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- O cronómetro escolar : práticas eficazes - aprendizagens felizesPublication . Luzio, Helena Cristina da Piedade; Baptista, José Afonso NunesConstata-se, na generalidade, que é uma preocupação para docentes e encarregados de educação a qualidade do tempo que as nossas crianças e jovens passam no espaço escolar. Sabe-se que as aprendizagens se constroem numa linha temporal, longa e sequencial, e todos depositam fé nesse percurso: o estado, a escola, a família e o aluno. Neste contexto, é expectável que aprender seja um ato natural de sucesso e que as crianças e jovens apreciem, disfrutem e invistam nesse ato. Os resultados escolares, porém, mostram que existem falhas nesse percurso, que condicionam a qualidade das aprendizagens e os próprios resultados anteriormente referenciados. Desta forma, pretende-se verificar até que ponto as práticas docentes são determinantes para o sucesso e bem-estar dos alunos após doze anos de escolaridade obrigatória, sem esquecer o início, na educação pré-escolar, e o que falta fazer para que os alunos assumam papéis dinâmicos na construção feliz da sua aprendizagem, embora o alvo do nosso estudo, pela tipologia da escola/agrupamento, só abranja os primeiros nove anos de escolaridade. Os resultados obtidos devem levar-nos – a todos os agentes/atores educativos – a refletir sobre a relação íntima entre a eficácia das práticas docentes e aprendizagens felizes (bem sucedidas), independentemente de as práticas serem espontâneas, adaptadas ou fruto de autoavaliações consistentes e plenamente assumidas.
- O professor de EMRC visto pelos pares do Externato Marista de Lisboa : contributos para a compreensão do papel do professor de Educação Moral e Religiosa CatólicaPublication . Pereira, José Paulo de Carvalho; Lagarto, José Reis; Garcia Ambrosio, Juan Francisco
- O Mistério de Deus, uno e trino, antes da criação : reflexão teológico-espiritual a partir dos tratados espirituais de Isabel da Trindade e do tratado teológico De Trinitate (Livros I-IV) de Agostinho de HiponaPublication . Augusto, Ana Andreia Edmond Reis da Silva; Canavarro, António Abel Rodrigues
- Um olhar sobre a preparação do regresso a casaPublication . Lopes, Tânia Alexandra Ferreira; Sousa, Patrícia Pontífice deEste relatório retrata o percurso realizado ao longo do meu estágio, representando o culminar do Curso de Mestrado em Enfermagem na área de Especialização em Enfermagem Médico- Cirúrgica. O estágio estaria normalmente dividido em três Módulos: Módulo I Serviço de Urgência; Módulo II Unidade de Cuidados Intensivos/Intermédios e Módulo III Opcional Cuidados Paliativos. No entanto, como me foi creditado o estágio de cuidados intermédios/intensivos, fiz apenas dois estágios: o de Cuidados Paliativos, num hospital privado de Lisboa, e o de Urgência, num hospital da região centro. O que motivou a escolha dos locais de estágio foram as características, valências e qualidade da assistência prestada pelos mesmos, que primam pela excelência dos cuidados, permitindo o desenvolvimento de competências que me habilitem a prestar cuidados de enfermagem especializados. Neste relatório são descritas as atividades realizadas no sentido de concretizar os objetivos definidos, relatando as competências e os comportamentos desenvolvidos. No decurso do estágio desenvolvi competências relacionadas com o cuidar do doente crítico e da sua família. Desta forma, mobilizei conhecimentos, habilidades e capacidades para prestar cuidados de enfermagem com qualidade ao doente crítico inserido em ambientes tão distintos como a unidade de cuidados paliativos e o serviço de urgência. Esta variedade de ambientes permitiu-me desenvolver as competências humanas, técnicas e científicas exigidas a um enfermeiro especialista, assim como a reflexão crítica e a tomada de decisão. Inserido no estágio de cuidados paliativos, torna-se fulcral mencionar o programa de melhoria contínua dos Padrões de Qualidade da Ordem dos Enfermeiros que foi desenvolvido por mim, em parceria com a equipa de enfermagem, sobre o impacto dos programas educativos dirigidos a cuidadores de doentes dependentes aquando do regresso a casa, elaborado através duma revisão integrativa da literatura. Torna-se evidente que os profissionais de saúde são responsáveis pelo colmatar das necessidades dos cuidadores através de uma comunicação clara e objetiva, proporcionando a informação necessária aos mesmos para poderem cuidar do doente aquando do regresso a casa. Acima de tudo deve ser facultado o apoio necessário a cada cuidador, assegurando a presença do enfermeiro para auxiliar no que precisarem e também para o esclarecimento de dúvidas. Evidenciam-se várias necessidades de intervenções ao nível do cuidador informal do doente dependente, nomeadamente no que diz respeito ao ensino, informação, apoio emocional e encaminhamento, quer em contexto hospitalar, quer em contexto comunitário. Desta forma, salienta-se a relevância da visibilidade da nossa prática, quer pela investigação em áreas dos cuidados de enfermagem, quer pela sua comunicação, suportada por um referencial teórico, que lhe confere credibilidade e qualidade. O presente relatório procura ser um testemunho da análise e reflexão pessoais que faço sobre o estágio realizado.
