Browsing by Issue Date, starting with "2016-01-06"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Conhecimentos, atitudes e comportamentos face ao VIH/SIDA nas mulheres utentes da consulta de planeamento familiarPublication . Freitas, Sara Cristela Castro; Costa, Eleonora Cunha VeigaEste estudo pretende avaliar conhecimentos, atitudes e comportamentos sobre o VIH/SIDA em mulheres, utentes da consulta de planeamento familiar do ACES Alto-Ave. A amostra é constituída por 767 com idades compreendidas entre 18 e 64 anos. Os instrumentos utilizados foram: Questionário Sociodemográfico, Questionário da Autoeficácia Especifíca, Escala de Autoeficácia Geral, Escala de Conhecimentos sobre a Transmissão e Prevenção do VIH, Atitudes e outros Comportamentos relacionados com a SIDA, Escala de Praticas Atuais e Questionário de Barreiras. Os resultados obtidos revelam que mulheres provenientes do meio rural são mais abstinentes, têm maior ausência de percepção de risco, menor autoeficácia na negociação, maior número de barreiras e menos comportamentos seguros preparatórios. Mulheres com mais autoeficácia na negociação e maior perceção de risco no parceiro possuem mais comportamentos protetores. E mulheres com menor percepção de risco e que têm mais barreiras sociocognitivas possuem mais comportamentos de risco. Verificou-se que os comportamentos seguros preparatórios predizem o comportamento protetor atual. Assim, os resultados mostram que é essencial controlar variáveis, tais como o meio em que vivem, no sentido de compreender os comportamentos das mulheres. Por este motivo, é fundamental a criação de programas de intervenção que motivem as mulheres a ter comportamentos seguros preparatórios.
- Qualidade e segurança dos cuidados de enfermagem à pessoa em situação críticaPublication . Moura, Sílvina Maria da Costa; Sousa, Patrícia Pontífice deDada a necessidade crescente e o grau de complexidade a que cada vez mais assistimos ao nível da prestação de cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica, impõe-se ao enfermeiro a mobilização e adequação de um conjunto de competências específicas, assim como o seu constante aperfeiçoamento profissional. Neste sentido, ao enfermeiro especialista exige-se um elevado nível de responsabilidade inerente ao reconhecimento de domínio de conhecimentos científicos especializados, mobilizando recursos e saberes para uma melhor avaliação da prática de cuidado, reconhecendo e atendendo às necessidades específicas e globais do cliente e sua família a vivenciar um processo de transição saúde/ doença. Reconhece-se ainda a sua capacidade de apoio à equipa de saúde na resolução dos problemas da prática profissional, atuando de modo dinâmico, criativo e dinamizador, evidenciando a humanização dos cuidados. O presente relatório tem como objetivo analisar e refletir de forma crítica as competências de enfermeiro especialista, na área da Enfermagem médico-cirúrgica, mobilizadas e adquiridas ao longo dos dois módulos de estágio: Serviço de Urgência e Cuidados paliativos. Foi objetivo transversal em ambos os estágios a aquisição e integração de competências técnicas, científicas, éticas e relacionais que visou o desenvolvimento de uma prática profissional mais responsável e esclarecida, com vista à qualidade e segurança dos cuidados de enfermagem. Relativamente ao módulo II: Cuidados Intensivos/ Intermédios, foi-me creditado devido à minha experiência profissional de oito anos nesta prática de cuidados. No serviço de urgência, desenvolvi competências ao nível da gestão de prioridades com vista à estabilidade hemodinâmica do cliente em situação crítica, discuti e analisei situações da prática dos enfermeiros que careceram do recurso a competências especializadas de análise ético-deontológica e jurídica, tendo como premissa um agir profissional consciente e responsável dentro dos seus limites de atuação. No serviço de Cuidados Paliativos, desenvolvi competências comunicacionais e relacionais, nomeadamente na transmissão de más notícias. Refleti criticamente e compreendi a importância das intervenções de enfermagem dirigidas à família do cliente em fim de vida aquando da tomada de decisão para sedação paliativa, tema este que dada a sua grande componente ética se encontra em constante discussão. Uma prática especializada evidencia-se através do recurso a uma cultura de constante aprendizagem, pensamento crítico, reflexivo e uma tomada de decisão fundamentada na melhor evidência científica. Considero, assim, que a articulação destas premissas foi fundamental para a construção de uma nova identidade profissional, a de Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica.
