Percorrer por data de Publicação, começado por "2016-09-27"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
- Trajetórias escolares improváveis : o sucesso dos estudantes de meios socialmente desfavorecidos no ensino superiorPublication . Justino, Elsa Rocha de Sousa; Monteiro, Teresa Maria Rocha LíbanoA pesquisa desenvolvida no âmbito do programa de doutoramento em Serviço Social, apresentada agora em formato de tese, teve como intenção compreender as singularidades dos percursos bem-sucedidos de estudantes que chegam ao ensino superior, com origem em meios socialmente desfavorecidos. Pretendeu-se identificar e caracterizar potenciais determinantes para trajetórias escolares improváveis, ou seja, percursos escolares que se destacam por constituírem exceções à norma que relaciona o sucesso escolar com o capital cultural da família de origem (Bourdieu, 1964, 1970). Estes estudantes com “sucessos improváveis” alcançam, não só a possibilidade de acesso ao ensino superior (nível de ensino distante do capital cultural de origem), mas também o fazem com classificações elevadas ou em cursos de alta seletividade. No plano de análise do sistema de ensino superior são tratadas as questões em debate que interrogam a existência de lógicas de reprodução, relativamente aos processos de escolarização, bem como os desafios que se colocam ao ensino superior, sendo também realizada uma avaliação de indicadores nacionais, com o propósito de contextualizar as condições históricas e sociais da população jovem à entrada no ensino superior. A aproximação ao campo empírico desenvolveu-se em várias vertentes: uma análise extensiva de dados estatísticos existentes, nomeadamente, bases de dados sobre o ensino superior com dados estatísticos longitudinais; uma análise quantitativa sobre os dados que resultaram de um inquérito por questionário – Boletim do aluno - aplicado aos estudantes que ingressaram no ensino superior, em (dados nacionais) e uma análise, também quantitativa, aos dados que resultaram do inquérito por questionário aplicado aos estudantes da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) inscritos no primeiro ano do 1.º ciclo de estudos. Em relação à população da UTAD, foi criada uma amostra de estudantes do 1º Ano provenientes de meios desfavorecidos a quem foram realizadas 18 entrevistas individuais, em profundidade. A proposta teórica adotada para análise e interpretação da singularidade destes percursos escolares improváveis foi a da Lahire (1995, 2005) e, principalmente, a identificação da pluralidade de disposições sociais que se combinam em percursos singulares. O propósito final é o de promover um quadro interpretativo da realidade social e familiar dos estudantes do ensino superior em Portugal, de forma a identificar aspetos suscetíveis de intervenção social no âmbito da ação social no ensino superior.
- Economic diplomacy in action : the case of the Embassy of Portugal in the Czech RepublicPublication . Neiva, Ana Lúcia da Ponte; Sopas, Maria Leonor Prata CerqueiraEconomic diplomacy has become a key instrument of Governments' foreign policy and of the promotion of a country's interests abroad. The evolution of the economic content of diplomacy led to the intervention of new actors (e.g. international organizations, non-profit organizations). Despite the intervention of non-state actors, there is a strong consensus on the overall impact of economic diplomacy through the public-sector. As far as I could find out, there are no studies about the role of the Portuguese embassies. This work aims to analyse the role of the Portuguese embassy and the local delegation of AICEP in achieving the main goals of Portuguese economic diplomacy in the Czech Republic. A qualitative research strategy is adopted, applying the case study method to comprehend the role assumed by both organizations. Information collected during the 5 months of the internship and interviews of Portuguese firms with investments in the Czech Republic are main sources of information. The absence of a physical presence of the AICEP delegation in the Czech Republic led to the increasing role of the embassy at supporting Portuguese firms. The lack of human resources at the embassy and the geographic distance to AICEP’s delegation in Warsaw are considered to be major constraints regarding the promotion and support of bilateral trade and investment relations between the two countries. The achievement of economic diplomacy goals requires resources. After looking for a greater efficiency in the use of public resources (combining the resources of AICEP delegations with the embassies’ resources) it would make sense increase the cooperation with private actors, such as bilateral Chambers of Commerce and business associations.
- A tríade virtuosa : família, escola e comunidade : um estudo de caso na transição pós-escolarPublication . Salgado, Patrícia Carla Dantas de Oliveira Mendonça; Ponte, Filomena Ermida Figueiredo Branco daEste estudo visa apresentar um conjunto de reflexões sobre a problemática da interação escola-família na inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, principalmente os portadores de deficiência, nas turmas do ensino regular. Quais as perceções dos intervenientes e os recursos humanos e materiais adequados para um pleno desenvolvimento e aproveitamento das suas capacidades destes alunos, assim como a sua transição para a vida pós-escolar? Apoiando-me na literatura, na prática profissional e na reflexão pessoal, tentei compreender quais as respostas educativas e os recursos mais adequados à implementação do Decreto-Lei 3/2008 de 7 de janeiro. De relevar o conceito de escola que se pretende inclusiva, universal e para todos e a articulação entre escola, família e a comunidade como imprescindível na complexa transição para a vida adulta desenvolvida na perspetiva do aperfeiçoamento e aquisição de competências que possibilitem a estes jovens com NEE a adaptação plena na comunidade. Desta forma, refleti sobre a construção da identidade social na deficiência e o modo como a luta contra a discriminação e o combate ao preconceito tem sido grande, apesar de árduas conquistas em diversas áreas, assiste-se, ainda, a uma lenta evolução para uma sociedade com uma visão cada vez mais humanizada. No entanto, a falta de recurso quer humanos e materiais e a difícil articulação dos vários intervenientes do processo continua a ser determinante no sucesso da implementação dos planos individuais. Neste contexto, o papel do Professor de Educação Especial e a cooperação Escola-Família-Comunidade são determinantes.
