Browsing by Issue Date, starting with "2017-01-30"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- A tributação de entidades híbridas no domínio das Convenções e Direito da União EuropeiaPublication . Santos, Tiago José Leitão Pereira dos; Ribeiro, João Sérgio
- Produção de suspense nos thrillers do cinema americano : 1940-1980 : formas e métodos de montagemPublication . Almeida, Francisca Alves Moreira Gomes de; Carmona, Carlos RuizA dissertação tem como tema a “Produção de Suspense nos Thrillers do Cinema Americano (1940-1980) – Formas e Métodos de Montagem”. O objectivo central da dissertação é a montagem cinematográfica, sendo explorada as melhores formas e métodos de montagem dos realizadores no contexto do Cinema Americano, de forma a produzirem suspense nos seus filmes. No contexto do tema apurado, serão analisados filmes e processos de montagem de realizadores que marcaram os thrillers do Cinema Americano: Alfred Hitchcock, Francis Ford Coppola, Martin Scorsese, Michael Curtiz, Orson Welles e Stanley Kubrick. Através dos métodos de montagem paralela, montagem através do ponto de vista, pacing (ritmo) e jump cut, serão analisadas cenas dos seguintes filmes: Psycho (1960, Alfred Hitchcock), Taxi Driver (1976, Martin Scorsese), The Conversation (1974, Francis Ford Coppola), The Shining (1980, Stanley Kubrick) e Touch Of Evil (1958, Orson Welles). A metodologia deste trabalho assenta na consulta de artigos científicos e livros relacionados com o tema e na visualização e na análise de filmes. Para investigar as melhores formas e métodos de montagem, serão explorados alguns livros de edição como Cutting Rhytms: Shaping The Film Edit (2006) de Karen Pearlman e A Estética da Montagem (2010) de Vicent Amiel. Pesquisando o cinema americano e os respectivos realizadores, serão utilizados alguns livros como American Cinema Of The 1960s: Themes and Variations (2008) de Barry Keith Grant; American Cinema Of The 1970s: Themes and Variations (2007) de Lester D. Friedman; American Cinema Of The 1980s: Themes and Variations (2007) de Alexander Wolker; Stanley Kubrick Directs (1972) de Alexander Walker; Hitchcock (1985) de François Truffaut; Thrillers: Genres In American Cinema (1999), de Martin Rubin; A Cinema Of Loneliness: Penn, Kubrick, Scorsese, Altman (1988) de Robert Phillip Kolker; A Companion To Martin Scorsese (2014), de Aaron Baker; The Francis Ford Coppola Encyclopedia (2010) de James Welsh, entre outros.
- Estudo sobre a prestação de garantia suficiente e idónea como condição de suspensão da execução fiscal no âmbito da oposição à execução, no ordenamento jurídico portuguêsPublication . Malhadas, André Luís Cerveira Furtado; Morais, Rui DuarteA presente dissertação de mestrado procura ser um estudo rigoroso e sério sobre a prestação de garantia suficiente e idónea como condição de suspensão da execução fiscal no âmbito da oposição à execução, no ordenamento jurídico tributário português. Em nossa opinião, a dimensão económica da questão de fundo por trás da problemática em causa é um dos problemas mais significativos da economia nacional. Daí, desde logo, o interesse em tratar da questão. Efetivamente, do confronto do regime processual tributário em cognição com o processo civil e com o processo administrativo, concluímos que, no plano teórico processual, seria preferível a afirmação de um mesmo padrão no âmbito da oposição à execução, segundo o qual, sempre que estivesse em causa um título judicial ou um título a ele equiparado o processo apenas se suspenderia caso fosse apresentada garantia pelo executado ou a este fosse concedida isenção da sua prestação, mas nunca pela mera apresentação da oposição à execução (tal como ocorre em processo administrativo). Já num âmbito exclusivamente processual tributário diga-se que um sistema em que a prestação de garantia é praticamente obrigatória para todos aqueles que pretendam suspender a execução fiscal não é de modo algum o ideal, nomeadamente por implicar a violação do princípio da proporcionalidade, sempre que se pede a um executado que não dispõe de meios económicos para tal que preste garantia Em última análise, o busílis da questão reside na concessão da isenção da prestação de garantia, a qual se tornou um mecanismo jurídico sem relevância prática face à atitude agressiva da Administração Tributária e Aduaneira (doravante AT). Só pela operacionalidade de tal mecanismo, nomeadamente do requisito “(…) prejuízo irreparável (…)”, se conseguirá a justeza do sistema. Daí concluirmos que o problema não está tanto na lei, mas sim mais na relação que a AT estabelece com esta. O caminho a seguir só pode trilhar uma de duas vias, ou a AT amadurece e se torna menos agressiva por si ou, ao nível governamental, terá que se legislar de modo a impedir/dificultar essa atitude da AT.
