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- Creative engagement: multimodal digital games in children's learning environment in Macau S.A.R.Publication . Abreu, Filipa Martins de; Barbosa, ÁlvaroOne of the biggest challenges that we have encountered, when trying to encourage digital games in schools, is trying to explain what its benefits are in teaching and learning environments. In this pilot experimental study we explore how multimodal audio and visual games can be used in learning environments for children, specifically by fostering creative behaviors through User-Centered design approaches. To achieve this objective, a framework is being developed with multimodal experiences based on flexible design patterns that exploits basic visual and audio elements, allowing children from three to six years of age to play and learn through fun and subsequently trigger creative behaviors. These studies are making use of tangible objects, digital games and mobile platforms. We are making use of commercial digital games to understand and discuss the affordances of these games in an educational environment and how they support creativity in learning.
- Relatório de estágioPublication . Ferreira, Sofia dos Reis Amorim; Antunes, Isabel Maria Quelhas Lima Engrácia AntunesO presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular relatório do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa – Porto. Tem como finalidade explanar o meu percurso ao longo dos diferentes contextos assistenciais evidenciando as competências adquiridas na área de especialização. O estágio incorporou dois módulos: O Módulo I – Saúde Infantil; e Módulo III – Serviço de Urgência Pediátrica e Neonatologia com um total de 500 horas, das quais 360 horas em contexto de prática e as restantes 140 horas de trabalho individual. Por ter os critérios necessários à creditação em contexto de assistência à criança e família com doença aguda e crónica, não realizei o contexto relativo ao módulo II – Serviço de Medicina/Cirurgia, que está refletida neste documento. Tendo em conta as competências propostas pelo plano de estudos, defini objetivos específicos para os diferentes módulos de estágio que foram concretizados através de atividades, que por sua vez se organizam de acordo com os quatro domínios de atuação do enfermeiro: Prestação de cuidados, Gestão de Cuidados, Formação e Investigação. As habilidades e competências, dos diferentes domínios, adquiridas na área da Enfermagem de saúde infantil e pediátrica ficaram demonstradas na assistência a recém-nascidos, criança, jovem e família, ao longo do estágio. A metodologia utilizada no documento é descritiva e critico-reflexiva suportada por pesquisa bibliográfica.