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- Fair compensation upon squeeze-out : a transatlantic accountPublication . Correia, Maria Inês Silva Magalhães; Antunes, José Augusto Quelhas Lima Engrácia
- Virtude política : a figura do estadista em Havey C. MansfieldPublication . Ferro, Pedro Manuel Vieira da Rosa; Espada, João Carlos Mosqueira MendesA presente dissertação versa sobre a relevância, natureza e emergência da virtude política pessoal, com base na elaboração de Harvey C. Mansfield sobre o assunto. O ponto de partida é o contraste entre o relevo concedido pelas opiniões comuns e pela filosofia política clássica à virtude do pessoal político, por um lado, e o significativo silêncio ou desprezo que a teoria política contemporânea dedica a essa matéria, por outro. Primeiro, analisamos a relevância política da pessoa e qualidades dos governantes, enfrentando os adversários presumíveis dessa importância: a regência impessoal da lei, que tornaria ilegítimo esse protagonismo pessoal, e a preponderância da forma do regime, que o tornaria irrelevante; a consequente prioridade do poder legal e formal sobre o poder pessoal; a suficiência dos mecanismos institucionais, que teria tornado obsoleta a demanda do príncipe ideal; o império da necessidade, que não deixaria margem para a escolha e responsabilidade pessoais; a substituição do conceito de virtude pelo de interesse próprio utilitário, como alavanca operacional do processo político; e o advento da ciência política, que teria relegado a antiga e quase artesanal prudência política. Depois, debruçamo-nos sobre a natureza e conteúdo da virtude política. Detemo-nos na peculiaridade e eventual excepcionalismo dessa virtude, face à do homem comum; no carácter eminentemente prudencial da profissão política, frente às pretensões filosóficas, científicas ou técnicas; na centralidade da coragem política, em articulação com a questão do género (masculino ou feminino) dessa qualidade; e, por último, na problemática do carisma e da grandeza política. Finalmente, estudamos as condições propícias a que a sociedade venha a ser governada por políticos competentes. Analisamos os indutores da oferta de virtude política, como a educação dos príncipes e a estrutura social; os factores que afectam a procura dessa virtude, como as qualidades e vícios dos cidadãos; as variáveis que impactam quer a oferta quer a procura de virtude política, tais como o regime, as ideias dominantes e a atmosfera cultural; e as interacções e influências recíprocas entre umas e outras.
- Facebook marketing como forma de promoção dos patrocínios do setor bancário português : estudo de caso MontepioPublication . Garcia, Patrícia Cristina Pereira; Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques DiasA presente dissertação tem como objeto de estudo o tema do Facebook marketing como forma de promoção dos patrocínios do setor bancário português a partir de um estudo de caso: o Montepio. O enquadramento teórico incide na sociedade contemporânea, considerada como sociedade da informação ou segunda modernidade, e com recurso a teorias das ciências sociais, pretende-se explicar como é viver nesta atual sociedade e como as tecnologias digitais e os social media, em particular o Facebook, devem ser considerados e explorados de forma a otimizar a comunicação dos patrocínios das instituições bancárias em Portugal. Na parte empírica procedeu-se a uma análise qualitativa, que foi beneficiada pela observação direta, análise documental, aplicação de entrevistas semiestruturadas à diretora do Núcleo de Patrocínios e Marca do Montepio e a um gestor de social media, e realização de grupos de discussão. Com os resultados obtidos, foi possível concluir-se que as vantagens decorrentes da utilização do Facebook são superiores e traduzem-se na oportunidade de ouvir e estar onde o cliente está, por existirem muitos indivíduos a utilizar ativamente esta rede social e não existirem barreiras geográficas ou temporais; permitir associar um banco a emoções através do marketing de conteúdos e criar laços de afectividade e agrado que irão aumentar o capital de simpatia da marca, que será tido em conta futuramente na escolha de um banco; a possibilidade de segmentação eficaz e de criação de uma página agregadora de conteúdos relevantes; a criação de comunidades de marca envolvidas que potenciem o passa-palavra positivo e tornem os conteúdos virais; obter dados de retorno imediatos e importantes na reformulação de estratégias e a boa relação custo-benefício. Como riscos enumeram-se a dificuldade em atingir certos públicos, a maior exposição a crises reputacionais devido à passagem de um paradigma comunicacional de divulgação para um de diálogo e os riscos adjacentes de uma marca entrar com uma presença fria e não agir de acordo com o contexto em que opera. Deverá no entanto existir sempre uma comunicação integrada, já que os canais são complementares e a sua eficácia depende do segmento que se pretende atingir. Devido à insuficiência de investigações com esta temática aplicadas à realidade portuguesa, este trabalho pretende alicerçar um significativo contributo para a comunidade académica.