- Complementaridades entre Escola e Museus de Arte para a construção de uma literacia artísticaPublication . Leite, Suzana Rafaela Ferreira; Morais, Carlos António Saraiva BizarroEnfatizando a dinâmica das artes em contexto escolar, o presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, procura fundamentar a dinâmica do ensino das artes visuais em articulação com os contextos de educação não-formal e formal. Tentamos neste trabalho mostrar a importância das instituições culturais (museus de arte) e a sua articulação com a escola no caminho a trilhar nas práticas educativas em artes visuais. A intervenção pedagógica levada a efeito com a turma em que realizamos o estágio profissional, na Escola Vale São Cosme – Didáxis, reforçou várias ações conjuntas entre a escola e duas instituições culturais, potenciando o diálogo com e sobre as obras de arte. Os diálogos analíticos com as obras de arte encetados pelos alunos ao longo da intervenção pedagógica, em contexto de sala de aula e também no museu e galeria visitados, centrados na fruição estética e nas suas dimensões, foram sustentados por teorias e metodologias que privilegiam a dimensão estética no ensino das artes visuais, assente na dinâmica de diálogo e contacto com a obra de arte. Estas dinâmicas, que evidenciam a complementaridade entre as aprendizagens formais e não-formais, mostraram ser possível desenvolver o conhecimento fundamentado da obra de arte, enquanto geradora de saberes, com vista à construção de uma literacia estética e artística. A prática pedagógica procurou, através do contacto in loco com obras de arte e da exploração das mesmas em sala de aula, incentivar a dimensão estética da educação artística e o desenvolvimento da linguagem específica das artes, promovendo a correlação das competências: ver - observar; refletir - interpretar; experimentar - criar.
- História da gravação sonora em PortugalPublication . Portela, Ricardo Gil Góis Correia; Pestana, Pedro Duarte Leal GomesEm Março de 1878 o Fonógrafo é apresentado à Academia das Ciências de Paris, os académicos franceses nem queriam acreditar, uns ficam indignados com o aprelho, insurgindo-se e afirmando tratar-se de um truque de ventriloquia, só quando tiveram oportunidade de testar o aparelho é que puderam comprovar que era verdade, que haveria tecnologia capaz de gravar e reproduzir som. A primeira Era da Gravação (Acústica) fica marcada pelo seu carácter mítico, pela sua magia, pelo inexplicável. Os Fonógrafos eram apresentados frequentemente no âmbito de sessões de Taumaturgia e os músicos que queriam gravar através do estranho aparelho reuniam-se em volta da sua campânula como suplicantes num altar, oferecendo à máquina o sacrifício dos seus sons e esperando que a máquina os abençoasse com um som audível. É nessa primeira época que William Sinkler Darby irá efectuar a primeira expedição sonora em solo lusitano. Com o evoluir dos anos, as pessoas vão se acostumando ao processo de gravação e passa a haver periódicos e lojas que comercializarão Fonógrafos e cilindros, o Fonógrafo e mais tarde o Gramofone começa a ganhar expressão em Portugal. Com o evoluir do tempo surge o microfone no âmbito da gravação. O microfone irá mudar tudo, irá mudar esse paradigma, essa forma arcaica de relação entre homem-máquina. O microfone passaria a trabalhar efectivamente para o seu utilizador, funcionando como uma espécie de “ouvido” eléctrico, captando som mediante a direcção que o utilizador idealizava. A era da gravação eléctrica é por si só, um período de mudanças, passando a existir novas possibilidades estilísticas, houve melhorias nas formas de captação, uma mais gravação de voz mais eficaz e um alargamento do número de instrumentos passíveis de serem captados e também, reproduzidos de forma mais fidedigna