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- Eutanásia : o direito de dispor da vida?Publication . Mira, Filipe Nuno Schönburg Carrillo de; Silva, Germano Marques da
- Relatório de estágioPublication . Faria, Joana Maria Gomes Ferreira de; Costa, Eleonora Cunha VeigaO presente relatório surge no âmbito do segundo ano do Mestrado de Psicologia Clínica e da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Filosofia e de Ciências Sociais Centro Regional de Braga. O estágio decorreu na Casa de Saúde de São José, pertencente à Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de São João de Deus. Houve contacto com utentes das seguintes unidades de internamento: São João de Deus, São João Grande, Psicogeriatria São Bento Menni, Irmão Pierluigi Marchesi. O estágio curricular assume um caráter didático, no sentido de facultar ao aluno o contacto com situações reais. São promovidas deste modo competências no saber fazer, estar e ser essenciais no mundo do trabalho e na prática de psicologia clinica e da saúde. Com o estágio curricular são postos em prática os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo de quatro anos de curso. O relatório está dividido em três partes: a primeira abarca a caraterização da instituição do local de estágio, tendo em conta os objetivos a que se propõe, os serviços aí existentes, a população alvo e as necessidades da instituição. A segunda parte descreve as atividades realizadas em contexto de estágio, nomeadamente intervenções individuais, intervenção em grupo e ação de formação. Por último, a terceira parte integra uma reflexão final sobre as aprendizagens alcançadas ao longo deste processo.
- A relação e o empoderamentoPublication . Teixeira, Cristina Isabel Amado; Garcia, Maria de Lurdes MedeirosEste relatório tem como objetivo explicar através de uma análise crítica, o percurso efetuado durante os três Módulos da Unidade Curricular Estágio, para que fossem adquiridas competências como Enfermeira Especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica. Com a sua leitura, conhece-se o propósito das atividades desenvolvidas ao longo dos três locais de Estágio, em redor da temática do Empoderamento do outro através da relação. No âmbito do Módulo II: Intervenção na crise realizei o acolhimento, promovi o ambiente terapêutico e realizei dois estudos de caso, onde tive capacidade de estruturar diagnósticos, intervenções, e refletir sobre os resultados. Com base na relação de ajuda, e através do processo de resolução de problemas. Colaborei nas atividades de grupo e na sua implementação, através de formação e divulgação do trabalho da equipa, a fim de aumentar a motivação da mesma. Através da consulta de enfermagem, colaborei na implementação de empoderamento do cliente, com a relação de ajuda e psicoeducação. No Módulo I, assentei os meus objetivos na relação com o outro, numa perspetiva individual e em grupo, alargando os conceitos assentes no PNSM 2007-2016. Realizei entrevistas, elaborei sessões de promoção para a saúde e prevenção de recaídas tendo em conta a relação/empoderamento. Tive a capacidade de explorar diferentes conceções de saúde / doença associados ao contexto social / cultural do cliente através do Modelo de Sistemas de Betty Neuman. O Módulo III foi um concluir do objetivo de prestar cuidados ao cliente, ao longo do ciclo vital. Recorri à entrevista ao adolescente e sua família e, ao trabalho centrado naquele ou no grupo de adolescentes. Sempre assente numa articulação entre a equipa, e na capacidade de compreender como é que a mesma pode exercer empoderamento no outro. As intervenções retratadas procuram demonstrar o papel do enfermeiro em múltiplos contextos, através da relação com o cliente visando o seu empoderamento. Desenvolvi assim, o crescimento pessoal e profissional, que se reflete na prestação de cuidados, num modelo de prática baseada na evidência.
- A perceção do cuidador informal sobre o papel do psicólogo na demênciaPublication . Capela, Mariana da Cunha Neves; Fonseca, António Manuel Godinho daA demência é uma doença degenerativa e progressiva caracterizada pelo desenvolvimento de défices cognitivos múltiplos, levando o idoso à dependência. O estudo que se segue, de natureza qualitativa, tem como objetivo geral avaliar a perspetiva dos cuidadores informais sobre o papel do psicólogo no acompanhamento de pessoas que sofrem de demência. A amostra foi constituída por dez familiares que cuidam de sujeitos com demência, nomeadamente cônjuges e filhos destes sujeitos. Para o processo de recolha de dados foram realizadas entrevistas, através de um guião construído para o efeito. Os principais resultados obtidos sugerem que a perspetiva dos cuidadores informais sobre o papel do psicólogo vai de encontro aquilo que eles esperam deste, ou seja, apoio psicológico, homeostasia, informação que ajude na vivência diária com o sujeito e restruturação cognitiva por forma a alterar comportamentos e atitudes não adaptativos. Relativamente às características do psicólogo como profissional, referem que este deverá ser experiente, empático, ter escuta ativa, ser afetivo e características inatas para desempenho da profissão. Em relação ao acompanhamento apontam a necessidade de se focar essencialmente no cuidador informal. No entanto, parece que este profissional deverá percorrer um longo caminho para se afirmar, pois ainda existem algumas questões não esclarecidas sobre a sua função e nas quais este poderá intervir. De facto, o reconhecimento da importância do psicólogo no exercício das suas funções deverá ser melhor clarificada para que se afirme nos variadíssimos contextos e muito concretamente no que se refere ao envelhecimento da população que parece ser uma realidade constatada evidenciando-se a um ritmo acelerado.
