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- Da delimitação do conceito de acidente de trabalho : em especial a sua extensãoPublication . Gonzaga, Mafalda Galvão; Martins, Pedro de Sá Carneiro Furtado
- Proteção de dados pessoais nas comunicações electrónicas : o papel da CNPD e da ANACOMPublication . Oliveira, Margarida Viana Guarda de; Couto, Margarida Maria Correia de Barros
- Habermas e a metamorfose da razão na história : da crítica da "ideologia" à pragmática universalPublication . Gouveia, António José Portela Costa; Morujão, Carlos Aurélio VenturaO presente trabalho tem por objetivo fazer o estudo do pensamento de Habermas desde as suas primeiras obras, até às mais recentes, prestando maior atenção às mais importantes, a fim de salientar as noções que estão subjacentes à “teoria do agir comunicativo”, em torno dos seus conceitos fundamentais, como “teoria” e “praxis”, “razão comunicativa” ou “mundo da vida”. Com tal propósito, tivemos de relacionar Habermas com filósofos como Kant, Hegel e Marx, com pensadores pós-modernos como Derrida, Lyotard e Rorty, passando por Husserl e Apel, pelos precursores da teoria da linguagem e das ciências sociais, como Weber, e também pelos seus antecessores da Escola de Frankfurt, entre outros. O trabalho está dividido em cinco capítulos, que procuram descrever o pensamento de Habermas, que se propõe elaborar os fundamentos de uma “doutrina social crítica”, a qual se pretende que assuma a autorrealização da humanidade. Começámos por tratar a relação entre “teoria” e “praxis”, referindo os autores do “direito natural moderno” (Capítulo 1), até à superação deste direito em “direito positivo”, como o único legítimo e politicamente coercivo (Capítulo 2). Habermas defende que existe um laço intrínseco entre a teoria do direito e o “princípio da democracia”, estabelecendo que o princípio do discurso se fundamenta no medium do direito. Analisámos, depois, os diferentes tipos de saber, configurados por um específico interesse humano, até ao “interesse emancipatório”, característico das “ciências críticas” (Capítulo 3). Posteriormente, demos conta da emergência da “esfera pública” no século XVIII, referindo Rousseau e Kant e o conceito de “sistema” no “capitalismo tardio”, bem como o confronto dos filósofos pós-modernos com Habermas, que se reclama da teoria moderna da racionalidade (Capítulo 4). A reformulação discursiva da ética de Kant e a “viragem linguística”, consumada em Teoria do agir comunicativo (1981), foram tratadas de seguida (Capítulo 5). Tal “viragem” culminou na “pragmática universal”, operando a mudança de paradigma da “filosofia da consciência” para o da intersubjetividade do “agir comunicativo”. Habermas elaborou uma teoria da racionalidade a partir do paradigma da linguagem e de uma ética discursiva universalista, impondo uma ciência reconstrutiva visando a emancipação do homem.
- O impacto da liberalização do mercado de energia na tomada de decisão do consumidor : fatores de influência na escolha da marca no caso EDPPublication . Brito, Inês Haussen Filgueiras; Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques DiasEsta investigação pretende contribuir para uma melhor compreensão sobre o conceito de comportamento de consumidor e sobre a tomada de decisão num ambiente de transição do mercado liberalizado de energia. Este estudo foi realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Comunicação especialização de Marketing e Publicidade da Universidade Católica Portuguesa e teve como ponto de partida uma bolsa de estágio dada pela EDP, na área da Comunicação de Marca, mais concretamente na área da gestão da marca e ao longo do qual o tema central a era o Mercado Liberalizado. Este tema trás novos desafios à empresa, como fidelizar os seus atuais clientes e angariar novos. De uma forma sintetizada, esta investigação pretende estudar os fatores que influenciam a tomada de decisão do consumidor, e a possível relação entre as variáveis independentes: estímulos de marketing e os estímulos do consumidor, e as variáveis dependentes, que posteriormente irão influenciar o processo de tomada de decisão. A metodologia usada, após a revisão da literatura, foi o inquérito por questionário. O tema abordado na presente investigação torna-se relevante, principalmente, para a área da comunicação e do marketing, não só por se tratar de uma questão já explorada no que toca ao comportamento do consumidor e da tomada de decisão do mesmo, mas por ser numa fase em que o mercado específico em estudo sofre uma alteração que confere a este tema uma enorme centralidade no contexto português. A perspetiva da marca/empresa sobre o comportamento do consumidor foca-se essencialmente na vontade de conquistar novos clientes face ao contexto em que este estudo se insere e ainda fidelizar os novos e antigos. Caso o serviço tenha qualidade e faça uma boa comunicação, é bastante provável que os clientes do antigo mercado se mantenham ou até optem agora pela EDP. Este facto torna-se ainda mais relevante dados os resultados obtidos no desenvolvimento desta investigação, os quais revelaram que é de facto as experiências anteriores e qualidade/rapidez do serviço os principais fatores na tomada de decisão para os consumidores de energia em Portugal.