Browsing by Issue Date, starting with "2017-03-27"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Factors driving women consumers to shop shoes online : an exploratory studyPublication . Monteiro, Adriana Barja Gonçalves; Silva, Susana Cristina Lima da Costa eThis paper investigates the factors that drive women consumers to shop shoes online. Getting to know the factors that influence female consumers to engage in online shopping activities, particularly when the products in question are experience goods with a high need for touch characteristic, such as shoes, is extremely important for marketers that aim to target this specific audience. A qualitative research method was selected, using a semi-structured, in-depth interview technique. For data collection, twelve in-depth interviews were conducted to corroborate the constructs defined in the proposed model, namely: convenience, recreation, need for touch and social e-shopping. Ten of these interviews were focused on the demand side to understand the female consumers’ perspective and the other were made to two managers of a women’s shoes company to represent the suppliers’ viewpoint. The main results indicate that the women consumers in this study highly appreciate the convenience aspect that shopping shoes online provides them as well as the recreational trait that online shopping offers. The need for touch is considered a very important factor in the shoe market context mainly due to the size issue inherent to this product category. Additionally, social e-shopping was found not be as important for women as it was supposed to be given the literature reviewed - they see SNS’s more as a communication platform for brands, than they see it as a factor that influences their predisposition to shop shoes online. On the suppliers’ side, the interviews revealed the managers’ belief in bloggers and social media influence and how this is a key part of their overall marketing strategy. Therefore, the study intends to provide interesting insights for marketers by giving the perspective of a digital-born company.
- As lifestyle brands e a geração Z : estudo de caso: Mojobrands Brand LifestylePublication . Correia, Mafalda Santos Costa; Silva, Susana Cristina Lima da Costa eHá uma nova geração a despertar o interesse de analistas, investigadores e marketers: a Geração Z. Nascidos entre 1995 e 2012, estes jovens rompem com os cânones tradicionais da sociedade atual e afirmam-se como a primeira geração totalmente digital e tecnológica. A Geração Z apresenta assim novas formas de pensar, agir e de se comportar. Ainda com o seu perfil por definir, esta geração tem despertado o interesse de várias marcas, que centram em si o seu novo desafio. Hoje o mundo das marcas está saturado, tornando-se cada vez mais difícil captar a atenção, bem como criar relações duradouras com os consumidores mais jovens. Neste sentido, uma das estratégias que está a ganhar visibilidade é a criação de Lifestyle Brands, marcas capazes de captar a atenção dos seus consumidores e de criar relações com os mesmos, fazendo parte do seu processo de construção e desenvolvimento da personalidade e estilo de vida. Para compreender a influência da Geração Z no processo de construção das Lifestyle Brands foi desenvolvido um estudo qualitativo, no qual o modelo de construção de marcas da Mojobrands Brand Lifestyle é analisado. No total, 8 entrevistas foram realizadas a indivíduos pertencentes à Geração Z, embora com perfis socioeconómicos diferentes. Os resultados mostram que as Lifestyle Brands têm um impacto positivo na afiliação e na criação de uma relação com esta geração, bem como validam o modelo de criação de marcas da agência Mojobrands, quando o seu target é Geração Z.
