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- A "desconsideração da personalidade jurídica" nas sociedades de capitaisPublication . Amorim, Miguel Teles de; Triunfante, Armando
- A caução dos administradores das sociedades anónimas e a tutela dos credores sociaisPublication . Esteves, Raquel Ferreira Novo de Matos; Baptista, Daniela
- A desconsideração da personalidade jurídica em Portugal e nos Estados Unidos : breve análise doutrinal e jurisprudencialPublication . Moreira, André Manuel Pinho Neves Tavares; Ribeiro, Maria de Fátima da Silva
- Fiscalização da administração no modelo anglo-saxónicoPublication . Moreira, Daniel Filipe Morais; Ribeiro, Maria de Fátima da Silva
- Fatores promotores de ansiedade na atividade do músico enquanto docente e instrumentistaPublication . Taveira, Marisa de Brito; Coimbra, Daniela da CostaO objetivo do presente estudo foi o de investigar quais os fatores promotores de ansiedade na performance em músicos profissionais, analisando duas perspetivas da sua atividade: a carreira de instrumentista e a carreira de docente. Pretendeu-se ainda conhecer as estratégias utilizadas para lidar com a ansiedade no âmbito das vertentes profissionais. Foram selecionados vinte e sete pianistas/docentes de várias escolas do Norte de Portugal, com idades compreendidas entre os 23 e os 67 anos de idade, sendo 14 do sexo feminino e 13 do sexo masculino, com formação académica elevada. Para a obtenção dos dados, foi aplicado um inquérito por questionário desenhado para o efeito deste estudo. Os resultados indicaram que cerca de vinte participantes (74%) reportou sentir ansiedade, mas apenas quatro, sentem que a ansiedade na performance afetava negativamente o seu rendimento. Os principais fatores despoletadores de ansiedade referidos pelos participantes foram a preparação inadequada das obras, a possibilidade de falhar ou o medo falhas de memória, sendo os concertos a solo e os concursos, as atividades que mais causam ansiedade nos participantes. Quanto à estratégia principal utilizada pelos participantes, os resultados indicam levar a cabo uma profunda e diversificada preparação da performance. Relativamente à ansiedade que os professores sentem pelas performances dos seus alunos, vinte e quatro responderam sentir ansiedade (89%), sendo que os fatores principais apontados pelos docentes como despoletadores de ansiedade na performance foram uma inadequada preparação, a preocupação com as eventuais falhas de memória ou de concentração por parte dos alunos e a avaliação por parte do público e dos seus encarregados de educação. Quanto às estratégias para lidar com a ansiedade na performance dos alunos, os professores focam-se num elevado nível de preparação, na simulação da performance, na gravação em áudio e em vídeo e em técnicas de relaxamento, utilizando estratégias muito semelhantes às que usam para lidar com a sua própria ansiedade. Acresce no entanto, que há uma elevada preocupação com o bem-estar do aluno e a sua a motivação que é feita principalmente através de discursos positivos.