Browsing by Issue Date, starting with "2015-09-09"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Narrativa fílmica e internet : desconstrução fílmica e interatividadePublication . Meneses, Nuno Miguel Rodrigues; Caires, Carlos SenaNos últimos anos o Cinema tem sofrido inúmeras alterações e evoluções. Quer através do seu desenvolvimento tecnológico, quer através da perceção e interpretação do público das histórias contadas. A tecnologia evolui, assim como a sensibilidade e compreensão artística das plateias. Isto é, a leitura das audiências tem vindo a adaptar-se às novas formas de apresentação Cinematográfica. A facilidade com que um ser humano consome Cinema é muito maior do que há alguns anos. Este facto deve-se sobretudo ao aparecimento e constante desenvolvimento do fenómeno da Internet. Está tudo à distância de um clique. Neste momento uma pessoa com uma ligação ao mundo cibernético consegue aceder a uma biblioteca infinita de filmes. Tal facto levou a população a aperceber-se que é possível criar uma audiência exclusiva para este formato online. Procurar-se-á nesta dissertação perceber como tem evoluído a tecnologia na rede e a forma de contar histórias nas plataformas online.
- Direito de retenção e a sua prevalência sobre a hipoteca : a tutela do mais fraco?Publication . Rocha, Maria Manuel Saavedra Pinto Ribeiro; Tomé, Maria João Romão Carreiro Vaz
- Maturidade da dívida : evidência empírica da Alemanha e Reino UnidoPublication . Rafaela, Ndengani Afonso; Pacheco, Luís Pedro KrugO objetivo do presente estudo consiste na análise empírica dos determinantes da maturidade da dívida e foi realizado com recurso a 505 empresas alemãs e inglesas cotadas não financeiras num horizonte temporal de 2002 a 2012. Para tal, usando técnicas de dados em painel (modelos de efeitos fixos e aleatórios), analisamos a influência das variáveis das características das empresas à luz da teoria do custo de agência, sinalização, risco de liquidez e efeito fiscal. Por outro lado, analisamos também as variáveis das características dos países, nomeadamente o sistema financeiro, o sistema jurídico, variáveis macroeconómicas e a cultura. Em conjunto, os resultados empíricos para ambos os países no período supradito evidenciam uma forte influência da teoria do custo de agência e da sinalização, endividamento, volatilidade das taxas de juro e da dimensão dos mercados de capitais sobre a maturidade da dívida. Os resultados também apontam para uma fraca evidência da influência da taxa de crescimento do PIB, tipo do sistema jurídico, dimensão do setor bancário e nível de atividade do mercado acionista sobre a maturidade. Todavia, encontramos evidência do impacto contrário ao expectado do rating de crédito, taxa de imposto efetiva, taxa de inflação, índice de corrupção e de aversão à incerteza sobre a maturidade da dívida. Em separado destacamos, a falta de suporte empírico quanto à teoria do custo de agência (exceto para a variável da maturidade dos ativos) e sinalização nas empresas alemãs. Também destacamos, o registo do efeito positivo e significativo da dimensão do mercado de capital bem como a falta de suporte empírico quanto à volatilidade da taxa de inflação nas empresas inglesas.
- Incentivos fiscais para a manipulação de resultados : reporte fiscal de prejuízosPublication . Gomes, Sara Raquel Torres; Alves, Paulo Alexandre PimentaO objetivo deste trabalho é analisar a realidade das empresas portuguesas e procurar perceber e compreender se as mesmas encontram vantagens na manipulação de resultados, contabilizando Ativos por Impostos Diferidos (AID) referentes a prejuízos fiscais, de forma a aumentar as suas rentabilidades e conseguindo usufruir da dedução de prejuízos fiscais reportados anteriormente. O método de investigação utilizado assentou numa base comparativa, comparando as empresas que contabilizam (AID) e apresentam Resultados transitados (RT) negativos com as que não contabilizam AID nem apresentam RT, percebendo se as primeiras tinham mais incentivo para manipular resultados que as segundas. Para isso foi necessário definir amostras de estudo, amostra de controlo e as variáveis de interesse a analisar, de forma a detetar as diferenças entre elas, através de análises estatísticas descritivas e através de testes de hipóteses à média e mediana. Posteriormente, também se procedeu à estimação de um modelo econométrico. Após a análise das variáveis de rentabilidade definidas e dos resultados do modelo de estimação, poder-se-ia, prever à partida, que o que o trabalho propõe estudar seria facilmente comprovado, uma vez que as empresas ao contabilizaram AID relativos a prejuízos fiscais têm menos incentivo para manipular os resultados, beneficiando da dedução de prejuízos fiscais anteriormente reportados, todavia, os resultados obtidos não foram totalmente conclusivos.