Browsing by Issue Date, starting with "2017-08-01"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Value propositions for disruptive technologies: reconfiguration tactics in the case of electric vehiclesPublication . Bohnsack, René; Pinkse, JonatanDisruptive technologies tend to underperform on attributes that are considered as key attributes of incumbent technologies and require new value propositions to increase mainstream customer appeal. Yet, how do firms reconfigure their value proposition as a way to overcome the technological inferiority of disruptive technologies? This article conceptualizes and empirically investigates the process of value proposition reconfiguration. Based on evidence on the commercialization of electric vehicles, it explores the tactics firms use to reconfigure value propositions to increase market acceptance from mainstream customers. The article develops a framework showing three reconfiguration tactics: compensating, enhancing, and coupling tactics.
- Avaliação da termorresistência de microrganismos formadores de esporos em preparados de frutaPublication . Pinto, Joana Isabel Carvalho; Rodrigues, Cristina MartinsCada vez mais, o objetivo primordial das indústrias do setor agroalimentar passa por garantir a qualidade e a segurança alimentar dos produtos por si comercializados. Neste âmbito, a procura por metodologias que, não só obedeçam às exigências do consumidor, como também aos elevados padrões de qualidade tem vindo a ganhar especial atenção. Entre elas destaca-se o processamento térmico – tal como a pasteurização - cujo desafio passa por aliar a manutenção das características nutricionais e organoléticas, bem como assegurar que o produto não constitui um risco à saúde do consumidor. Neste contexto, o estudo dos binómios de tempo-temperatura de pasteurização que deverão ser aplicados nas matrizes alimentares, por forma a estarem cada vez mais alinhados com o perfil pretendido, ganha especial interesse. De entre as matrizes alimentares conotadas como sendo as mais criticas, dada a sua predisposição para a contaminação microbiana, destacam-se os frutos secos, os cereais e os frutos vermelhos. É neste sentido que a FRULACT, uma empresa em constante evolução de conhecimento em todas as áreas operacionais - desde o fabrico até à comercialização - aposta na investigação no sentido de sustentar os processos por si praticados. Assim, com este estudo pretendeu-se caracterizar a carga microbiológica de matérias-primas de interesse para a empresa e otimizar os binómios tempo-temperatura de pasteurização, tendo em conta o impacto das condições do processo produtivo - nomeadamente de ingredientação – no desenvolvimento/inativação da carga microbiológica. Para isso, foram selecionados seis preparados (com base nas matérias-primas selecionadas - cereais, frutos silvestres, morango, morango dietético, ameixa seca e ameixa seca dietética), submetidos a quatro simulações de binómios tempo-temperatura de ingredientação distintos e, posteriormente, sujeitos a três diferentes condições de pasteurização (85ºC/5min, 85ºC/10min e 90ºC/5min). Concluiu-se que as condições de ingredientação a que os preparados são sujeitos têm impacto na escolha do binómio tempo-temperatura de pasteurização. No geral, é necessário ter em atenção a combinação de temperaturas superiores a 40ºC, e períodos de tempo superiores a 2 horas, visto ser nestas condições onde se verifica o aumento da termorresistência associada a bactérias formadoras de esporos, bactérias estas capazes de se manterem viáveis quando aplicado um tratamento térmico de 90ºC/5min.
- Análise fatorial confirmatória da Depression Anxiety Stress Scale em pessoas com doença renal crónicaPublication . Sousa, Luís; Marques-Vieira, Cristina; Severino, Sandy; Gomes, José Carlos; José, Helena Maria GuerreiroCONTEXTO: A Depression Anxiety Stress Scale (DASS) foi desenvolvida por Lovibond e Lovibond, em 1995, para avaliar os sintomas da ansiedade e da depressão. A versão portuguesa da DASS com 21 itens (DASS-21) confirmou ter propriedades idênticas às da versão original. OBJETIVO: Confirmar a estrutura da DASS-21 em pessoas com doença renal crónica em programa de hemodiálise. MÉTODO: Estudo metodológico. Foi obtida uma amostra representativa de 159 pessoas com doença renal cónica, em programa de hemodiálise, em duas clínicas e num serviço de nefrologia de um Centro Hospitalar, todos em Lisboa, Portugal. Foi realizada colheita de dados de maio a junho de 2015. Desenvolveu-se uma análise fatorial confirmatória com recurso ao software AMOS. Utilizaramse os seguintes parâmetros: rácio entre o Qui quadrado e os graus de liberdade (Χ2/g.l), goodness-of-fit index (GFI), comparative fit index (CFI), Tucker-Lewis index (TLI) e root mean square error of approximation (RMSEA). RESULTADOS: Obteve-se Χ2/g.l=1,980, GFI=0,84, CFI=0,87, TLI=0,85 e RMSEA=0,08, o que demostra ser um bom ajustamento para a hipótese da solução de dois fatores. Não se confirma a solução proposta na versão original e na versão portuguesa (três fatores). CONCLUSÕES: A versão portuguesa da DASS-21 apresenta dois fatores, e é válida para medir stresse/ansiedade e depressão, em pessoas com doença renal crónica.