Browsing by Issue Date, starting with "2017-03-31"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Hedging strategies with financial derivatives on pulp & paper industry : a quantitative studyPublication . Ferreira, Telmo Rodrigues; Cunha, Manuel Ricardo Fontes daThis work studies the hedging policies of 42 pulp and paper companies in 2014. My focus is on the use of financial derivatives as a hedging strategy to mitigate the commodity risk exposure. Theories of hedging based on market imperfections show that hedging should increase firm´s value by reducing expected taxes, probability of financial distress and the agency costs of debt and equity. To provide evidence on these hypotheses, I collected detailed financial information of the firms included in the sample, to develop two econometric models capable of giving consistent insights, in order to infer which firm´s characteristics are associated to the theoretical hedging incentives and if consequently this hedging decision is connected to higher firm value within this industry. The data suggest that hedger firms have less coverage of fixed claims and have a higher percentage of managerial ownership comparing to the non-hedger firms. Furthermore, I found evidence that there is no advantage for larger firms within this industry to develop hedging strategies to mitigate their commodity risk exposure, not giving support to the argument of economies in scale in hedging. There is also no support for the hedging tax incentive, rejecting the theoretical background that firms hedge in response to tax schedule convexity. Using Tobin´s Q as an approximation for firm value, I found evidence that firms with more growth opportunities in their investment set and with lower levels of debt have higher Tobin´s Q ratios. However, I found evidence that hedging commodity risk within this industry with financial derivatives does not seem to be a value-enhancing strategy for firms.
- Pairs Trading : aplicação da distância mínimaPublication . Figueiredo, Luís Filipe Carreira de Campos; Cunha, Manuel Ricardo Fontes da; Alves, Paulo Alexandre PimentaNeste trabalho analisamos uma estratégia de arbitragem estatística conhecida como Pairs Trading, em que fazemos inicialmente um enquadramento teórico e uma revisão das principais estratégias e metodologias desenvolvidas. De seguida, replicamos a estratégia utilizada em Gatev, et al. (2006), com algumas diferenças significativas, utilizando as ações americanas cotadas no New York Stock Exchange, para um período compreendido entre janeiro de 2007 e junho de 2016. O nosso trabalho destaca-se pelos seguintes motivos: em primeiro lugar, utilizamos restrições de liquidez, em cada período de simulação, com o objetivo de que os pares de ações encontrados apresentassem preços de fecho, volume de transações e dias de transações semelhantes. Em segundo lugar, utilizamos cotações bid/ask, em vez dos preços diários de fecho, de forma a que a simulação fosse o mais aproximada possível de uma aplicação real da estratégia. Em último lugar, definimos um valor fixo de 20 pares de ações, em cada período de simulação, de modo a que os nossos resultados e conclusões fossem os mais robustos e sólidos possíveis. Obtivemos um retorno excessivo médio de 12,89% para períodos de simulação 6 meses, um retorno excessivo total de 244,93% em 9,5 anos e um retorno excessivo médio de 0,92% por par.
- Privacidade dos cidadãos e segurança do Estado no setor das comunicações electrónicas : dois valores em tensãoPublication . Teixeira, Maria Luísa Nóbrega; Couto, Maria Margarida Correira Barros
- Motivos de turnover durante o período experimental : um estudo de casoPublication . Antunes, André Fernando da Silva; Tavares, Marisa Fernanda FigueiredoOs processos de recrutamento e seleção são das metodologias mais influentes da Gestão de Recursos Humanos (Ferreira, 2015). Assim, importa que sejam elaboradas investigações que ampliem o leque de conhecimentos sobre os vários fatores associados a esta prática. Desta forma, a presente investigação tem como objetivo geral identificar os motivos de turnover voluntário e involuntário durante o período experimental nos processos de recrutamento e seleção mal sucedidos da consultora Michael Page, sendo este fenómeno um problema vigente na empresa em questão. Para tal, e uma vez que a investigação prende-se na análise de um fenómeno num contexto específico e real (Yin, 2012), procedeu-se à realização de um estudo de caso. A recolha e análise de dados foi efetuada segundo uma metodologia mista e de triangulação de perspetivas (candidatos, clientes e consultores; Teddlie & Tashakkori, 2009). Os resultados conseguidos realçam a influência da cultura organizacional, valores profissionais, adaptação à função e condições salariais, bem como ausência de aplicação de técnicas de recrutamento e seleção e de autenticidade da proposta de trabalho inicialmente apresentada com a facultada em alguns casos de turnover. Estes resultados vão de encontro com outras investigações na área, enfatizando assim o impacto dos fatores pessoais e organizacionais, assim como como das práticas metodológicas de recrutamento e seleção na frequência de turnover voluntário e involuntário. O presente estudo deparou-se com algumas limitações, nomeadamente o número da amostra e a ausência de uma base de dados organizada acerca dos processos de recrutamento e seleção mal sucedidos da Michael Page.
- Integração dos nutricionistas no Serviço Nacional de Saúde em PortugalPublication . Ferreira, Beatriz; Cordeiro, Tânia; Bento, AlexandraIntrodução: O Serviço Nacional de Saúde é a estrutura do Estado português que assegura à população a prestação dos cuidados de saúde. Integradas nas Redes Nacionais de Cuidados de Saúde Primários e Cuidados de Saúde Hospitalares, as unidades que formam o Serviço Nacional de Saúde revelam-se locais privilegiados para a incorporação da prática profissional do nutricionista, pelo facto de a sua atuação se focar na promoção de saúde, na prevenção e no tratamento da doença, contribuindo para a reversão do cenário epidemiológico centrado na intensificação das doenças crónicas não transmissíveis e para o cumprimento das metas em saúde estabelecidas a nível nacional e internacional. Objetivos: Determinar o número de nutricionistas a exercer no Serviço Nacional de Saúde nos Cuidados de Saúde Primários e nos Cuidados de Saúde Hospitalares. Calcular o número de utentes e de camas atribuído a cada nutricionista integrado nas unidades que compõem, respetivamente, as Redes Nacionais de Cuidados de Saúde Primários e Cuidados de Saúde Hospitalares.Metodologia: Neste estudo descritivo obteve-se, por correio eletrónico e telefone, informação sobre o número de profissionais a exercer como “Dietista”, “Dietista estagiário”, “Nutricionista” e “Nutricionista estagiário”, de acordo com o Registo Nacional da Ordem dos Nutricionistas, nas instituições constituintes do Serviço Nacional de Saúde, Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira e Serviço Regional de Saúde do Governo dos Açores. No final, a adequação dos rácios obtidos foi analisada com base em critérios emitidos pela Ordem dos Nutricionistas.Resultados: Verificou-se um total de 416 nutricionistas a exercer no Serviço Nacional de Saúde, dos quais 123 profissionais pertenciam aos Cuidados de Saúde Primários e 293 aos Cuidados de Saúde Hospitalares. Nos Cuidados de Saúde Primários identificou-se um rácio de 86.006 utentes por nutricionista e nos Cuidados de Saúde Hospitalares o rácio estimado foi de 97 camas por nutricionista.Conclusões: O número total de nutricionistas a exercer no Serviço Nacional de Saúde revelou-se manifestamente aquém do que se considera adequado, devendo-se reforçar a incorporação de nutricionistas no Serviço Nacional de Saúde.
