with food. Beer positive high arousal emotions are felt with weak intensity in the NL since the consumption is regular in order to decrease negative emotions. Radler is consumed in northern countries where it shows a similar emotion pattern as other alcoholic beverages, while in PT it seems to be a low calorie option. NAB is still compared to beer, especially in the NL, but Portuguese consumers’ associate adventurous showing they are keener to consume it. Cola was associated with the emotion energetic due to its nutritional profile, although conscious was felt less in the NL and more in PT indicating different contexts of consumption. NOJ is linked with a healthy connotation and water showed consumers have a conscious consumption knowing its physiological importance. Conclusion: self-report questionnaires have potential to develop emotion profiles within different beverages categories. Generally, the alcoholic beverages serve the purpose of obtaining relaxation and relieving from negative emotions, while non-alcoholic beverages focus more on feeling energized and obtain the nutritional benefits of the beverage consciously, especially with NOJ and water. Wine and beer consumption produce positive emotions felt more intensely by Portuguese consumers, while Dutch feel strongly relieve from negative and neutral emotions. Radler has an emotion profile similar to other alcoholic beverages in the NL and a conscious consumption in PT. NAB promotes neutral emotions in the NL but in PT consumers are keener to consume it. Cola is an energetic beverage, although it was expected happy to be highlighted, having In PT a conscious consumption is.
- Overview of safety assessment of nanomaterials used for food packagingPublication . Selbourne, Maria do Céu; Poças, Fátima
- O crime de tráfico de influência : os distintos momentos de consumação do crimePublication . Miranda, Tiago Alexandre Faustino de; Silva, Germano Marques da
- Comparação dos teores de ácido vacénico em leites de vaca provenientes dos Açores e de Portugal continentalPublication . Silva, Fátima; Mota, Ana; Poças, Fátima; Rodrigues-Alcalá, Luís M.; Gomes, AnaA composição da dieta dos bovinos é crucial na modelação de alguns nutrientes no leite de vaca (1). O ácido vacénico (VA) é um ácido gordo (AG) monoinsaturado com 18 átomos de carbono e uma ligação dupla trans no carbono 11 (C18:1 Δ11t). Este ácido está naturalmente presente na gordura do leite de vaca representando ca 30 % a 50 % do total dos isómeros trans do ácido oleico (C18:1 Δ9c). A gordura do leite é constituída normalmente por cerca de 3 a 6 % de AG trans, sendo o VA o principal AG trans presente no leite de ruminantes (2). É um percursor endógeno, nos ruminantes e humanos, da síntese do ácido ruménico (C18:2 Δ9,11c,t), sendo o isómero mais abundante do AG linoleico conjugado (CLA). O seu impacto na saúde humana tem sido alvo de diversos estudos (3,4). Os AG trans, principalmente C18:1 Δ9t e C18:1 Δ10t, devem ser evitados na dieta humana dado estarem associados a problemas cardiovasculares. No caso específico do VA não há ainda uma clara conclusão relativamente ao seu impacto na saúde apesar de alguns estudos reportarem um efeito benéfico (3,4).O objetivo deste estudo foi avaliar o teor de VA em leites de vaca nacionais, de diferente origem geográfica de produção. As amostras de leite foram recolhidas no mercado, na primavera de 2016. Foram analisados leites UHT meio gordo (MG), com 1,6 % gordura. As amostras foram recolhidas nos Açores (1 marca, 5 lotes) e em Portugal continental (2 marcas, 3 lotes). Para a amostra recolhida nos Açores foi analisado também o leite cru respetivo (4,0 % gordura).Os teores de VA foram determinados por cromatografia gasosa com deteção por ionização de chama (GC-FID), após derivatização (5). O teor de VA (média ± desvio padrão) na gordura do leite nas duas marcas do continente analisadas foi 9,4 ± 0,5 mg/g (n=6) e 8,6 ± 1,1 mg/g (n = 6). Nas duas amostras dos Açores o teor de VA foi de 12,7 ± 1,7 mg/g (n = 10) e 12,8 ± 1,2 mg/g (n = 10) no leite cru e UHT respetivamente. Os resultados indicam que no leite dos Açores o teor de VA não é estatisticamente diferente (P > 0,05) entre o leite cru e o respetivo leite UHT. Na comparação do leite UHT dos Açores com os dois leites UHT do continente verifica-se que existem diferenças com significado estatístico (P < 0,05). O leite UHT dos Açores apresentou teores de VA de 36 % e 48 % superiores aos outros dois leites UHT. Este estudo parece assim indicar que o leite dos Açores apresenta um teor de VA superior ao dos leites do continente e que o tratamento térmico não afetou a composição da gordura do leite em relação ao teor VA.
- O anatocismo como problemática presente : decorrências e especificidadesPublication . Ribeiro, Miguel Jorge Bento; Cabral, Rita Maria Lagos Amaral