- Madeiras usadas em escultura policromada : revisão da metodologia e das técnicas histológicas necessárias à sua identificaçãoPublication . Silva, José Luís Amorim; Frade, José Carlos Patrício dos Santos; Pissarra, José Joaquim SaraivaA identificação de madeiras constitui-se como uma disciplina que tem como área de inserção a Biologia, mas que é hoje vulgarmente requerida por áreas tão diversas como a Indústria madeireira, a Engenharia Civil e Estrutural, a indústria das Artes Decorativas, a Criminologia, a História da Arte, a Arqueologia e, no caso específico, a Conservação e Restauro, entre outras disciplinas. A intervenção de conservação e restauro levada a cabo numa escultura sobre madeira policromada e dourada representando Santa Catarina de Alexandria, revelou-se um desafio quer pela qualidade da obra, quer igualmente pelas patologias que esta apresentava. Recorreu-se a testes químicos e a técnicas analíticas como a Microscopia ótica e a Espectrometria de fluorescência de raios-X dispersiva de energias, assim como à identificação da madeira constituinte, obtendo-se um melhor conhecimento acerca das técnicas e matérias utilizadas para a execução da obra. A necessidade de identificação da madeira constituinte, assim como os processos e conhecimentos necessários para a sua obtenção, revelaram-se um ponto de particular interesse, tendo-se por isso tornado no estudo de caso da presente dissertação. O estudo de caso focou-se na identificação da madeira constituinte de um grupo de cinco esculturas flamengas datadas dos séculos XV e XVI, exigindo para tal um amplo levantamento dos conhecimentos teóricos, práticos e materiais necessários à obtenção destas conclusões. Daqui resultou a identificação das obras como constituídas por Castanea sativa, Juglans regia, Quercus spp. e Tilia spp. Partindo-se dos conhecimentos adquiridos durante o desenvolvimento do estudo de caso, concluiu-se que as mesmas técnicas e informações usadas pelos especialistas no âmbito da Biologia para a identificação de madeira, podem ser organizadas e especificadas, com o fim de constituírem dentro do âmbito da História da Arte uma metodologia de análise regular, a par das que são habitualmente aplicadas para a análise da policromia. Com este trabalho objetiva-se a integração desta informação num sistema em que micro amostras de madeira obtidas, não de exemplares recentes e em bom estado de conservação mas, pelo contrário, de objetos que apresentem diferentes níveis de degradação ou que possam apresentar áreas de recolha muito restritas (pelo simples facto de se encontrarem total ou parcialmente revestidos de policromia), possam ser preparadas e analisadas, de forma a que a sua identificação seja mais correta e permita obter resultados mais concretos.
- O impacto das úlceras por pressão na qualidade de vida da pessoaPublication . Esteves, Paula Cristina Amaral; Deodato, SérgioEste relatório refere-se ao estágio realizado na área de especialização em Enfermagem Médico-cirúrgica, do Curso de Mestrado de Natureza Profissional 2013/2015, do Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa. Será através dele que irei descrever e refletir acerca do percurso realizado com o intuito de desenvolver as competências necessárias ao perfil de enfermeira especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica. O estágio foi composto por três módulos, realizados na seguinte ordem cronológica: Unidade de Cuidados Intermédios e Intensivos (Hospital Beatriz Ângelo) no período de 28 de abril de 2014 a 21 de junho de 2014, Serviço de Urgência (Hospital Beatriz Ângelo) durante o período 8 setembro de 2014 a 2 de novembro de 2014 e por fim no Grupo de Coordenação Local – Programa de Prevenção de Controlo de Infeção e Resistência Anti microbiana (Hospital Santa Marta) no período de 3 novembro de 2014 a 20 de dezembro de 2014. Neste relatório irei descrever, analisar e refletir acerca dos acontecimentos durante estes três módulos, demonstrando o meu desenvolvimento de competências alcançado em cada contexto. Irei também dar a conhecer os objetivos delineados para cada campo de estágio com a finalidade de atingir as competências fundamentais do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica. O trabalho de investigação desenvolvido ao longo dos três módulos prende-se com a temática das úlceras por pressão, pois são um problema com que nos debatemos diariamente na nossa prática e um indicador de qualidade dos cuidados de enfermagem. O trabalho desenvolvido ao longo dos três módulos de estágio contribuiu de forma inequívoca, para o meu desenvolvimento pessoal e profissional através do desenvolvimento das competências do enfermeiro especialista no âmbito da área de especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica.