e audível. Na terceira era (magnética) surgem outras possibilidades, permitindo que o técnico de som tivesse uma maior liberdade no que concerne ao processo técnico de gravação. Paralelamente ás novas possibilidades haveria também maior qualidade sonora no que concerne ao processo de gravação, com a inclusão de novos equipamentos (como por exemplo: o Magnetophon). É importante referir que foi nessa época que surgiram espaços dedicados á gravação sonora em Portugal, nomeadamente ao estúdio da Valentim de Carvalho situado em Paço de Arcos. Haveria agora melhores condições para o processo de gravação. Por último, a Era Digital surge intrinsecamente ligada ao aparecimento do compact disc e as tecnologias computacionais que se geraram, havendo um processo de transformação, em que os grandes estúdios munidos de máquinas de gravação de grande envergadura deram origem a sistemas mais pequenos e práticos, nomeadamente a DAWs (Digital Work Stations) como o Pro Tools, até ao momento que o conhecemos hoje.
- Analysis of the colour profile of port wines using different instrumental methods and visual approachesPublication . Silva, Francisco de Almeida Garrett Soares da; Campos, Francisco Manuel Morais Sarmento de; Silva, Cristina L. M.Colour is an important quality parameter in wines and is the result of a complex mixture of pigments (including anthocyanins and their derivatives, quinones, xanthyllium compounds, etc.). Red wine colour changes over time, as pigments react between themselves and with other wine macromolecules (particularly polyphenols). During wine tasting, colour is normally assessed on the outer rim of the wine in a tilted glass, since most wines are too opaque to be analysed in the middle of the glass. Therefore, depending on the depth of observation considered, the perception of wine colour can be different. The current official (OIV) method for measuring wine colour is based on UV/Vis spectrophotometric determination of the spectrum. In the current official (OIV) method, the transmittance spectrum of a particular sample is measured and used to calculate CIE-L*a*b* parameters (L*, a* and b*), which define a single (predominant) colour for a particular wine. Reflectance colorimetry is an alternative well-established method for measuring colour in foodstuffs, which can also be used in translucent samples (such as wines) as long as a reflective background is used. In this work, a reflectance colorimeter was used to measure CIE-L*a*b* colour parameters of Port wine samples of different categories at different depths, in Petri dishes. The obtained results were compared with the parameters obtained using the OIV method. In addition, the colour profile of Port wine samples was analysed using the colorimetric approach described above. An (untrained) panel was asked to assess the colour hue of the wine samples in Petri dishes, using an unstructured line scale, with the goal of establishing a correlation with the colorimetric readings at the same depths. The results suggest the colorimetric method can be used as an alternative to the OIV method for estimating the L* and H* parameters (the most important for wine colour definition), being quicker and more informative. In addition, there is a good correlation between H* parameter of colorimetric readings and the visual assessment of colour hue at all tested depths, being slightly better at lower depths. The colorimetric determination of wine colour at different depths can be conveniently used to characterize the visually perceived hue of Port wines.
- A cooperação administrativa e assistência mútua à luz das convenções destinadas a evitar a dupla tributação internacional : efeitos na esfera jurídica dos contribuintesPublication . Machado, Ana Isabel Falcão; Ribeiro, João Sérgio