- Avaliação e gestão da dor na pessoa idosaPublication . Fernandes, Maria José Vieira; Madureira, ManuelaO presente Relatório surge como resultado de uma exigência pedagógica, no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem, na área de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Retrata o caminho percorrido ao longo do período de estágio e incide sobre o processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências do enfermeiro especialista no domínio da responsabilidade profissional, ética e legal. O período de estágio, repartido em três módulos, decorreu entre 28 de Abril e 19 de Dezembro de 2014, nos Serviços de Urgência, Unidade de Cuidados Intensivos e Unidade de Dor Crónica de três instituições hospitalares distintas da área metropolitana de Lisboa. Na fase inicial dos módulos de estágio e, de acordo com o previsto no plano de estudos, foi realizado um Projeto com objetivos, plano de atividades e competências a desenvolver. Ao longo do percurso foi efetuada a análise, descrição e reflexão sobre as atividades desenvolvidas, as dificuldades sentidas e as estratégias de superação referentes aos momentos de aprendizagem, experiências e vivências na prática clínica. O caminho foi pautado pela prestação de cuidados de enfermagem especializados aos doentes e suas famílias, valorizando a melhoria contínua da qualidade e segurança. O tema da dor e a importância da sua avaliação e gestão foi transversal aos três módulos de estágio. O Módulo I foi realizado no Serviço de Urgência, onde foram desenvolvidas competências na prestação de cuidados especializados à pessoa em situação crítica, urgente e/ou emergente e sua família; na área da avaliação e gestão da dor e na área da infeção associada aos cuidados de saúde, sensibilizando os profissionais para as indicações e recomendações associadas aos tipos de isolamento, através da realização de uma sessão de formação. O Módulo II foi efetuado na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), onde foi possível desenvolver competências na prestação de cuidados especializados ao doente crítico e sua família, direcionados para o doente submetido a ventilação mecânica; colaboração na campanha da prevenção da pneumonia associada à ventilação através da elaboração de diretrizes de atuação e de um póster; avaliação e gestão da dor no doente crítico e sensibilização da equipa multidisciplinar, através da realização de uma sessão de formação, para o impacto do ruído em UCI e a influência do ambiente no conforto e na qualidade de vida. O Módulo III foi realizado na Unidade de Dor Crónica e o desenvolvimento de competências foi conduzido através da prestação de cuidados especializados à pessoa com dor crónica e sua família, incidindo sobre os fenómenos da dor osteoarticular e oncológica. Foi também realizada a sensibilização da equipa multidisciplinar, doente e família para a dor irruptiva, através da elaboração de orientações para o doente e família sobre o tema e do debate sobre esta realidade no seio da equipa multidisciplinar. O Relatório, como etapa final do trajeto de estágio, pretende promover a prática baseada na evidência enquanto processo de valorização científica, profissional e pessoal, aumentando a capacidade de intervenção responsável e de qualidade nos diferentes contextos de cuidados. Assim se enquadra o processo de desenvolvimento de competências na área de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica.