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- Teorias práticas em profissionais de educação de infância : papel da formação, supervisão e contextos de trabalho na construção do conhecimento profissionalPublication . Luís, Helena Maria Ferreira MorenoEsta investigação centra-se na construção e sustentação das teorias práticas de educadores de infância, nas transformações ocorridas (no final da formação inicial e nove anos decorridos sobre a sua conclusão), identificando os fatores influentes na construção dessas teorias - formação, supervisão e socialização profissional. De forma complementar foca-se nas estratégias de construção de conhecimento das crianças como finalidade da ação do educador. Concebemos como possível a construção do saber profissional na linha de uma epistemologia da prática (Alarcão & Roldão, 2008; Schön,1983), perspetiva que implica construir a formação sobre a prática reflexiva, crítica, teorizadora, analítica e, por isso produtora do saber profissional. Implica a adoção de lógicas de formação centradas na construção de conhecimento profissional a partir, e por dentro, da própria prática da atividade docente (Roldão, Hamido & Galveias, 2004). A construção do saber profissional é condição determinante para afirmação da profissionalidade do educador (Hargreaves, 1998; Zeichner, 1993) e para uma formação sustentada que seja resiliente às características muitas vezes adversas dos contextos educativos em que os educadores iniciam a profissão, possibilitando a adoção de práticas educativas inovadoras. Através de um estudo qualitativo de pequena escala, numa perspetiva longitudinal, realizámos duas entrevistas semi-estruturadas a cada uma das quatro participantes nas duas fases da investigação e uma Entrevista de Recordação/Reconstrução Estimulada (Meijer, Zanting & Verloop, 2002) que teve como base uma aula observada e vídeo gravada na fase final da formação inicial. O Estudo permitiu conhecer o conteúdo das teorias práticas em duas fases diferentes do desenvolvimento profissional e de uma forma geral podemos afirmar que o programa formativo inicial (2002-2006) influenciou significativamente as crenças e o conhecimento prático dos educadores sobre a forma como se pode organizar o processo de ensino aprendizagem das crianças em contexto pré-escolar. As dimensões em que foram mais visíveis essas influências foram na organização do processo de ensino-aprendizagem centrado na perspetiva da aprendizagem da criança, reconhecendo as suas capacidades, dando-lhes estímulos para pensar, comunicar e agir. O confronto com as posições expressas nas segundas entrevistas, 9 anos depois, revelam que estas estratégias foram ampliadas ao longo do desenvolvimento profissional - de estratégias focadas na atuação didática do educador, nomeadamente na educação em ciência, para as várias dimensões do quotidiano das crianças, nomeadamente a organização do ambiente educativo (espaço, tempo, formas de organizar o grupo) - e afirmada a sua centralidade na construção do processo de aprendizagem.
- Internet control : assessing China in a comparative European contextPublication . Fernandez Pérez, Maryant Nathalie; Garot, Marie-José; Accetto, MatejChina is unpopular for its policies on the Internet. However, we tend to forget that other countries and their economic actors also realise dubious practices on the Internet. This paper seeks to demonstrate the situation of human rights online in China shares common characteristics with the Internet policy of the European Union and some of its Member States. By choosing very specific examples, this paper offers a critical view of the Chinese Internet system, but also extends that criticism to certain practices in the EU. It provides different perspectives of the online environment from a human rights perspective.
- A responsabilidade do Estado pelo processo de ressocialização do reclusoPublication . Correia, Gonçalo da Costa Castanho; Almeida, Mário António de Sousa Aroso de
- O governo interno das instituições de crédito : adequação, funções de controlo, conduta e culturaPublication . Azevedo, Sara Isabel Santos de; Tomé, Maria João Romão Carreiro Vaz
- O periculum in mora no processo administrativo : um contributo para o seu estudoPublication . Sousa, Pedro Miguel Neves de; Almeida, Mário António de Sousa Aroso de