Browsing by Issue Date, starting with "2016-03-23"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O uso de simuladores no ensino de redes : um estudo de caso no ensino profissionalPublication . Martins, António Manuel da Cunha; Cruz, Sonia Catarina da SilvaVivemos numa época de massificação das tecnologias de informação e comunicação. Esta massificação tem vindo a alterar o modo como comunicamos, como acedemos e produzimos informação e, consequentemente, o processo de ensinoaprendizagem. As aprendizagens ocorrem, cada vez mais, para lá do espaço e tempos escolares. Neste contexto, um desafio da escola atual vai no sentido de usar a tecnologia disponível como um instrumento que torne os conteúdos mais atrativos, compreensíveis e motivadores e, desta forma, promova as aprendizagens. No que concerne ao ensino de redes informáticas, esta evolução tecnológica, aliada a uma forte componente abstrata dos conteúdos abordados e aos constrangimentos com recursos, que impossibilita a disponibilização dos laboratórios de informática desejáveis, dificultam uma aprendizagem ativa, eficaz e independente de conteúdos revestidos de uma forte componente prática. Assim, este relatório procura, por um lado, descrever experiências pedagógicas desenvolvidas ao longo do nosso percurso profissional e, por outro, dar um contributo no sentido de ultrapassar alguns dos constrangimentos elencados, através de um estudo de caso, com uma turma do primeiro ano do curso profissional de Técnico de Audiovisuais da Escola Profissional Amar Terra Verde, no âmbito da lecionação do módulo de Redes e Protocolos da disciplina de Sistemas de Informação Multimédia. Neste estudo foi utilizado um simulador de redes da Cisco (Packet Tracer) cujos resultados nos levam a constatar o impacto significativo no robustecimento da estrutura cognitiva da maior parte dos alunos, evidenciado que o uso deste tipo de software poderá contribuir para uma aprendizagem significativa, atendendo a uma metodologia de cariz construtivista.