Percorrer por data de Publicação, começado por "2016-03-03"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
- Validação e adaptação transcultural do instrumento de Edmonton Functional Asssessment Tool para a língua portuguesa (Portugal)Publication . Feliciano, Diana Sofia Rodrigues; Capelas, Manuel Luís Vila; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesIntrodução: O EFAT é um instrumento de avaliação baseado no desempenho funcional que contempla duas partes. A primeira parte engloba 10 itens que descrevem funções e sintomas. A segunda parte contém um único item estado funcional que resume a avaliação dos 10 itens específicos anteriores. A necessidade crescente de investigação que suporte a efetividade da reabilitação em doentes paliativos e a escassez de instrumentos de avaliação da funcionalidade, devidamente validados para Portugal, nesta área específica de cuidados, determinou a necessidade de: adaptar e validar o Instrumento Edmonton Functional Assessment Tool (EFAT) para a população portuguesa; avaliar o respetivo grau de reprodutibilidade, determinando as suas características psicométricas numa população específica e caracterizar a amostra de doentes paliativos oncológicos quanto à idade, sexo, localização do tumor primário e funcionalidade. Metodologia: Trata-se de um estudo metodológico e quantitativo, quanto ao tipo de análise de dados. Procedeu-se à tradução do EFAT e realizaram-se os procedimentos para a sua validação numa amostra de 12 doentes (167 observações) internados numa unidade de cuidados paliativos. Para além do EFAT-Pt, foram também aplicados outros 3 instrumentos (Índice de Karnofsky, Palliative Performance Status e Eastern Cooperative Oncologic Group Performance Status). Resultados: A reprodutibilidade do EFAT-Pt foi avaliada através do coeficiente de concordância (kappa ponderado) para os diferentes itens do instrumento tendo-se obtido valores compreendidos entre 0,629 e os 1,00, com p<0,001, e através do ICC, com valores entre r=0,896 e r=1,000. O alfa de Cronbach global alcançado foi de 0,854. A validade concorrente estimada pela correlação das pontuações do EFAT-Pt com as pontuações da KPS foi r=-0,570 (p=0,000); com a PPS foi r=-0,755 (p=0,000) e com o EGOG foi r=0,663 (p=0,000). Conclusão: Apesar dos resultados apresentados corroborarem a validação do EFAT-Pt, uma vez que os dados obtidos foram baseados num número considerável de observações mas não de doentes, sugere-se a realização de novos estudos com amostra consideravelmente maior.
- Preditores do bem-estar em crianças e adolescentes : um estudo em escolas do Norte do PaísPublication . Costa, Diana Janete Lopes; Dias, Paulo César AzevedoO Bem-estar prende-se com grau em que cada pessoa julga a qualidade de sua vida favoravelmente como um todo, uma avaliação que está intimamente ligada à forma como o indivíduo é capaz de lidar e absorver a ocorrência de episódios de sua vida. No entanto, tem sido menos estudado junto dos mais novos, nomeadamente junto de crianças e adolescentes, ao qual a presente investigação propõe-se estudar os preditores do bem-estar em crianças e adolescentes portugueses do cavado. Para isso, foi realizado um estudo transversal, descritivo e correlacional, com o recurso a um instrumento de auto-relato junto de uma amostra de 330 sujeitos, pertencentes às escolas do Norte do país. Através dos resultados foi possível perceber que à medida que a idade aumenta o bem-estar diminui, e que existe diferenças entre género em variáveis específicas como na escola. Ainda, foi possível verificar que a família, tempo de lazer (prática de exercício físico apresentam uma relação significativa com o bem-estar. Por fim foi encontrado um modelo significativo que integra 12 preditores explicativos do bem-estar geral em crianças e adolescentes, centrando-se nas variáveis escola, família, amigos, habitação, bens-materiais, self, abrangendo desta forma as principais áreas do desenvolvimento e de suporto de ser humano.
- Relatório de estágioPublication . Araújo, Rosa Maria Antunes de; Azevedo, Ângela Maria Pereira e SáO presente Relatório, procura traduzir a experiência adquirida em Estágio Curricular do Mestrado de Psicologia da Educação, na sua edição de 2013/2015, da Universidade Católica Portuguesa de Braga. Este estágio decorreu em contexto educacional numa instituição pública, designadamente, no Agrupamento de Escolas de Maximinos, situado na cidade de Braga. A respetiva experiência teve início a 8 de outubro de 2014 e término a 28 de julho de 2015, perfazendo um total de 581 horas de permanência da estagiária na referida instituição. Neste sentido, o presente documento encontra-se estruturado em três partes distintas. A primeira ilustra contribuições da Psicologia da Educação no contexto educativo e apresenta os principais modelos que estão subjacentes à prática do Psicólogo Educacional/Escolar. No segundo capítulo, procede-se a uma breve exposição e caraterização do contexto de estágio, tendo como foco principal, o serviço de Psicologia e a aferição das necessidades da instituição às quais urgia dar resposta. Na parte final do presente relatório, apresenta-se um conjunto de atividades desenvolvidas pela estagiária, das quais se destacam as atividades de observação, de observação/intervenção e de intervenção. Posto isto, há ainda lugar a uma reflexão final, na qual se apresentam considerações resultantes do estágio curricular que foi, sem dúvida, uma etapa da formação que dotou a estagiária de competências e conhecimentos fulcrais à prática futura da profissão de Psicóloga da Educação, permitindo encarar os desafios próprios da profissão de forma consciente e profissional.
