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- Estratégias de motivação para o ensino de Os Maias aos alunos do décimo primeiro ano do ensino profissional : relatório de estágioPublication . Barreiro Teijeiro, Maria del Rosario; Martins, José Cândido de OliveiraEste trabalho e uma reflexão científico-didática sobre as práticas necessárias para obter o grau de Mestre, como futura professora da disciplina de Língua Portuguesa, realizadas no ano letivo 2013-2014, na Escola Secundaria Sidónio Pais de Caminha, distrito de Viana do Castelo, num curso de nível Secundário, de Ensino Profissional, no décimo primeiro ano. O autor literário selecionado de entre os quatro possíveis do Programa de Português para este ano letivo foi Eça de Queirós e o seu genial romance Os Maias. Dividimos este “Relatório” em cinco capítulos: no primeiro fizemos uma reflexão sobre os escassos hábitos de leitura dos jovens e também sobre a preparação dos professores para leccionarem uma disciplina tão importante para a vida dos alunos. Nos seguintes capítulos abordamos Portugal como tema do romance, a sociedade descrita na obra, as personagens e algumas das características do estilo narrativo do autor. O nosso objetivo pretendido foi despertar o interesse dos alunos por este romance com algumas estratégias como a contextualização histórico-cultural da obra na sua época, a pluralidade de interpretações que possa ter e a atualidade da mesma.
- O silêncio da administração no direito do urbanismo : o regime jurídico de urbanização e edificaçãoPublication . Mousinho, Inês Isabel Sardinha; Calvão, Maria Filipa Pires Urbano Costa
- Os poderes de mediação das entidades reguladorasPublication . Silva, Sara Lopes da; Carvalho, Marta Vaz Canavarro Portocarrero de
- A aplicação da castração química nos crimes de abuso sexual de menores : reflexão jurídico-éticaPublication . Figueiredo, Ana Rita Lopes; Tavares, Sandra Flávia Correia Batista
- A simplificação administrativa do controlo prévio das operações urbanísticas : em especial a comunicação préviaPublication . Sangra, Joana Manuel Veiga; Carvalho, Marta Vaz Canavarro Portocarrero de
- Caracterização dos pacientes desdentados totais : estudo piloto na clínica universitária do CRB-UCPPublication . Castanheira, Patrícia Alexandra Ventura; Correia, André; Figueiredo, CristinaIntrodução: O edentulismo afeta particularmente a população idosa. A reabilitação oral com recurso a próteses totais vai aumentar no futuro e representa uma das opções de tratamento viável para a reabilitação oral de arcadas desdentadas. É, por este motivo, essencial caracterizar estes doentes utilizando um padrão de classificação comum. Objetivos: Caracterizar uma amostra de doentes desdentados totais bimaxilares, reabilitados na Clínica Universitária do CRB-UCP, usando o índice de diagnóstico prostodôntico para desdentados totais (PDI) - desenvolvido pelo Colégio Americano de Prostodontia - para identificar a complexidade dos casos reabilitados pelos estudantes. Materiais e métodos: O estudo envolve 21 doentes portadores de prótese total bimaxilar que foram observados e categorizados em quatro classes distintas (classe I - classe IV), segundo o índice de diagnóstico prostodôntico. Foi registado numa ficha clínica os dados pessoais, a história protética, a satisfação em relação às próteses totais e a utilização de fixadores. Foi também avaliada a capacidade mastigatória pelo método de Sato et al. e avaliada a retenção e a estabilidade das próteses, segundo o método de Kapur. Resultados: A média de idade da amostra foi de 66,62 ± 12,31 anos, sendo que 71,4% são doentes geriátricos, com um tempo médio de edentulismo na maxila de 12,05 ± 11,76 anos e na mandíbula de 7,63 ± 9,31 anos. A maioria dos doentes foram classificados como classe IV (52,4%) e os restantes: 4,8% em classe I, 14,3% em classe II, 28,6% em classe III. Conseguimos estabelecer uma relação estatisticamente significativa entre o PDI e o estado clínico (retenção e estabilidade) das próteses totais; a altura óssea mandibular e o tempo de edentulismo; e a altura óssea mandibular e o estado clínico das próteses. Também foi possível alcançar essa relação entre a capacidade mastigatória e a satisfação do doente, tanto para o uso da prótese superior como da prótese inferior. Evidenciou-se um elevado recurso a adesivos dentários por parte dos doentes. Conclusão: A utilização do PDI torna-se uma mais-valia quando usado em ambiente clínico universitário, no sentido de protocolizar a avaliação diagnóstica e contribuir assim para o plano e tratamento dos casos. Nesta investigação verificamos, p.ex., uma relação significativa entre o PDI e a avaliação clínica das reabilitações. Contudo verificamos também um grau de subjetividade relevante na aplicação de alguns dos critérios de diagnóstico. A existência de uma maioria de casos de Classe IV na clínica universitária recomenda a adoção de estratégias de ensino dedicadas à reabilitação de casos complexos.