- Fatores que influenciam o impacto de projetos de investimento direto estrangeiro estruturantes na economia nacional : o caso dos investimentos da Embraer em PortugalPublication . Pinheiro, Ricardo Santos Graça Simões; Sopas, Maria Leonor Prata CerqueiraEsta dissertação ambiciona estudar quais os efeitos do IDE da Embraer em Portugal, desde 2005 até hoje, através de um estudo de caso. Analisando a Indústria Aeronáutica (IA) portuguesa e a Cadeia de Valor Global (CVG) da Embraer foi possível perceber quais as áreas da economia portuguesa afetadas pelo IDE da Embraer, permitindo desta forma, identificar quais os efeitos decorrentes da presença de um player de primeira linha da IA mundial em Portugal e começar a analisar os fatores que os influenciam. Verificou-se uma grande mobilização de instituições públicas, organizações e empresas no sentido de desenvolver as condições favoráveis ao acolhimento da Embraer e à produção de efeitos positivos na economia portuguesa. Os efeitos foram variados e afetam sobretudo as atividades a montante da CVG da IA. Consistem no aumento do emprego, na produtividade dos fornecedores/potenciais fornecedores, na formação e na disseminação de conhecimento, e por fim na Balança Comercial. A resposta das empresas portuguesas face aos padrões de exigência da Embraer revelou-se adequada através da boa capacidade de absorção, da elevada qualidade de mão-de-obra e do excelente nível tecnológico. Por outro lado, factores como a capacidade financeira e a certificação dos fornecedores, dificultaram a entrada das empresas portuguesas na CVG da empresa brasileira. Tratando-se de um investimento recente numa indústria com um longo ciclo de desenvolvimento, esta dissertação visa constituir um contributo para o acompanhamento dos efeitos da presença da Embraer em Portugal, e também do desenvolvimento do cluster aeronáutico português.
- A evolução do controlo de gestão em Portugal : o caso da Lúcios, Engenharia & ConstruçãoPublication . Vieira, Tiago Filipe Ferreira; Marques, Luís Manuel DionísioO trabalho final de mestrado tem como objetivo estudar a evolução do controlo de gestão em Portugal, tendo por base um caso de estudo que permita comparar se as práticas teóricas abordadas têm sido consideradas no dia-a-dia das organizações O controlo de gestão é um conceito muito amplo e que tem gerado alguma discordância entre os principais investigadores da área. Aproveitando os inputs de vários autores, podemos chegar à conclusão de que o controlo de gestão é o processo através do qual se utiliza a informação interna para a produção de um conjunto de conclusões que se traduzam em feedback para as organizações e ajudem a melhorar a tomada de decisão dos gestores. Adicionalmente, o controlo de gestão também representa um papel importante no alinhamento de todas as equipas de trabalho, pelo que também deve ser entendido como o sistema de regras, práticas e outras atividades que são levadas a cabo para direcionar o comportamento do trabalhador no sentido das ideias das organizações. O controlo de gestão tem vindo a conquistar um espaço cada vez mais importante no interior das organizações. No início de 1920 apareciam as primeiras práticas de controlo para custear o processo produtivo e de transformação de matéria-prima. Com a evolução tecnológica, as tarefas rotineiras foram sistematizadas e abriram portas para o controlo de gestão evoluir até um ponto em que, hoje em dia, é visto como um parceiro de negócios extremamente importante para melhorar a tomada de decisão das empresas. O modelo de Management Control Systems, de Malmi and Brown, que propõe uma estrutura de controlo dinâmica assente em 5 pilares: administrativo, cibernético, planeamento, cultural e remunerações e compensações. O modelo de Performance Management System, proposto por Otley e Ferreira e que traz a este trabalho uma visão mais processual e ampla dos sistemas de controlo de gestão, uma vez que é um modelo mais voltado para o desempenho organizacional. A Lúcios, Engenharia & Construção surge neste trabalho para compreender a importância do controlo de gestão no seio da organização. Complementar ao objetivo principal acabado de referir, também se vai procurar entender como é que este departamento evoluiu ao longo dos anos. A aplicação dos dois modelos de controlo à empresa visa conhecer melhor esta área da Lúcios para podermos avançar com uma proposta de valor para a empresa. A empresa criou um departamento de controlo de gestão há pouco tempo. No entanto, esta equipa de trabalho encontra-se a evoluir de acordo com as melhores práticas de controlo de gestão internacionais. A implementação do balanced scorecard foi um marco importante na Lúcios. Não só obrigou a empresa a repensar na estratégia, como permitiu implementar um sistema de gestão de desempenho alinhado com os ideais da Lúcios.
